Linguagens que valem a pena estudar em 2011

[quote=davidbuzatto]jQuery é muito fácil. Quem já tem um pouquinho de experiência com Web aprende em uma semana. O livro “jQuery in Action” é ÓTIMO. Lí a primeira edição em 2008.

[]´s[/quote]

Scott Hanselman, que trabalha na Microsoft e eh famosinho no mundo .NET uma vez disse algo do tipo:

“JQuery eh bom porque fez o Javascript ficar acessivel para idiotas”

:slight_smile:

[quote=windsofhell][quote=davidbuzatto]jQuery é muito fácil. Quem já tem um pouquinho de experiência com Web aprende em uma semana. O livro “jQuery in Action” é ÓTIMO. Lí a primeira edição em 2008.

[]´s[/quote]

Scott Hanselman, que trabalha na Microsoft e eh famosinho no mundo .NET uma vez disse algo do tipo:

:)[/quote]

Acho que ele vem simplificar, como é o caso do Rails e do Django…
Não é aquela briga toda de ser ‘ágil’, ‘produtivo’?

O que tem na comunidade Python para ser invejada… ??? É curiosidade mesmo !!! São o lado Negro da força ???

Abs []

{EDIT}

[quote=windsofhell]Scott Hanselman, que trabalha na Microsoft e eh famosinho no mundo .NET uma vez disse algo do tipo:

:)[/quote]

Hehehe desde que o idiota saiba um pouquinho de CSS e o mínimo de JavaScript. E acredite, tem muito “desenvolvedor web” que não sabe CSS, ou melhor, sabe que o Dreamweaver gera CSS para eles :smiley:

[]´s

[quote=Marky.Vasconcelos][quote=Luiz Aguiar]Meu roadmap para 2001 é:
=> Objective-C
=> Scala
=> Python
=> Ruby (aprimoramento… nível Jedi)

Nessa ordem… pois já tenho uns cursos certos e uns livros pra chegar, prefiro fazer uma ordem definida pra não começar mais de uma e não aprender nenhuma rs

[]s
[/quote]

Putz, 10 anos e ainda não concluiu essa lista? :P[/quote]

uhahuaa… já corrigi! =)

Ano que vem vou cursar Engenharia e portanto não me sobrará tempo para estudar nada. E o tempo que sobrar será dedicado a estudar música.

De resto, só manjo mesmo de .Net, e agora estou começando a me envolver com um pouquinho de C++, o que é muito bom pois adoraria virar fera em C++, vai me ajudar na engenharia pois pretendo escolher automação e controle ao fim do ciclo básico.

Ruby e Rails. Motivo: estão aparecendo muitos freelas Web relativamente simples onde me sinto usando um canhão para matar uma mosca com o ambiente Java (Grails), e pagando hospedagem mais cara.

Nenhuma linguagem nova, 2011 eu só quero ganhar dinheiro.

Achaste o GRails um canhão pra matar moscas ??? Não entendi bem sua informação final…

Pretendo estudar Python, parece ser uma boa linguagem e fácil de aprender. :wink:

++

para 2011

Concluir o estudo de Scala, to no meio do livro, bem devagar, to sem tempo, e então partir para o framework Lift e quem sabe olho tambem o Play, sim, da para “playar” com Scala.

[edit] A quero dar uma olhada no JQuery e Cappuccino para interfaces

Não sei se estudo alguma outra, ou se vou fazer igual o mochuara, ganhar dinheiro :lol:

De resto é aprender a tocar violão, que ja encasquetei que quero aprender. :smiley:

2011 :slight_smile:

• Flex 4 (inteface bonita vende mais).
  • Padrões de Projeto.

Java vai continuar firme como back-end predileta!

Achaste o GRails um canhão pra matar moscas ??? Não entendi bem sua informação final…[/quote]

Eu quis dizer que para trabalhos simples não tenho necessidade de usar o ambiente Java. Para mim está mais interessante utilizar algo que rode no Apache e que você encontra hospedagem barata por aí do que tentar convencer o cliente a pagar R$20,00 no mínimo por mês para hospedar um site simples porquê é em Java, quando ele pesquisa no Google e encontra as hospedagens PHP por exemplo muito mais baratas, e que vão resolver o problema dele. Agora para sistemas intranet vou continuar usando o Grails tranquilo.

Befunge - o código e os dados são definidos em uma área bidimensional e alguns comandos alteram a direção do ponteiro de execução
() - os únicos caracteres válidos nessa linguagem são parênteses
INCAL - gostei do nome
Malbolge - tem uma operação “crazy” que é muito complexa, mas completamente inútil
reMorse - parece código Morse

As que tenho mais interesse são:

• Scala
  • Objective-C

O problema que achei de “Scala” (na verdade do netbeans) foi achar um plugin que deja suporte decente a mesma, tentei um que nem instalar conseguir.

Tambem tentei o do Netbeans mas não rolou muito.

Ai fui pro do Eclipse, e Intellij IDEA, o melhor que achei foi o do IDEA, e dizem que agora a versão 10, com o plugin scala + o plugin SBT esta muito bom.

Mas eu estou usando Emacs + ENSIME + SBT.

Tambem tentei o do Netbeans mas não rolou muito.

Ai fui pro do Eclipse, e Intellij IDEA, o melhor que achei foi o do IDEA, e dizem que agora a versão 10, com o plugin scala + o plugin SBT esta muito bom.

Mas eu estou usando Emacs + ENSIME + SBT.

[/quote]

Usei o IDEA muito durante 2005-2006, era para mim a melhor IDE, porém me desacostumei e não quero comprar a versão paga, agora infelizmente o NetBeans não tem algo decente para Scala já que é uma linguagem tão promissora e parece tão interessante, ainda mais com o play por aí.

Pelo visto em 2011 o forum deveria se chamar GUO (Grupo de usuários de Objective-C).