Eu uso JEdit tanto no trabalho quanto em casa… instalei o eclipse na mesma máquina (2.1, eu sei, eu sei, o novo tá bem melhor) e não consegui usar muito tempo, a latência de um right-click é muito grande.
Mas eu usei um truque: baixei o source do jEdit e editei o build.xml do ant, trocando o target do javac pra debug=“false” optimize=“true”. Além do Jar ficar uns 15% menor, ele fica bem mais rápido. Até o 4.1pre5, algumas vezes dava um bug de eventos da AWT e eu tinha que reiniciar, nas versões novas parou. o 4.1final, mesmo a versão pronta pra download, é bem rápida.
Também mexi nas opções pra rodar: -server -Xms32m -Xmx48m. Um fine tuning da sua heap pode garantir uma performance muito melhor. Essas configurações são pra uma máquina que roda com 256Mb de RAM e em que o jEdit não é prioritário.
Assim como acontece com o Eclipse, a graça do jEdit está nos seus plugins. Cada dia tem uma coisa nova, e vc pode baixar pelo próprio jEdit de uma lista, conferir updates, etc. Agora que eu sei um pouquinho de BeanShell, eu faço milhares de macros pras minhas tarefas mais repetitivas.
Mas não troco por nada a possibilidade de ter um editor de XML (e HTML, XSLT, etc) poderosíssimo junto com meu editor de Java. Ultimamente tenho trabalhado com PHP também e o jEdit tem disponível pra Download um edit mode pro Smarty (templates pra PHP). Algumas vezes, eu tenho que parar um projeto pra olhar e mexer em outro por apenas 10 minutos, e se eu não preciso trocar de editor, é o máximo.
Meus 3 centavos (por causa da inflação)… 8)