Linq para coleções java

5 respostas
tRuNkSnEt

Existe alguma maneira de fazer buscas, similares com sql por exemplo, em coleções / arrays do java assim como o LINQ do .Net 3.5?

Vlw.

5 Respostas

jvlouvem

Olá Eliezer Reis,
não sei se é a resposta certa para sua pergunta, pois não sei nada de .NET, mas em java existe um framework de persistencia muito bom chamado hibernate.

Por ex, se voce tem a tabela CLIENTE e a classe Cliente, voce pode associar a classe a sua tabela, entao em vez de:

select * from CLIENTE

voce faz:

select obj from Cliente obj

obj foi só para exemplificar que vc esta consultando o objeto, obj poderia ser qualquer nome para referenciar Cliente.

Abraços

T

Houve algumas tentativas de se criar um LINQ para Java, mas elas esbarram no fato que a linguagem não ajuda muito.
Em C# a linguagem foi bastante alterada (com aquelas tais “closures” que tanto deram polêmica e não vão ser incluídas no Java 7.0) para dar suporte ao LINQ.

Há o Quaere e o JaQu; procure por eles.

peczenyj

http://www.theserverside.com/news/thread.tss?thread_id=46887

Detalhe que a sintaxe é inspirada no Linq, mas é feita à moda Java.

JavaFX tem umas coisas interessantes também!

tRuNkSnEt

thingol e peczenyj obrigado pelas dicas. Isso realmente vai ser uma mão na roda para um problema que estou tendo. Vlw.

jvlouvem Não é isso que eu quero. Preciso fazer busca dentro de objetos java e não em DB. Mas vlw pela intenção.

Lavieri

Eliezer Reis:
thingol e peczenyj obrigado pelas dicas. Isso realmente vai ser uma mão na roda para um problema que estou tendo. Vlw.

jvlouvem Não é isso que eu quero. Preciso fazer busca dentro de objetos java e não em DB. Mas vlw pela intenção.

segundo vi, o Framework do Sergio Taborda se propoem a fazer buscas inclusive em Collections, através de Criterion, tenta falar com ele através do blog dele, la tem um link pro framework dele

Criado 20 de março de 2009
Ultima resposta 20 de mar. de 2009
Respostas 5
Participantes 5