Linus Torvalds x GNOME

35 respostas
Luiz_Aguiar

Após ter afirmado que os usuários Linux deveriam usar o KDE e deixar o GNOME, e dizer que o lema dos desenvolvedores do GNOME é “usuários são idiotas”, entre outras coisas, surge mais um episódio do interminável flame war.

Linus recebeu uns trilhões de respostas contrárias as palavras ditas antes, tanto de desenvolvedores e usuário do GNOME, dizendo que pelo menos ele deveria usar o GNOME por 1 mês e depois voltar a falar sobre o mesmo.

Pois bem, o cara foi lá, e não deixou barato, enviou alguns patches pro GNOME que mudam alguns apsectos do ambiente, e nas palavras deles: “deixam o código mais legível, mesmo adicionando novas funcionalidades e configurações […] e isso sim é ser construtivo […] agora só resta esperar pra ver o pessoal do Gnome aceitar os patches ou continuar falando que configurar aplicativos é algo ruim pros usuários”

http://lists.linux-foundation.org/pipermail/desktop_architects/2007-February/001129.html

I’m attaching a tar-ball of the patches since you seem to know what the
mailing lists are and may even be subscribed. This tar-ball contains

src/metacity-2.17.5/0001-Clean-up-double-middle-right-click-frame-action.patch
src/metacity-2.17.5/0002-Add-lower-and-menu-to-title-bar-action-events.patch
src/metacity-2.17.5/0003-Add-the-prefs.c-variables-for-middle-and-right-click-actions.patch
src/metacity-2.17.5/0004-Allow-actually-changing-preferences-for-middle-and-right-click.patch
src/metacity-2.17.5/0005-Fix-some-obvious-and-harmless-cut-and-paste-errors.patch
src/control-center-2.17.5/0001-Add-support-for-new-titlebar-actions.patch
src/control-center-2.17.5/0002-gnome-window-properties-learn-about-mouse-actions.patch

which should be obvious enough ;)

Esse é cara… hehehe… vamos aguardar pra ver qual será a adoção dessas alterações propostas pelo Linus por parte dos desenvolvedores do GNOME.

PS: por favor, sem flames do tipo KDE x GNOME, quem for comentar, fale coisas contrutivas ao tema.

35 Respostas

renatosilva

O GNOME tem uns bugzinhos e tem cara de master system, porém o KDE é mais pesado e os menus são inúmeros e confusos. Não é flame.

Java_Vinicius_Machin

Levando em considerração os custos-benefícios de cada um (GNOME & KDE), eu prefiro GNOME. Entretanto, admito que não é uma maravilha, mas o que é hoje em dia? :roll:

Kknd

Eu estou com o KDE e o Gnome instalados aqui (junto com mais uns trocentos outros).

Eu gosto dos dois. Pontos fortes de cada um, na minha opinião:

GNOME

• Enxuto;
  • Utiliza GTK, e eu adoro o GTK =) .

KDE

• Mais configurável
  • Mais bonito

Pra falar a verdade eu gosto muito dos dois. O Gnome já me salvou quando eu mexia nas configurações do X, mas ainda utilzo o KDE normalmente (Gnome só pra testar algumas coisas).

Luiz_Aguiar

Renato, não tenho o link aqui, mas saiu esses dias um comparativo de consumo de memória, onde mostrava que o GNOME pesa mais que o KDE 3.5.5, e um comparativo entre aplicativos GTK e QT tbm, onde os GTK tbm consumiam mais memória.
Acho que mesmo que tenham ainda, mas a diferenca de consumo é muito pequena entre os dois ambientes, nada que fique claro que um é mais “leve” que o outro.

renatosilva

Nossa então é só impressão mesmo por causa da aparência mais clean…

Com a evolução dos projetos o “peso” deve ter se igualado…

neofito

Eu prefiro o Gnome, justamente por ser mais simples.

:smiley:

jmarceno

Acho legal que o Linus tenha parado de falar besteira e resolvido trabalhar um pouco (cá entre nós, ultimamente ele tem falando muito feito muito pouco).

Eu pessoalmente prefiro o gnome pela simplicidade e por usar o gtk, normalmente eu não tenho nenhuma lib do QT instalada.

Mas os dois são ótimos e acho que tudo isso é questão de gosto mesmo…é um daqueles papos em que se discute o sexo dos anjos :stuck_out_tongue:

abcs

pcalcado

Eu acho que o KDE tem mais recursos mas sinto falta do ambiente Mac-like do Gnome.

Luiz_Aguiar

Já viu a quantidade de commits dele no kernel ? :wink:

porfirio

Não gosto muito de discutir GTK-Qt, Gnome-KDE
Uma das coisas que gosto no GTK+Gnome é o facto de ser 100% open source feito pela comunidade
Ok o Qt+Kde tb é open source mas o Qt é desenvolvido por uma empresa

Tou farto de ver em varios sitios compararem Gnome KDE assim:
KDE bebe de um ano, imaturo, fragil, lento etc
Gnome homem constituido, forte, agil etc…

Na minha opinião pessoal eu perfiro o Kde, axo-o o OS mais flexivel e configuravel que alguma vêz vi, e nunca o axei lento

A mim o Gnome faz-me lembrar um pouco o Windows, tambem é verdade que tenho mais experiencia com Kde do que com Gnome

Para o pessoal aí em cima que fala que nem Qt tem no pc, uma das coisas interessantes do kde é o kde-apps, o kde não é só um Desktop
É possivel criar uma Distrorazoavelmente bom uzando só componentes\programas KDE
Tem aqueles programitos que batem toda a concorrencia quer em linux ou windows
O Amarok, o Kafeine , o Konqueror ( deveria chamar-se navalha suissa )
Porque sera que á tanto programa desenvolvido em\para Kde?
Talvêz pela mesma razão que á tanto software desenvolvido em Delphi para o windows…
KDevelop+QtDesigner+KdeLibs, proprcionão um ambiente de desenvolvimento interessantissimo

Mas isto é só a opinião dum leigo, apaixonado pelo Kde, mas mesmo assim eu gosto muito do Gnome
Acho que são Desktop’s com diferentes objectivos, mas muito parecidos em estabilidade.

Luiz_Aguiar

Será que realmente isso está empactando em algo no desenvolvimento do QT (KDE) ?

Não acho que isso trata algum prejuízo não.

Kknd

Para mim o QT é muito mais desenvolvido do que o GTK. Porém eu prefiro o GTK, mais pela sua licença.

renatosilva

Ué, então os patches também são besteira. Ou ele não falou besteira.

É mesmo, ele só mantém o kernel do Linux, realmente muito pouco.

porfirio:
Não gosto muito de discutir GTK-Qt, Gnome-KDE
Uma das coisas que gosto no GTK+Gnome é o facto de ser 100% open source feito pela comunidade
Ok o Qt+Kde tb é open source mas o Qt é desenvolvido por uma empresa

Pelo contrário, o Carlos Morimoto disse que o GTK permite fechar o código, tipo BSD sei lá, já o Qt não, ou seja o 100% é o Qt e não o GTK.

renatosilva

Um exemplo de coisa deplorável no GNOME é o fato absurdo de você não poder renomear um tema, ou alterar sua cor. E também, a ausência inexplicável de permissões especiais (st) na GUI. Já outra memorável são aqueles trocinhos bem legais que você pode adicionar na barra de tarefas, que é bem personalizável que a do windows (embora possa dar tilte no X), o monitor do sistema é bem legal também…

Luiz_Aguiar

Uma das coisas que mais me fez migrar há uns 2 anos pro KDE, era o fato de sempre, de tempos em tempos, dar algum tipo de “pau” no gnome, ou no X, ou qualquer coisa do tipo, e simplesmente perder tada a configuração do gnome, e isso não foi nem duas e nem dez vezes, foram mais, por longo de várias versões do gnome.

No KDE isso simplesmente nunca aconteceu comigo, desde que comecei a testá-lo e depois de usá-lo como DE padrão.

Outra coisa que não gosto, é da enorme quantidade de dependências que o GNOME e seus aplicativos “padrões” tem, o que já levou algumas distros a adotarem o KDE como padrão exatamente por problemas com isso, o Debian já atrasou várias e várias vezes seus lançcamentos por dependencias de pacotes que faziam parte do GNOME.

maquiavelbona

Recentemente, os mantenedores do Slackware abandonaram o suporte ao GNOME. Disseram que metade do tempo de fazer uma release, era tentando adequar o GNOME ao Slackware. Agora tem um projeto separado para quem quiser ter pacotes GNOME no Slackware sem ter que recompilar tudo, que é o http://www.droplinegnome.net/ .
Não sou fã do GNOME exclusivamente pelo GTK, este responsavel por algumas más experiências no Slackware 8, mas ainda acho legal.

Até!

renatosilva

Luiz Aguiar:
Uma das coisas que mais me fez migrar há uns 2 anos pro KDE, era o fato de sempre, de tempos em tempos, dar algum tipo de “pau” no gnome, ou no X, ou qualquer coisa do tipo, e simplesmente perder tada a configuração do gnome, e isso não foi nem duas e nem dez vezes, foram mais, por longo de várias versões do gnome.

No KDE isso simplesmente nunca aconteceu comigo, desde que comecei a testá-lo e depois de usá-lo como DE padrão.

Po isso acontece comigo, uma vez apaguei o relógio e o desligar da barra de tarefas, tava fuçando pra ver como funciona. Era só colocar de volta né? Nada! Umas coisas esquisitas aconteceram e quando reiniciava a GUI não entrava mais.

Uma coisas que ainda está dando problema é que às vezes eu faço logoff, e do nada a tela fica monocolor e piscando, e não consigo fazer mais nada!

lucao

Desculpe fazer esta pergunta novamente (pois eu ja a fiz em outro tópico).
Mas alguem ja utiliza o kubuntu 7.04 ? Ainda está com muito bugs ? Já é adotado o compiz e o XGL ?
Obrigado.

Luiz_Aguiar

lucao:
Mas alguem ja utiliza o kubuntu 7.04 ? Ainda está com muito bugs ? Já é adotado o compiz e o XGL ?
Obrigado.

Eu estou utilizando em casa, ele ainda esta na fase final de concerto dos bugs, arredondamento do sistema e tal, hoje já esta bem estável sim.

Nenhum dos sabores do Ubuntu 7.04 virá com desktop 3D habilitado por padrão… talves, e muito talves, só no 7.10, mas acredito qeu virá mesmo só no 8.04.

boaglio

Luiz Aguiar:

Renato, não tenho o link aqui, mas saiu esses dias um comparativo de consumo de memória, onde mostrava que o GNOME pesa mais que o KDE 3.5.5, e um comparativo entre aplicativos GTK e QT tbm, onde os GTK tbm consumiam mais memória.
Acho que mesmo que tenham ainda, mas a diferenca de consumo é muito pequena entre os dois ambientes, nada que fique claro que um é mais “leve” que o outro.

Interessante, é difícil achar um comparativo desses.

Vc achou o link ?

Luiz_Aguiar

vou tentar encontrar aqui boaglio!

F

Olá,

Nessa discução de Gnome x KDE eu mudei totalmente de opinião desde
sabado. Venho usando Ubuntu a um bom tempo mas sempre achei que a qualidade visual sempre deixou a desejar. A nitidez das telas, fontes, cores sempre achei ruim no Ubuntu.
Sempre achei que fosse algo normal do Linux, até que sabado resolvi instalar o KDE deskop pra ver como tava e pra minha surpresa a qualidade visual é bem superior. To pra dizer que ficou melhor que no Windows.

Depois disso resolvi nao mudar mais, vou ver se instalo o Kubuntu agora e mantenho o KDE.

]['s

Luiz_Aguiar

Espere até ver as optimizações ao render SVG que terá o KDE 4. :smiley:

F

Espere até ver as optimizações ao render SVG que terá o KDE 4. :smiley:

Pois é já ouvi falar que o KDE 4 vai ta bem melhor. Alguem sabe quando?

Pra dizer a verdade eu nem sei qual dos dois é melhor, usa menos memória, se GTK é melhor que o QT ou vice-versa. Minha opiniao foi de um usuario leigo que ao ver o KDE teve a nitida impressao que tava aproveitando os recursos que a minha maquina dispoe. Eu gosto do ambiente do Gnome, mas pra mim ele deixava a desejar em alguns pontos.

]['s

maquiavelbona

Quer arriscar num unstable? O 3.8.0 é o segundo snapshot do kde 4.
http://kde.org/info/3.80.2.php

Até!

Luiz_Aguiar

Pra ser bem sincero, como hoje é tão fácil se ter 512Mb, 1Gb de RAM, se um pesa 10, 20 MB a mais de memória, acho que é um tipo de coisa que já não tem masi peso nas “discuções”, até porque, geralmente, o “peso” é seguido de benefícios como funionalidades, programas masi completos e etc.

F

Com certeza.

Eu so nao sei o que aconteceu quando fui iniciar o Eclipse deu um erro e travo todo o linux, agora chego na tela de login colocar usuario e senha e ele volta pra tela de login (e nao to errando a senha hehehe). Mas como vou reinstalar o Kubuntu zerado nao to me preocupando muito.

]['s

1112

O KDE que acompanha o Kubuntu (Edgy) tem as vantagens (sobre o Gnome distribuído com o Ubuntu) que o pessoal está comentando? Acho que vou baixar para dar uma experimentada. Faz muito tempo que não uso o KDE.

Luiz_Aguiar

Se não precisa de tanta estabilidade, aconselho a testar o Feisty Alpha4: https://wiki.kubuntu.org/FeistyFawn/Herd4/Kubuntu

tenho em casa e esta bem estável.

F

Isso. Eu testei e nao troquei mais.

]['s

cado

Eu achei o Ubuntu muito pesado comparado com o Debian. Rodando do CD, minha maquina se eu deixava com apenas 512Mb ela quase parava de tao lenta. Por isso voltei correndo para o Debian + KDE. rsrsrs

1112

Mas qualquer distro fica lenta rodando a partir do CD.

cado

Com certeza, mas eu tinha instalado na minha maquina e a lentidao do Ubuntu é de se espantar, não vejo razão pq as pessoas falam tanto dele se é uma distro meia boca, sou mais SuSE, Slack, Debian, Kurumin e Kubuntu que o Ubuntu. IMHO.

Luiz_Aguiar

Será que o probelma é com todas as outras (milhões) de pessoas que usam e acham completamente satisfatória em termos de velocidade ou será com vc?

Se quiser eu deixo um suse masi leve/rápido que o um Debian com instalação mínima, tudo vai de quem usa.

Luiz_Aguiar

Comparativo interessante, pra quem acha que o Xubuntu é muito mais rápido que os outros pelo fato de não usar GNOME/KDE.
Uma coisa que já vi muito nos foruns e isso também ajuda a ver melhor, é que o GTK é mais lento mesmo que QT.

http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=650&num=2

Criado 18 de fevereiro de 2007
Ultima resposta 24 de fev. de 2007
Respostas 35
Participantes 14