bom dia pessoal!!!
estou com uma dúvida em relação a list do hibernate, é o seguinte, eu tenho uma table sem paginação, a scrollableDataTable do richfaces, e estou usando uma lista assim p/ popular ela:
return session.createCriteria(persistentClass).list();
até aí tranquilo, mas surgiu uma dúvida em relação a esta lista, o meu banco de dados por enquanto é pequeno e em teste, mas e quando ele ficar muito grande estamos com medo da performance do sistema cair muito por não usar paginação, isso realmente pode vir a acontecer??? teria como eu não listar tudo, e sim quando o usuário deslocar na barra de rolagem da tabela ele ir buscar os registro no meu banco???
obrigada!!!
O problema de performance ira ocorrer sim, se a tabela ficar MUITO grande. Se pela analise de voces ela podera ficar grande, entao é bom adicionar suporte a paginacao. No hibernate, antes do .list(), chame setFirstResult() para indicar o primeiro registro a ser buscado, e setMaxResults() para indicar quantos registros devem ser retornados.
Rafael
Olá Rafael,
mas então, com esses recursos q vc falou do hibernate setFirstResult() e setMaxResults() eu tenho q usar paginação né!? não teria como ao deslocar na barra de rolagem vertical da tabela q eu estou usando ele ir buscar uma parte da lista???
obrigada!!! 
Isso também é paginacao, feita de uma forma diferente apenas 
Rafael
Oi Rafael
não é bem isso q eu procuro… até daria certo se tivesse como passar o primeiro registro pelo scroll da rich:scrollableDataTable, mas acho q assim não é possível… 
mas valeu pela dica!!! 
muito obrigada viu!!!