Entranho, normalmente a maioria das distros possuem mais suporte a drivers que o próprio windows. Drivers como teclado, touchpad, mouse, wireless(bluetooth, wifi) etc… possuem a especificação aberta. Por exemplo o meu notebook dell 15r funciona melhor com os drivers opensource do que com proprietários. Normalmente o que dá dor de cabeça no linux é usar software proprietário por exemplo de placas de vídeo discretas. O suporte é muito ruim.
Sobre esse texto aí o que acontece é o secure boot. Um chip que foi adicionado a bios para que você possa dar aquele boot mais rápido. Nele um sistema só boota se o bootloader estiver assinado.
[quote=juliocbq]Entranho, normalmente a maioria das distros possuem mais suporte a drivers que o próprio windows. Drivers como teclado, touchpad, mouse, wireless(bluetooth, wifi) etc… possuem a especificação aberta. Por exemplo o meu notebook dell 15r funciona melhor com os drivers opensource do que com proprietários. Normalmente o que dá dor de cabeça no linux é usar software proprietário por exemplo de placas de vídeo discretas. O suporte é muito ruim.
Sobre esse texto aí o que acontece é o secure boot. Um chip que foi adicionado a bios para que você possa dar aquele boot mais rápido. Nele um sistema só boota se o bootloader estiver assinado.[/quote]
só consegui instalar o ubuntu na ultima versao, as anteriores nao funcionava o video
[quote=denisspitfire][quote=juliocbq]Entranho, normalmente a maioria das distros possuem mais suporte a drivers que o próprio windows. Drivers como teclado, touchpad, mouse, wireless(bluetooth, wifi) etc… possuem a especificação aberta. Por exemplo o meu notebook dell 15r funciona melhor com os drivers opensource do que com proprietários. Normalmente o que dá dor de cabeça no linux é usar software proprietário por exemplo de placas de vídeo discretas. O suporte é muito ruim.
Sobre esse texto aí o que acontece é o secure boot. Um chip que foi adicionado a bios para que você possa dar aquele boot mais rápido. Nele um sistema só boota se o bootloader estiver assinado.[/quote]
só consegui instalar o ubuntu na ultima versao, as anteriores nao funcionava o video[/quote]
Como meu note(DELL, VOSTRO 2450) tem placas de vídeo comutáveis(onboard e offboard) só funcionou legal com ubuntu e mint. Mas acabei indo pro WIN8 já que tinha direito a um serial grátis(universitário :D)
[quote=juliocbq]Entranho, normalmente a maioria das distros possuem mais suporte a drivers que o próprio windows. Drivers como teclado, touchpad, mouse, wireless(bluetooth, wifi) etc… possuem a especificação aberta. Por exemplo o meu notebook dell 15r funciona melhor com os drivers opensource do que com proprietários. Normalmente o que dá dor de cabeça no linux é usar software proprietário por exemplo de placas de vídeo discretas. O suporte é muito ruim.
Eu também não vejo esse problema para os drivers.
Comprei um note novo com Windows 7 da HP no ano passado e quando cheguei em casa tive que entrar no site da HP e atualizar um monte de drivers da placa de rede para o Wireless funcionar direito. Depios de um tempo formatei e coloquei o Ubuntu 12.04 e todos os drivers foram reconhecidos automaticamente.
Só acho q a instalação de alguns softwares são muito mais complicados no linux que no Windows, mas esse já é outro assunto.
[quote=juliocbq][quote=denisspitfire][quote=juliocbq]Entranho, normalmente a maioria das distros possuem mais suporte a drivers que o próprio windows. Drivers como teclado, touchpad, mouse, wireless(bluetooth, wifi) etc… possuem a especificação aberta. Por exemplo o meu notebook dell 15r funciona melhor com os drivers opensource do que com proprietários. Normalmente o que dá dor de cabeça no linux é usar software proprietário por exemplo de placas de vídeo discretas. O suporte é muito ruim.
só consegui instalar o ubuntu na ultima versao, as anteriores nao funcionava o video[/quote]
[quote=denisspitfire][quote=juliocbq][quote=denisspitfire][quote=juliocbq]Entranho, normalmente a maioria das distros possuem mais suporte a drivers que o próprio windows. Drivers como teclado, touchpad, mouse, wireless(bluetooth, wifi) etc… possuem a especificação aberta. Por exemplo o meu notebook dell 15r funciona melhor com os drivers opensource do que com proprietários. Normalmente o que dá dor de cabeça no linux é usar software proprietário por exemplo de placas de vídeo discretas. O suporte é muito ruim.
vídeo do monitor ou reproduzir vídeo?[/quote]
do monitor[/quote]
Normalmente o driver opensource não falha. Qual o modelo da placa de vídeo?