Artigo legal, colocando algumas linguagens promissoras para 2011.
Umas eu nunca ouvi falar como Lua e outras mais “famosas” como Erlang, Scala e Groovy tem muita gente investindo em aprender.
Boa leitura!
//Daniel
Artigo legal, colocando algumas linguagens promissoras para 2011.
Umas eu nunca ouvi falar como Lua e outras mais “famosas” como Erlang, Scala e Groovy tem muita gente investindo em aprender.
Boa leitura!
//Daniel
Ja fiz alguns “AddOns” em Lua para jogos online ( bem simples é claro ), mas a linguagem é bem amigavel! vale a pena estudar.
LUA como eu jah disse aqui, eh a linguagem utilizada para programar por exemplo, addons do World of Warcraft. Ela tem crescido bastante desde que ouvi falar dela pela primeira vez, hoje em dia ela esta sendo usada inclusive para celulares(no lwit se nao me engano).
Agora essa listinha pra mim soh eh valida pra quem jah conhece Ruby, Pyton e compania. Pois com excessao fo Groovy, nao vejo muita gente usando as outras linguagens da lista …por enquanto.
Em 2011 eu pretendo aprender:
C (já estou terminando um livro)
C++ (esperando os livros chegarem)
Scala (já estou lendo)
Groovy
Python
Ruby
Motivos?
C: vou dar aula
C++: desenvolvimento de jogos
Scala: curiosidade
Groovy: quero aprender Grails
Python: encanei com o tal do Python
Ruby: faz alguns anos que estou enrolando por causa do Rails
Claro, não quero me tornar totalmente fluente em cada uma delas e saber cada um dos mínimos detalhes, pois isso leva tempo e requer muita prática. Python e Ruby eu tenho alguns livros faz um bom tempo e ainda não peguei para estudar pq o mestrado estava tomando muito do meu tempo. Acredito que o principal é aprender como pensar em cada uma delas não é mesmo? O restante a gente aprende com a prática. Sei que meu “projeto” para 2011 é um tanto ambicioso, mas acho que é totalmente possível. Ah, e vou ler o Effective Java tbm
[]´s
Em 2011, se tudo der certo quero aprender Java e JavaScript, o Java é pra realização pessoal, infelizmente ainda não manjo nenhuma linguagem de programação, mas logo logo Java vai ser a primeira, gosto pra caramba da linguagem, e o JavaScript, quero aprender pra poder mecher um pouco mais com as ferramentas e com os softwares do meu trabalho.
=]
Em 2011 se tudo der certa estarei estudando Objective-C, motivo? Programar para iOS.
Oi,
Já comentei que vou estudar C#,aqui na região usam muito…Acho que vale a pena investir em uma linguagem que está em alta no mercado…Agora vou assustar muitos,mas tenho vontade de ver Delphi também,pelo mesmo motivo…é regional…rsrs…
Falando em aprender várias linguagens, o livro “Seven Languages in Seven Weeks: A Pragmatic Guide to Learning Programming Languages” parece ser muito bom.
[]´s
Em 2011 pretendo voltar pro mestrado. Se necessitar aprender alguma linguagem pra ele, aprendo, caso contrário vou continuar estudando projetos e padrões.
Meu roadmap para 2011 é:
=> Objective-C
=> Scala
=> Python
=> Ruby (aprimoramento… nível Jedi)
Nessa ordem… pois já tenho uns cursos certos e uns livros pra chegar, prefiro fazer uma ordem definida pra não começar mais de uma e não aprender nenhuma rs
[]s
Espero que você não use o OpenSSL como exemplo de programação orientada a objetos em C. :roll:
Agora eu estou trabalhando mais no time de frontend entao eu estou estudando e vou continuar em 2011 com Javascript e frameworks JQuery e Dojo.
//Daniel
[quote=entanglement][quote=davidbuzatto]
Motivos?
C: vou dar aula
[/quote]
Espero que você não use o OpenSSL como exemplo de programação orientada a objetos em C. :roll: [/quote]
Oi entanglement. As aulas são para ensino técnico e tecnológico, então é o basicão mesmo. Programação estruturada. Não vou tentar simular orientação à objetos em C
Estou lendo esse livro aqui: C Programming: A Modern Approach, 2nd Edition
Gostei bastante da abordagem do autor.
[]´s
Ah bom, que susto. Eu só estava fazendo um pouco de graça - afinal de contar, simular orientação a objetos em C é coisa dos infernos. É melhor sempre usar as ferramentas adequadas.
2011… Bom, pela ordem…
PHP+Zend Framework - Na verdade o Objetivo é o Zend, porque eu já programei em PHP… Vou ter só que me desenferrujar;
Groovy - Por causa do GRails;
Python - Porque encasquetei também… quero ver o bichinho me barrando de Programar sem identar…
Esse é o Programa… a Próxima da Lista também é o Objective-C. Só que provavelmente só em 2012, pois ter um Mac é um dos planos para o ano que vem…
Abs []
[quote=Luiz Aguiar]Meu roadmap para 2001 é:
=> Objective-C
=> Scala
=> Python
=> Ruby (aprimoramento… nível Jedi)
Nessa ordem… pois já tenho uns cursos certos e uns livros pra chegar, prefiro fazer uma ordem definida pra não começar mais de uma e não aprender nenhuma rs
[]s
[/quote]
Putz, 10 anos e ainda não concluiu essa lista?
Com certeza! Era até uma dúvida que tive quando fui numa reunião. Perguntei: é C puro ou é aquela mistureba nojenta de C e C++ que alguns professores fazem? hehehehe
[]´s
Para 2011, espero estudar um pouco do jQuery, e depois algumas linguagens:
-> Scala - Achei fantástica e promissora.
-> Python - Achei muito simples, direta e poderosa, além de invejar sua comunidade, ao contrário de outras.
-> Ruby - Pelas oportunidades e por gostar da sintaxe.
jQuery é muito fácil. Quem já tem um pouquinho de experiência com Web aprende em uma semana. O livro “jQuery in Action” é ÓTIMO. Lí a primeira edição em 2008.
[]´s
[quote=davidbuzatto]jQuery é muito fácil. Quem já tem um pouquinho de experiência com Web aprende em uma semana. O livro “jQuery in Action” é ÓTIMO. Lí a primeira edição em 2008.
[]´s[/quote]
Trabalhei muito pouco com web, apenas com mobile, por isso o interesse (juntamente com o VRaptor) :lol: