Linguagens funcionais

25 respostas
Luca

Olá

Sei que muitas faculdades lá fora ensinam linguagens funcionais de programação e fiquei curioso de fazer uma pequena enquete aqui no GUJ:

1. Você já ouviu falar ou já usou alguma linguagem funcional?

2. Você aprendeu alguma linguagem funcional? Qual? Foi na faculdade? Qual faculdade?

3. Se aprendeu alguma linguagem funcional, você acredita que conhecer uma linguagem funcional pode lhe dar alguma vantagem no futuro?

4. Se aprendeu alguma linguagem funcional, você admite que no futuro haverá espaço para programadores em linguagens como erlang, links, scala ou outra qualquer do gênero?

[]s
Luca

25 Respostas

Daniel_Quirino_Olive
  1. Sim.
  2. Sim. Na faculdade (ICMC-USP), Lisp. Por fora, Haskell, IO e Erlang.
  3. Sim. Já me ajuda a perceber o quanto algumas coisas poderiam ser mais simples do que são porque são feitas usando as ferramentas erradas.
  4. Não.
A

1 - Sim.
2 - Sim. Na faculdade (IME-USP) eu vi Lisp, Scheme e SASL. Por fora eu estudei Scala e Oz (tenho medo de Haskell :))
3 - Certamente. O lado negativo é que eu não consigo trabalhar com coleções em linguagem nenhuma mais sem pensar em map, fold e filter.
4 - Espaço, sim. Se alguma delas será o “próximo Java”, não. Na verdade eu espero que no futuro o mercado comporte algumas dezenas de linguagens de programação. But I’m not holding my breath.

cv1

1 Sim (Common Lisp, Python, XSL, JavaScript)
2 Sim (mas nao na faculdade)
3 Com absoluta certeza - no minimo do minimo, meu JavaScript ficou bem mais decente, e XSL eh ao mesmo tempo lindo e pavoroso
4 Sim!

Proteu_Alcebidiano
  1. Sim, em aulas de métodos formais e compiladores.

2. Sim, o Maple. Foi no laboratório da faculdade (UNICAP-PE), por conta própria para um projeto pessoal.

3. A vantagem que vi para mim foi de interesse matematico, não diretamente comercial.

4. Acredito na boa escolha de uma linguagem em projeto, mas o que vejo hoje é que o marketing para vender o uso de uma linguagem é bastante forte.

fcmartins
  1. Sim, só usei para projetos próprios.

2. JavaScript, Smalltalk e Scheme. Na faculdade (FATEC-SP) era optativa (LISP), infelizmente não cursei. As outras aprendi por conta própria.

3. Claro, além de mudar o modo de pensar, a onda está virando, todo mundo está se correndo p/ incluir algum tipo de suporte nas linguagens/ambientes.

4. Acho que vão continuar restritas, a sintaxe dessas linguagens assusta o povo acostumado com as “filhas” do C.

No fundo essa onda é engraçada, parece que a cada década as pessoas se dão conta que algum elemento que o Smalltalk sempre suportou é útil e correm p/ oferecer suporte:

• Anos 80 - programação OO.
  • Anos 90 - ambiente gerenciado (VMs) e OO mais limpinha.
  • 2000 - programação funcional.
pcalcado

1 - Sim
2 - a)Maomeno, Common Lisp não é funcional de verdade mas é o mais próximo que cheguei
b) Not at all, “Practical Common Lisp”
3 - Como qualquer outra nova maneira de pensar sobre velhos problemas, sim
4 - Erlang é um caso a parte porque tem outras vantagens, scala também, mas infelizmente não vejo Lisp ou Haskell sendo mais que copiadas por outras linguagens, como sempre foi

T

Aqui na minha máquina tenho instaladas a Scheme (a versão do MIT para Windows), e a Haskell (Hugs). Mas confesso que é só para estudar.

Na faculdade me interessei um pouco por Lisp, mas não cheguei a usá-la (cheguei a digitar um ou dois programas em muLisp - vocês sabiam que a Microsoft chegou a oferecer essa linguagem faz uns 20 anos atrás :stuck_out_tongue:

Sim.

Acho que para Erlang, já que é usada em telecomunicações.

1112

Já ouvi falar bastante, nos últimos meses meus feeds RSS não passam um dia sem um link sobre Erlang ou Lisp. Ainda não usei, mas estou querendo dedicar um tempo a aprender.

EDIT: só para comprovar o que eu disse, enquanto eu digitava este post, apareceu este link: http://www.aidanf.net/blog/a-list-of-interesting-erlang-links :stuck_out_tongue:

Ainda não. Na faculdade (um McDonald’s da vida, como diria o Shoes) não vi nem sombra.

Conhecer coisas diferentes, na pior das hipóteses, mostra outras maneiras de pensar. É só não se dedicar apenas a este assunto e esquecer do mercado que as vantagens vêm.

Não sou muito bom em usar bola de cristal.

Z
  1. Sim.
  2. Aprender não é bem a palavra, por que não tive determinação pra seguir em frente. Mas estudei LISP e brinquei com Haskell. (Por iniciativa própria. Fiz computação em universidade federal e não vi nada parecido).
  3. Vantagem competitiva no mercado eu acredito que não. Mas muda bastante - pra melhor - a forma do programador pensar.
  4. Espaço terá. Mas não acho que um dia se tornarão uma nova onda.
Kknd

Sim, Haskell.

1. Você aprendeu alguma linguagem funcional? Qual? Foi na faculdade? Qual faculdade?

Hakell, na UDESC (UNiversidade do Estado de SC)

1. Se aprendeu alguma linguagem funcional, você acredita que conhecer uma linguagem funcional pode lhe dar alguma vantagem no futuro?

Acho que mesmo não se adequando aos problemas típicos, você aprende um novo modelo que te ajuda a pensar diferente.

1. Se aprendeu alguma linguagem funcional, você admite que no futuro haverá espaço para programadores em linguagens como erlang, links, scala ou outra qualquer do gênero?

De acordo com o meu professor, existem já algumas empresas trabalhando com linguagens funcionais. Um exemplo é a distribuição do GNU/Linux chamada Linspire, que utilizava OCalm e agora está portanto tudo para Haskell.

Dando uma olhada na internet, vi que tem pessoas falando muito bem do Hakell para se construir interfaces gráficas (com o gtk2hs).

fdettoni
  1. Sim
  2. Sim, Lisp e Haskell, como matéria obrigatória de programação funcional na federal de Santa Catarina.
  3. Sim, é um jeito diferente de pensar.
  4. Hoje já existe mercado para programadores em linguagens funcional, principalmente na area de IA.

[]'s

bzanchet
  1. Sim
  2. Sim, Haskell.
  3. Sem dúvida. Como outros falaram, “quando se tem um martelo todos problemas parecem pregos”. Ter outras ferramentas a disposição nunca é ruim.
  4. Sim. Meu “achismo” é que a demanda por sistemas altamente paralelizáveis tende a crescer muito, e a facilidade de implementar paralelismo inerente ao paradigma funcional parece reservar boas oportunidades para estes programadores.
TheMask
  1. Sim, já ouvi falar.
  2. Er… HelloWorld e uns 3 ou 4 programinhas idiotas (tudo em Lisp) não são exatamente um apredizado. Se ensinaram na faculdade, foi em uma das inúmeras aulas que matei.
  3. Pretendo aprender Lisp. A vantagem imediata para mim, (ignorantemente) acredito eu, seria o uso em pesquisa e implementação de DSLs.
  4. Sim, espaço há para todos. O problema é: quanto espaço?
RodrigoSol

1 - SIM e SIM

Haskell(PUC-MG) e já estudei um pouco de LISP

SIM

Simmmm!!!

Ironlynx

1.Sim.
2.Haskell(WinHugs), no McDonalds, gostei de brincar com ela…
3.Sim
4.Sim, principalmente em áreas científicas e de IA.

Y

1 - Não.
2 - Não.
3 - null
4 - null

Alexandre_Gazola

1 - Sim.
2 - Fiz na faculdade (UFV) um semestre de Haskell e tbm tive algumas noções de LISP
3 - Sim.
4 - Não, acho difícil.

elomarns

Sei o que são linguagens funcionais, além de saber quais linguagens são funcionais, no entanto, nunca usei uma linguagem funcional.

Nunca aprendi nenhuma linguagem funcional, o mais próximo que cheguei de uma foi fazer um trabalho sobre Haskell para a faculdade, com um exemplo bem simples. Não irei ver Haskell na faculdade em momento algum do futuro, mas no currículo antigo tinha uma disciplina para ensinar Lisp.

Como já disse, não conheço nenhuma linguagem funcional, mas, a princípio, qualquer conhecimento agrega valor, ainda mais sendo na área de interesse da pessoa, como é o caso com linguagens funcionais e minha área de interesse(computação).

Embora tenha um conhecimento mínimo sobre o assunto, acredito que as linguagens funcionais pode sim ter sua popularidade aumentada, mas não acredito que um dia elas serão massificadas.

Luca

Olá

Vejam a primeira parte do porque fiz esta pesquisa e o que eu achei dela em blog do Luca

[]s
Luca

Fabio_Kung

Lindo tópico (e post no blog) Luca. Um pouco atrasado, mas…

1. Sim.

2. Sim, na Poli-USP tive Scheme em linguagens formais. Já estudei um pouco de Erlang e Haskell, mas mão na massa mesmo Scheme e Javascript (ruby e sql não estão contanto mesmo né?).

3. Com certeza. Como o cv já comentou, meu javascript melhorou absurdamente e me ajudou muito a abrir mais a cabeça, enxergar formas novas (e mais simples, ou até mais complexas) de fazer as mesmas coisas.

4. Espaço sempre há. Eu não acredito que nenhuma das linguagens funcionais atualmente comentadas vá se tornar massiva, por um bom tempo, mas acho que vai ser essencial conhecer alguma delas.

MarcioTavares

Mais um atrasado…

Luca:
Já ouço falar há um bom tempo, mas nunca fui além de artigos básicos e introdutórios.

Luca:
2. Você aprendeu alguma linguagem funcional? Qual? Foi na faculdade? Qual faculdade?
Não, nem na faculdade.

Apesar disso, aprender e praticar uma linguagem funcional é uma coisa que eu tenho como um objetivo, mas não para agora. Recentemente eu vi um livro de Haskell em uma livraria, e eu pensei em comprar para conhecer um pouco melhor, mas não comprei porque seria mais um na pilha de livros não-lidos que eu tenho. Achei melhor deixar pra depois.

Um outro livro interessante que está para sair é esse aqui ó.

Luca:
3. Se aprendeu alguma linguagem funcional, você acredita que conhecer uma linguagem funcional pode lhe dar alguma vantagem no futuro?
Pelo que li em alguns artigos e pelas opiniões aqui do tópico eu acredito que aprender uma linguagem funcional abre um pouco mais os horizontes da mente. É mais uma opção no leque.

Luca:
4. Se aprendeu alguma linguagem funcional, você admite que no futuro haverá espaço para programadores em linguagens como…
Não sei, mas acredito que as linguagens funcionais ficarão restritas ao mundo acadêmico e de pesquisas.

Petronio_Braga

Sim.

Sim. Foi na universidade UPE (DSC). Eu aprendi Haskell.

Pode acontecer, mas acho que o maior benefício das linguagens funcionais são os seus conceitos.

4. Se aprendeu alguma linguagem funcional, você admite que no futuro haverá espaço para programadores em linguagens como erlang, links, scala ou outra qualquer do gênero?
Acho pouco provável.

Luca

Olá

Obrigado Marcio e Petrônio pelas respostas.

Já postei a segunda parte do texto sobre linguagens funcionais no meu blog. Agora abordo o .NET LINQ que virá no próximo .NET e no próximo Visual Studio. Examino também como a Microsoft vem incluindo algumas facilidades das linguagens funcionais na sua plataforma. E comparo com a Sun.

Apesar de muitas vezes ler o Louds escrevendo sobre linguagens funcionais, foi quando descobri o LINQ é que verifiquei a necessidade de entender pelo menos um pouco delas.

Pelas respostas dos amigos na pesquisa deste tópico ou pela falta de mais respostas, desconfio que as faculdades não estão ainda dando a devida importância ao ensino de linguagens funcionais. Andei googlando um pouco e percebi que na Europa há várias faculdades que dão muita importância a isto.

Se eu fosse aluno de faculdade hoje em dia e minha faculdade não me ensinasse nada sobre linguagens funcionais, a questionaria sobre o porque desta omissão. Para mim é muito mais importante aprender conceitos na faculdade do que seguir tutoriais de frameworks como alguns alunos exigem e seu professores cedem.

[]s
Luca

boaglio

Desculpe o atraso da resposta Luca, só vim pra cá pq li no seu blog… :slight_smile:

1. Sim
  2. Aprendi LISP na UNESP.
  3. Não sei, se eu soubesse o meu futuro eu respondia :slight_smile:
  4. Bom, já vi algumas linguagens funcionais serem usadas em programação de jogos, como por exemplo o Abuse que foi feito com um variante do LISP. Como o mercado de jogos é bem maior que o de qualquer outra área, acredito que exista futuro sim para quem dominar alguma linguagem funcional.
G

Ironlynx:
1.Sim.
2.Haskell(WinHugs), no McDonalds, gostei de brincar com ela…
3.Sim
4.Sim, principalmente em áreas científicas e de IA.

4.Excel é um exemplo de software que por baixo dos panos usa uma linguagem funcional…

Criado 3 de maio de 2007
Ultima resposta 22 de mai. de 2007
Respostas 25
Participantes 24