Linux... qual a distro mais "fácil" para começar?

Opa pessoal, eu estou querendo aprender linux e gostaria de saber qual distro é mais “recomendável” para quem está começando?

Obrigado,
Tiago Serafim

A instalacao e configuracao mais amigavel que vi ate hoje foi a do Mandrake ( nao que seja a minha distro preferida, mas achei bem facil de usar )

Rafael

RedHat e Conectiva (caso voce nao manje de ingles)

tenta usar o kurumin
bem legal

bom, essa eh a pergunta que todos fazem “qual a melhor distro pra mim?” eu fiz ela milhões de vezes, quando estava entrando no mundo do linux…

hoje uso slackware (nao recomendo ela para quem esta começando), mas no inicio eu usava Mandrake, realmente muito boa, vem com tudo! (player MP3, DVD, SVCD, DivX, OpenOffice, Editores, Banco de dados mysql e postgre, games…) alem de um monte de programas feitos pela propria Mandrake.

É claro que o RedHat tambem vem com tudo isso, mas eu gostei mais do Mandrake, pq reconheceu todo meu hardware (monitor, video, mouse, som, modem, ZipDriver…) ja na instalacao!!

Bom, minha dica é: pega o Madrake 9.1, depois que tu se sentir “confortável” com linux, troca pra uma distro mais profissional como RedHat ou Slackware.

obs.: Conectiva eu usei so a versao 6, entao nao posso falar muito dela :slight_smile:
obs2.: Falam muito bem do Suse 8.2, que liberou o iso agora (aleluia), mas eu tambem nunca vi rodando …

Nós rodamos suse 8.1 no trampo, muito bom, o ‘you’ é show de bola.

O problema do suse é que ele usa um gerenciador de pacotes proprietario, então queimar 1 copia do suse do teu amigo é pirataria.

Eu recomento debian caso voce não tenha hardware muito exotérico, o apt-get é show de bola.

Mas se vc quer algo só para testar e/ou aprender, baixa o knopix ou o kurumin.

Para aprender a fundo mesmo, só com distros como gentoo ou LSF, ou slackware talvez.

Eu tambem recomendo o Debian… nao teve uma vez que ele me deixou na mao ate hoje, mesmo ate com hardware mais exotico…

Alias, exoterico, louds? Por acaso sua placa de som comeca a tocar Enya do nada, e seu display mostra cartas de tarô virando sozinhas? O meu hardware, apesar de meio bizarro (Sony Vaio PCG-GRV680), nunca leu meu horóscopo :smiley:

[quote=“louds”]tenta usar o kurumin
bem legal[/quote]

Vai nessa! Ou o kurumin ou o knoppix… Ai voce nao precisa nem tocar no teu HD enquanto nao estiver seguro. E ainda por cima pode ficar jogando “Frozen Bubbles”!

Ai se for instalar, e quiser uma distro GNU de verdade, coloca debian.

Alias, se o RMS tivesse aqui ele ia dizer

Nao eh Linux, e GNU/Linux

O kernel eh o linux, so que mais de 70% do sistema que voce vai usar eh GNU.

Boa! Esse treco vicia! :wink:

O Kurumin funciona legal mesmo. Já instalei no PC que uso em casa, ficou um tempão lá rodando normalmente. O interessante é que (não sei se vc usa dial-up) ele vem com suporte à diversos WinModems: Lucent/Agere, Intel, HSP56, etc… E eu já vi vários desses funcionando no Kurumin! :smiley:

[]'s

[quote=“cv”]
Eu tambem recomendo o Debian… nao teve uma vez que ele me deixou na mao ate hoje, mesmo ate com hardware mais exotico…

Alias, exoterico, louds? Por acaso sua placa de som comeca a tocar Enya do nada, e seu display mostra cartas de tarô virando sozinhas? O meu hardware, apesar de meio bizarro (Sony Vaio PCG-GRV680), nunca leu meu horóscopo :D[/quote]

Eu já vi placa de rede com vontade própria, ela escolhia um mac address por boot; placa de video/som/rede/modem xing-ling que ate no windows voce sofre pra achar driver e coisas bem piores.

Quanto a ler horóscopo, não ela não le, mas já tive uma placa mãe que um belo dia resolveu queimar incenso e um teclado que psicografava coisas do alem. E, não, eu não roubei esse teclado do Chico Xavier.

[quote=“krico”]
Alias, se o RMS tivesse aqui ele ia dizer

Nao eh Linux, e GNU/Linux

O kernel eh o linux, so que mais de 70% do sistema que voce vai usar eh GNU.[/quote]

O Stallman fala demais. Como voce disse, o Linux eh o kernel apenas, o resto eh a distro. Entao, pela logica, Linux eh Linux, o resto que deveria ser entao GNU/Redhat , GNU/Mandrake.
Mas mesmo assim eh viajem.

Rafael

Legal este tópico,

Aqui no meu trabalho ainda não uso linux pois meu pc é um IBM Netvista e o administrador de rede anda com medo de instalar e dar pau com os drivers. Vou tentar instalar o kurumin, parece bem interessante. Dei uma olhada no site do código livre e encontrei o CEMFlinux, que não precisa de particionamento de disco e a distro é a Mandrake, alguém já usou?

Gustavo Guilherme BacK

Obrigado a todos pelas dicas,

é eu acho que vou começar por esses que dão boot direto knoppix ou kurumin e depois quando tiver mais experiência tentar o Debian…

Uma outra dúvida que surgiu agora: O Speedy (ADSL) funciona normalmente ou tem que fazer algum tipo de configuração mirabolante para fazer ele funcionar?

Obrigado novamente,
Tiago

Funciona normal, facil facil.

Rafael

Boa! Esse treco vicia! :wink:[/quote]

Vicia legal mesmo. Tem uma versão dele em Java, num applet: http://glenn.sanson.free.fr/fb/index.html

Até…

Huh, em 97 eu pedi uma LP de dados com a telesp (to no spc ate hoje pq nao consegui pagar :stuck_out_tongue: ) e desde la, nunca mais dial.

[quote=“Rafael Steil”][quote=“krico”]
Alias, se o RMS tivesse aqui ele ia dizer
Nao eh Linux, e GNU/Linux
[/quote]

O Stallman fala demais. Como voce disse, o Linux eh o kernel apenas, o resto eh a distro. Entao, pela logica, Linux eh Linux, o resto que deveria ser entao GNU/Redhat , GNU/Mandrake.
Mas mesmo assim eh viajem.

Rafael[/quote]

Hehe, este eh o discurso do Torvalds. Eu concordo mais ou menos com isto, mas a verdade eh que o GNU/Linux nao eh possivel sem GNU nem sem Linux. No entanto ele eh possivel sem RedHat, Debian, etc.

Bom já q tocaram no assunto esse Stalmam também é muito
bitolado pras idéias que ele defende.

Eu lembro de um episódio que a revista do linux distribuiu umas palestras
dele em formato real player e o bixo ficou bravo pq distribuiram uma
palestra dele em formato proprietário.

O pessoal da revista estava preocupado apenas em divulgar, e não
em ofende-lo…

Muito escândalo pra pouca coisa na minha opinião… :?

[quote=“boaglio”]Bom já q tocaram no assunto esse Stalmam também é muito
bitolado pras idéias que ele defende.
[/quote]

Magina, na palestra dele ele mandou a galera que tava organizando tirar todos os broches de pinguim, ou entao arrumar um broche de GNUUUUUUUUU!

PS: Ele dormiu na minha casa! http://kiwi.arca.ime.usp.br/?RMSVisitaAKriconet

[quote=“krico”][quote=“boaglio”]Bom já q tocaram no assunto esse Stalmam também é muito
bitolado pras idéias que ele defende.
[/quote]

Magina, na palestra dele ele mandou a galera que tava organizando tirar todos os broches de pinguim, ou entao arrumar um broche de GNUUUUUUUUU!

PS: Ele dormiu na minha casa! http://kiwi.arca.ime.usp.br/?RMSVisitaAKriconet[/quote]
É verdade aquela lenda de que no lugar que ele esteja ele precisa de uma conexao na net pra usar seu notebook e ficar respondendo emails?

[]s !

Outra coisa, no meu post acima eu respondi RedHat e Debian, pessoalmente prefiro Debian, mas para aqueles que desejam algo mais “comercial” que tenha um suporte para empresas maior , eu recomendo com certeza RedHat…