Linux e Java

9 respostas
maxguzenski

Essa é pro pessoal que utiliza linux pra programar em java!

eu usava KDE, e usava Kate e as vezes Quanta pra programar… mas minha maquina não é la essas coisas, entao resolvi mudar pra gnome (as vezes uso fluxbox)

alguem conhece um bom editor multi lingual (leve, tipo EditPlus) pra linux? que use GTK+ ou algum outra biblioteca que nao seja QT ???

(ah, antes que respondam… sem ser emacs e vim)

9 Respostas

louds

que tal ed? hehehe :wink:

Tenta o Scite, é legalzinho, tem sintax highlight e uns a mais.
Se for modo texto tem o pico, mas acho que vc nao vai quere, por não quer vim ou emacs…

Paulo_Silveira

o jedit faz syntax pra varias linguagens
porem eh bem carroça. acho q o init time eh mais lerdo que o eclipse.

cv1

Ué, pq? Tanto o emacs quanto o vi se encaixam perfeitamente na sua descrição, e tem features que a maioria dos outros não tem (integração com cvs, ant, make, javac e jdb, por exemplo)

louds

vim é paraíso pra quem usava vi (na dúvida aperte esc).
mas ainda assim é chato de usar ate voce pegar as manhas.
emacs é o mesmo rolo…

maxguzenski

cara eu ate usuario o vim se eu consegui-se configura-lo pra

SHIFT+END = selecina toda a linha
CTRL+C = copia
CONTRL+V = cola

e nao aquela porcaria de ESC depois V …

maxguzenski

deem uma olhada nesse daqui o que acham?

http://freshmeat.net/projects/editminus/[/url]

cv1

Eu sou daqueles usuários die-hard de Unix (apesar de estar no Windows XP quase o tempo todo, ultimamente… bummer), entao eu gosto de ter no meu ambiente ferramental sólido :smiley:

• GNU Emacs 21 + JDE
  • Eclipse 2.1 GTK2
  • Servidor CVS local

Extras:

• Mozilla 1.4b
  • Java 2 SDK 1.4.1
  • Tomcat 4.1.24
  • Maven 1.0-CVS
  • Ant 1.5.1
  • Junit 3.8.1
dukejeffrie

Eu uso JEdit tanto no trabalho quanto em casa… instalei o eclipse na mesma máquina (2.1, eu sei, eu sei, o novo tá bem melhor) e não consegui usar muito tempo, a latência de um right-click é muito grande.

Mas eu usei um truque: baixei o source do jEdit e editei o build.xml do ant, trocando o target do javac pra debug=“false” optimize=“true”. Além do Jar ficar uns 15% menor, ele fica bem mais rápido. Até o 4.1pre5, algumas vezes dava um bug de eventos da AWT e eu tinha que reiniciar, nas versões novas parou. o 4.1final, mesmo a versão pronta pra download, é bem rápida.

Também mexi nas opções pra rodar: -server -Xms32m -Xmx48m. Um fine tuning da sua heap pode garantir uma performance muito melhor. Essas configurações são pra uma máquina que roda com 256Mb de RAM e em que o jEdit não é prioritário.

Assim como acontece com o Eclipse, a graça do jEdit está nos seus plugins. Cada dia tem uma coisa nova, e vc pode baixar pelo próprio jEdit de uma lista, conferir updates, etc. Agora que eu sei um pouquinho de BeanShell, eu faço milhares de macros pras minhas tarefas mais repetitivas.

Mas não troco por nada a possibilidade de ter um editor de XML (e HTML, XSLT, etc) poderosíssimo junto com meu editor de Java. Ultimamente tenho trabalhado com PHP também e o jEdit tem disponível pra Download um edit mode pro Smarty (templates pra PHP). Algumas vezes, eu tenho que parar um projeto pra olhar e mexer em outro por apenas 10 minutos, e se eu não preciso trocar de editor, é o máximo.

Meus 3 centavos (por causa da inflação)… 8)

louds

eu uso oq tiver pela frente, desde que não seja emacs.
Apesar que prefiro 1 editor que tenha ao menos abas ou 1 file list, como o ultra-edit no windows.
No linux é vim ou kate, todo o resto se faz via shell.

Se bem que as vezes 1 IDE feito eclipse ou netbeans é 1 boa.

Criado 21 de maio de 2003
Ultima resposta 24 de mai. de 2003
Respostas 9
Participantes 5