Gostaria que o pessoal falasse aqui qual a distribuição linux que usa e o porque.
Atualmente eu uso a slackware 9.1 (talvez migre para a 10) e estou estudando a debian. Em um primeiro momento considero o slack melhor pelo fato de ter os programas e kernel mais atuais do que a debian. Porém a debian tem uma documentação muiiito boa (além da documentação prórpia tem o guia foca linux do glaydson q é ótima para quem esta começando) e aparentemente um ótimo suporte.
Eu usava o Kurumin, agora troquei pelo Slackware 10. As vezes eu lia que o Slackware era uma distro dificil de mexer, ai eu resolvi experimentar. E gostei muito, e não achei complicado nem para instalar nem pra usar.
Mas antes disso eu tinha o SuSe 9 e o Conectiva 9.
rodrigousp
ops !
O Debian pode ser tão atual quanto vc queira.
Tem a versão estável (recomendado para servidores …aliás, se vc quer este grau de segurança usa o DebianFreeBSD ou DebianNetBSD) , testing e instável.
Principais vantagem do debian :
quando ele diz que um pacote é stable, acredite …é estável.
atualização é o melhor possível imaginável . Uma coisa chamado apt-get que nada se compara.
Documentação e comunidade muito ativa. Disponibilidade de uma infinidade de pacotes. Filosofia 100% free software
Se vc acha difícil começar com o Debian, sugiro o Knopixx ou o Kurumin,
que são cascas em cima do Debian.
cv1
Debian, meio experimental, meio testing. Uso por causa do APT, e pq as coisas nele fazem sentido pra mim. Do contrario, usaria Fedora.
D
denisbr
Eu utilizo Gnu/Debian Sarge.
Já passei por Conectiva, Mandrake, Red Hat, Slackware e o que mais me agradou foi mesmo o Gnu/Debian!
Por que?
Por que tem o maior repositório de pacotes, um sistema de desenvolvimento aberto á todos e o apt-get para gerenciar pacotes que dá inveja em outros gerenciadores.
pcalcado
Uso debian Unstable, evoluído de uma versão do Kurumin. QUe coisa melhor? O Kurumin/Knoppix configurou tudo, daí foi só uma meia dúzia de apt e meu Debian com tudo configurado esta lá.