Linkar 2 JScroolPane para moverem ao mesmo tempo

3 respostas
Tacioandrade

Galera, tenho uma duvida aqui que inicialmente parece “simples”, porem não achei nada sobre o assunto.

Estou criando a interface gráfica para um compilador que será criado por mim na disciplina de mesmo nome. Na minha interface, gostaria de fazer algo bonito para já começar com o pé direito, porem vamos direto ao assunto.

Tenho um JTextArea que vai mostrar o número da linha do arquivo (para facilitar o debugger) e tenho um JEditorPane que é a área do código fonte realmente (decidi utiliza-lo pois necessitarei futuramente colocar em negrito palavras reservadas, marcar partes com erro, etc). Gostaria de sincronizar os 2 JScroolPane, para quando eu dessa o do código fonte, assim como ocorre no Gedit, Notepad++, Netbeans, etc, desça também o campo com o número da linha.

Agradeceria a ajuda sobre como resolver isto ou outra ideia que resolvesse este problema.

Att. Tácio Andrade.

PS: Estou usando o NetBeans como IDE, pois programar a interface na mão, ainda mais para algo como isso é meio complexo (já perdi quase 2 dias para uma tela).

3 Respostas

ViniGodoy

Por favor, ao postar tópicos:

1. Poste no fórum correto. Sua dúvida é de interface gráfica, tive que mover o tópico. É importante ler a lista de fóruns antes de postar com atenção. Sua dúvida está longe de ser de Java Básico;
  2. Não banalize tags informativas como [Resolvido] usando-as para falar obvidades como [Dúvida] ou [Ajuda]. 99.9% dos nossos tópicos são dúvidas.

Dê uma lida nesse artigo:
http://www.developer.com/java/other/article.php/3318421

E uma olhada nesse editor:
http://www.guj.com.br/java/48736-editor-com-syntax-highlight

Tacioandrade

ViniGodoy, desculpa por postar no local errado, pensei que estava postando no local certo. XD

Sobre as tags, coloquei assim, pois a maioria dos foruns que participo tem coisas como esta como uma das regras padrões colocação de TAGs. =/, da próxima terei maior atenção.

E o principal, muito obrigado pelo link, assim que chegar de viajem irei baixar e compreender o codigo, porem pelo que vi é exatamente o que necessito para minha aplicação, até mais do que tinha perguntado. ^^

Att. Tácio Andrade.

Tacioandrade

ViniGodoy, ontem dei uma ótima olhada no programa que você me passou, ele é muito bom mesmo, juntando com o segundo código, ficou tudo perfeito, agora sim a interface gráfica está completa. =)

Outra coisa que dificulta um pouco a leitura do código (do editor), foi o programador que não comentou quase nada do código, o que vem dificultando a interpretação (mesmo o código estando muito bem dividido e organizado).

Irei tentar compreender melhor ele dando uma boa lida em todas as classes e esperar que consiga compreender alguma coisa. ^^

Criado 7 de outubro de 2011
Ultima resposta 10 de out. de 2011
Respostas 3
Participantes 2