Linux - qual java utilizar para programacao?

23 respostas
jefferson_andre_da_s

Saudações mestres,

Gostaria de me apresentar a vcs e aprender o que for necessário para migrar a empresa para java.

Trabalho com analise e programação a 15 anos, comecei com o dbase II, depois passei por clipper summer, voltei para Foxbase e estou atualmente em VFP 7 da Microsoft.

Os motivos para a migração e que migramos tudo para linux e so falta os softwares que desenvolvemos, acompanhando a evolução da linguagem me arrependo de nao ter começado antes a migração para Java.

Mas como nunca é tarde para aprender gostaria das sujestões do grupo :

Qual é a aplicação java utilizada para programar em linux ? digo em interface gráfica e nao em modo texto.

Utilizo o Mysql ou ele possui base de dados nativa ?

Os reports sao criados por ele ou necessitam de ferramenta externa ?

A principio utilizaremos em nossos sistemas internos e depois migraremos os softwares comerciais, entao preciso de uma ferramenta que me auxilie na programacao para desktop linux e windows.

Me desculpem se nao quero iniciar pelo modo texto pq isso demora muito, sei que é necessário usar o modo de programacao escrita pq faço isso em VFP mas para “desenhar” telas considero a digitação muito lenta e trabalhosa.

Peço desculpas por iniciar e ja me expressar, mas as dúvidas existem e nao tem ninguem melhor que experts no assunto para responde-las.

Obrigado pela atenção.

Abraços

23 Respostas

L

Vc quer dizer IDE usada para programação?

jefferson_andre_da_s

Nao sei se o nome é IDE, o que eu preciso de alguma aplicação aonde eu possa “desenhar” as minhas telas e que o codigo deste ja esteja em java, e depois vou incorporando comandos de abertura de bancos de dados, procurar, inclusao, alteracao, exclusao e etc.

Se nao me engano existe isso pra windows mas nao sei se tem netbeans ( nao sei se o nome é isso ) para linux

Abs

pintofree

Tem Netbeans pra linux roda, perfeitamente (fora alguns bugs de tela, mais o desempenho e ate maior)

jefferson_andre_da_s

Existe algum outro alem do netbeans ?

E dentro deste em qual parte eu vou para criar telas ( se é que o nome é isso ) ?

Abs

K

o eclipse funciona legal tb em linux, mas sinceramente eu prefiro o netbeans

jefferson_andre_da_s

Valeu pelas dicas de todos, vou instalar o netbeans.

Dentro dele qdo eu criar meu projetinho, qual opcao que eu escolho para fazer um form ?

pintofree

Vc vai criar um novo projeto, ai no aba de projetos que fica a <<< vc pode editar seu projetos, adicionando pacotes, classes, dialogs, forms e assim vai.
Tente separar tudo em pacotes pra nao bagunçar as coisas viu.

jefferson_andre_da_s

pintofree:
Vc vai criar um novo projeto, ai no aba de projetos que fica a <<< vc pode editar seu projetos, adicionando pacotes, classes, dialogs, forms e assim vai.
Tente separar tudo em pacotes pra nao bagunçar as coisas viu.

Valeu pelas dicas, mas lá qdo cria um projeto tem as opcoes Java e standard.

Dentro da java tem um monte de opcoes e nao sei se é a GUJ Form examples ou qualquer outra.

Qual devo utilizar ?

Abs

maior_abandonado

eu posso estar enganado mais como ja vi falarem vc me parece estar “metendo os pés pelas mãos”…

conselho, se me permite:

leia um pokinhu sobre java, sobre a configuração das variaveis do ambiente para o java

java é uma linguagem muito poderosa, masi que possue uma curva de aprendizado meio alta… não tenha essa pressa toda e ache q vc vai fazer as coisas assim mto rapido… isso provavelmente não vai dar resultados mto bons…

vc conhece bem orientação a objetos??? caso sim meio caminho ta andado… senão eu aconselho vc perder algum tempo com isso…vc vai usar em simplesmente TUDO

o netbeans tem um framework para criação de janelas conhecido como Matisse, para utiliza-lo, clique com o botão direito em algum package, vai em new e em JFrame form para utilizar esse framework…

bom…doa sorte… duvidas, use o forum…o pessoal daki é bem prestativo pra ajuda na codificação…

jefferson_andre_da_s

maior_abandonado:
eu posso estar enganado mais como ja vi falarem vc me parece estar “metendo os pés pelas mãos”…

conselho, se me permite:

leia um pokinhu sobre java, sobre a configuração das variaveis do ambiente para o java

java é uma linguagem muito poderosa, masi que possue uma curva de aprendizado meio alta… não tenha essa pressa toda e ache q vc vai fazer as coisas assim mto rapido… isso provavelmente não vai dar resultados mto bons…

Ola,
Tmb ja me disseram esta mesma frase a algum tempo, entao eu adquiri 2 livros e ja li e fiz vários exercicios mas tudo em linha de digitacao no notepad em windows.

Entao gostaria de ir para um nivel mais sofisticado e comecar a desenhar as telas de cadastro de clientes etc.

Sim, em VFP 7 utilizo este recurso o tempo todo

Vou verificar esta tudo dica, valeu

Realmente o pessoal daqui sempre tenta ajudar os novatos, faço parte de outros foruns e ten uns…

Abs

rafaelglauber

Indo direto na ferida: http://www.netbeans.org/kb/trails/matisse.html

O próprio projeto NetBeans disponibiliza muito material, dá uma olhada, é repleto de exemplos usando o próprio IDE, boa sorte.

jefferson_andre_da_s

rafaelglauber:
Indo direto na ferida: http://www.netbeans.org/kb/trails/matisse.html

O próprio projeto NetBeans disponibiliza muito material, dá uma olhada, é repleto de exemplos usando o próprio IDE, boa sorte.

Valeu vou verificar o que tem para forms e desktops

Abs

K

uma dica é vc estudar, um pouco no braço, fazer vc mesmo o codigo, depois vc passar para um netbeans da vida, vc vai ver que vai te ajudar muito, estuda tb sobre oritenção a objeto
falow abraço

jefferson_andre_da_s

kikokiller:
uma dica é vc estudar, um pouco no braço, fazer vc mesmo o codigo, depois vc passar para um netbeans da vida, vc vai ver que vai te ajudar muito, estuda tb sobre oritenção a objeto
falow abraço

Com certeza, valeu

Abs

java.rco

Jefferson, existe também a IDE da Oracle JDEVELOPER ela também é free e pra desenhar telas é show de bola e funciona redondo no linux.

jefferson_andre_da_s

Valeu pela dica, seu eu entrar no site da oracle vou encontrar o metodo do download certo ?

java.rco

Isso mesmo, ela é grande 700mb.
Pode baixar a última versão JDEVELOPER 11G Preview 4

L

Se eu fosse tu não usaria o jdveloper… é pessaaaaaaaddddoooo e dá pau toda hora

L

Além disso ocupa toda a sua memória ram e lerdeia todo o resto… se utilizar o adf integrado nele… daí sim…que tem que ter uma máquina muuuuiiitttooo forte… fora os bugs

ricoldi

Codificar na mão eu vou de JCreator,
mas interface sem duvida é Netbeans, 6.1 ficou bom!

Não sei se percebi errado, mas dá uma estudada ai se não seus códigos e seus programas vão ficar “chang-jiang”, e não é o que desejo pra ninguem… principalmente para os usuarios.

Abraços, seja bem vindo ao mundo do java. e bons códigos… precisando estamos ai.

Ricoldi.

Andre_Brito

Eclipse3.2 + Visual Editor :slight_smile:

Tem o JBuilder também.

vhuzalo

Mais uma dica…

Aprenda a fazer as telas na mão também, sem o matisse!

Isso vai te ajudar a entender melhor o funcionamento dos componentes das bibliotecas graficas como o Swing e o SWT.

Aprenda também os gerenciadores de layout, eles parecem dificeis e inúteis no começo, com o tempo se tornarão muito úteis para o desenvolvimento produtivo de interfaces de qualidade!

Um abraço e boa sorte!

:thumbup:

L

Aprenda herança… Contrua uma tela base … e implemente as telas extendendo da base, incluindo somente os componentes… fica mais fácil e mais legível

Criado 27 de junho de 2008
Ultima resposta 1 de jul. de 2008
Respostas 23
Participantes 10