Gostaria que o pessoal falasse aqui qual a distribuição linux que usa e o porque.
Atualmente eu uso a slackware 9.1 (talvez migre para a 10) e estou estudando a debian. Em um primeiro momento considero o slack melhor pelo fato de ter os programas e kernel mais atuais do que a debian. Porém a debian tem uma documentação muiiito boa (além da documentação prórpia tem o guia foca linux do glaydson q é ótima para quem esta começando) e aparentemente um ótimo suporte.
Eu usava o Kurumin, agora troquei pelo Slackware 10. As vezes eu lia que o Slackware era uma distro dificil de mexer, ai eu resolvi experimentar. E gostei muito, e não achei complicado nem para instalar nem pra usar.
Mas antes disso eu tinha o SuSe 9 e o Conectiva 9.
rodrigousp
ops !
O Debian pode ser tão atual quanto vc queira.
Tem a versão estável (recomendado para servidores …aliás, se vc quer este grau de segurança usa o DebianFreeBSD ou DebianNetBSD) , testing e instável.
Principais vantagem do debian :
quando ele diz que um pacote é stable, acredite …é estável.
atualização é o melhor possível imaginável . Uma coisa chamado apt-get que nada se compara.
Documentação e comunidade muito ativa. Disponibilidade de uma infinidade de pacotes. Filosofia 100% free software
Se vc acha difícil começar com o Debian, sugiro o Knopixx ou o Kurumin,
que são cascas em cima do Debian.
cv1
Debian, meio experimental, meio testing. Uso por causa do APT, e pq as coisas nele fazem sentido pra mim. Do contrario, usaria Fedora.
D
denisbr
Eu utilizo Gnu/Debian Sarge.
Já passei por Conectiva, Mandrake, Red Hat, Slackware e o que mais me agradou foi mesmo o Gnu/Debian!
Por que?
Por que tem o maior repositório de pacotes, um sistema de desenvolvimento aberto á todos e o apt-get para gerenciar pacotes que dá inveja em outros gerenciadores.
pcalcado
Uso debian Unstable, evoluído de uma versão do Kurumin. QUe coisa melhor? O Kurumin/Knoppix configurou tudo, daí foi só uma meia dúzia de apt e meu Debian com tudo configurado esta lá.
Cara, o problema depois que se passa a usar Debian é logar num Solaris e berrar com o PC poruqe não está achando o comando ‘apt-get install XYZ’
O melhor sistema de instalação de apps que já vi…
[]s
jc_oz
Eu uso o Gentoo, na boa, depois dele quase parei de usar o Windows em casa.
Motivos pela qual estou utilizando o Gentoo:
Documentação muito boa e uma comunidade bem ativa, no forum, tem quase tudo o que vc precisa;
Está sempre atualizado;
A instalação de programas nele é ridiculamente fácil, um emerge aqui e outro ali e vc tem tudo instalado compilado e com os atalhos criados no menu, tanto no KDE como no Gnome;
E o principal, um suporte a Java muito bom, vc pode ter várias VM’s instaladas e com um simples comando alterar entre a utilização de uma ou outra, muito simples e funcional.
Resumindo, uma distro muito boa, estável (pelo menos não tive nenhum problema até agora) e atual;
[]'s
J
JBoy_
Eitha q esse post vai dar o q falar…
Uso o SuSE justamente pela facilidade q ele da… vc precisa de um pacote ? Nao precisa ficar se matando pela internet procurando coloca o cd e YaST Tá instalado… infelizmente ele instala muita porcaria junto…
To querendo colocar o Gentoo mas ainda n li nada de como instalar e to sem tempo e principalmente paciencia.
ps. andei olhando o preco do OpenBSD. 159!!! :shocked!: Mais facil pegar o Solaris mermo. pcalcado que manda muito dessas coisas ae
Operador_Nabla
Eu também estou com a Gentoo (versão 2004.1). Ela me atende tão bem quanto a Debian.
kartler
Eu ultilizava o RedHat 9 até ser discontinuado :? …passei a usar o Mandrake por algum tempo(Que por sinal é muito Bom), e agora uso o Fedora que na minha opinião é um bom projeto, desenvolvo em java com ele e na verdade acho que estou em um ciclo viciosos… :lol: comecei e estacionei em RedHat.
Mas distros é questão de gosto e cada um tem seus Fortes e fracos…o que eu costumo dizer é que linux é linux(KERNEL). os demais são ferramentas que te auxiliam nas tarefas do dia a dia.
pcalcado
“kartler”:
Mas distros é questão de gosto e cada um tem seus Fortes e fracos…o que eu costumo dizer é que linux é linux(KERNEL). os demais são ferramentas que te auxiliam nas tarefas do dia a dia.
Mais ou menos, né E até entendi o que você quis dizer, mas o kernel sozinho não faz muita coisa. Não, eu não acho que obrigatoriamente deva-se referir ao Linux como GNU/Linux, mas o GNU é muito importante
[]s
kartler
Mais ou menos, né E até entendi o que você quis dizer, mas o kernel sozinho não faz muita coisa. Não, eu não acho que obrigatoriamente deva-se referir ao Linux como GNU/Linux, mas o GNU é muito importante ;)
Com Certeza é exatamente isso que quiz dizer 8) … vc ampliou meu pensamento…
E
escordeiro
Vou postar pra levar porrada hehehehe
Como usuário Windows, todas as vezes que tentei usar Linux apanhei em algum ponto para configurar alguma coisa…já tentei Contectiva 8 (não gostei) e Mandrake (gostei bastante).
Achei o Mandrake muuuuito tranquilo de instalar e mexer, mas, por falta de tempo, continuo usando o Windows com o qual estou acostumado porque eu rendo mais nele
:agrue:
rocha
Bom eu atualmente estou utilizando o Kurumin 3 R4, pelo simples motivo de saber um pouco mais já q tem um cliente na empresa q trabalho q está com 22 máquinas com este sistema. Mas já passei por conectiva 6 e 9, redhat 8 e suse8.2 este último na minha opinião é melhor quando se refere a servidor, quero testar o debian puro sem nenhuma “casca” por cima.
Rocha
pcalcado
“escordeiro”:
Achei o Mandrake muuuuito tranquilo de instalar e mexer, mas, por falta de tempo, continuo usando o Windows com o qual estou acostumado porque eu rendo mais nele
Cara, põe um dual-boot na sua máquina, deixa o sistema do arquivos windows acessível. Quando for fazer um programinha em Java ou dar uma zoneada pela Net, usa o Linux. Por mais que demore, assim vc vai se acostumar.
Aidna que você ache que o Linux não te satisfaz, para um profissional hoje ter um conhecimento bom de *NIX é super-importante, aidna mais em Java. E este tipo de necessidade não costuma avisar não, geralmente jogam uma máquina UNIX na sua frente e falam aquele velho bordão: “SE VIRA! É PARA ONTEM!!”
[]s
F
fabio.patricio
“rocha”:
Bom eu atualmente estou utilizando o Kurumin 3 R4, pelo simples motivo de saber um pouco mais já q tem um cliente na empresa q trabalho q está com 22 máquinas com este sistema. Mas já passei por conectiva 6 e 9, redhat 8 e suse8.2 este último na minha opinião é melhor quando se refere a servidor, quero testar o debian puro sem nenhuma “casca” por cima.
Rocha
Se é tanta dificuldade assim, já te apresentaram o Kurumim??
Da uma olhada nele, não precisa nem instalar roda do cd mesmo. Depois de brincar um pouco e ir acostumando procure outra distro se assim preferir.
Sobre o tópico…
Uso Fedora Core pelo simples fato de ter comecado no Red Hat 7.2 quando o Oracle só era autenticado para ele. Ai ja viu né a preguiça tomou conta.
]['s
rocha
Da uma olhada nele, não precisa nem instalar roda do cd mesmo. Depois de brincar um pouco e ir acostumando procure outra distro se assim preferir.
Não encontrei dificuldade nenhuma eu disse q estou usando o Kurumin!!!
E q já usei, conectiva, suse e redhat.
Rocha
F
fabio.patricio
“rocha”:
Não encontrei dificuldade nenhuma eu disse q estou usando o Kurumin!!!
E q já usei, conectiva, suse e redhat.
Rocha
:shock: Nossa, mal ai…peguei o tópico errado para comentar. era para ter sido o tópico de cima.
]['s
TaQ
Já usei Conectiva (por pouco tempo), Red Hat (por um bom tempo) e atualmente uso Slackware em casa (aqui no trampo ainda está Red Hat, por enquanto).
O Slackware me deixou bem à vontade.
kuchma
Debian. E o reconhecimento de hardware do Kurumin eh show de bola.
Cara, põe um dual-boot na sua máquina, deixa o sistema do arquivos windows acessível. Quando for fazer um programinha em Java ou dar uma zoneada pela Net, usa o Linux. Por mais que demore, assim vc vai se acostumar.
Aidna que você ache que o Linux não te satisfaz, para um profissional hoje ter um conhecimento bom de *NIX é super-importante, aidna mais em Java. E este tipo de necessidade não costuma avisar não, geralmente jogam uma máquina UNIX na sua frente e falam aquele velho bordão: “SE VIRA! É PARA ONTEM!!”
[]s
Você tem razão sobre a necessidade de aprender a usar os *X da vida, e eu particularmente gosto muito de Linux…só não coloco aqui pela falta de tempo…aliás, vou te incomodar um pouquinho via PM heehehehe
rodrigo_gomes
comecei pelo Mandrake, passei pelo red hat e agora to usando slack 9
pq? acho que da pra conhecer mais o linux....por nao ter muitas das facilidades que outras distros tem, vc acaba tendo que fazer tudo "na mão" mesmo, e isso faz com que aprenda muita coisa...
teh mais
rigolin
Já brinquei com várias distros…
mas hoje uso o GENTOO por causa da performace.
Por exemplo: alguém aí já uso o OpenOffice compilado na sua máquina? (leva algumas horas, mas compensa!)
tenho que usar o HIPER-THREADING do meu P4!
danieldestro
Acabei de instalar o Fedore Core 2.
Eu tinha, antes o Red Hat 9. O RH9 instalava em modo gráfico normal, no meu notebook, mas não rodava o X depois. Aí tive que procurar uma configuracão específica para ele, no Google.
Ao contrário, a install gráfica do Fedora não rolou, mas o X roda na boa, sem configuraćões extras.
E to gostando dele.
urubatan
“rigolin”:
Já brinquei com várias distros…
mas hoje uso o GENTOO por causa da performace.
Por exemplo: alguém aí já uso o OpenOffice compilado na sua máquina? (leva algumas horas, mas compensa!)