Preciso receber uma lista de strings que está declarada dentro de uma classe abstrata, que está dentro de um pacote que eu acrescentei no meu projeto. Não posso instanciar a classe, e preciso usar o método getList<Word> que está dento dela para obter seu retorno… Alguém tem alguma idéia? Pensei em criar uma classe concreta dentro deste pacote e obter o retorno, aí eu poderia instaciá-la dentro do meu projeto importando o pacote… Alguém enxerga uma maneira mais fácil?
Usei o extends, mas será que vale a pena criar uma herança p usar somente um método da classe? Meio que quebra a OO né… Mas tb não sei se há outro jeito…
ViniGodoy
E pq a tal classe é abstrata? Talvez o melhor caminho seja rever sua arquitetura.
Geralmente, uma classe só precisa ser abstrata se fizer muito sentido criar instâncias dela.
Outra possibilidade é que esse método esteja na classe errada.
luis_rodriguez
Olá Vini…
Na verdade eu preciso receber um objeto que vem do projeto do meu orientador, basicamente é uma lista de um objeto “word” que ele criou. Eu preciso pegar esta lista (que contém strings palavras e strings expressões em inglês) e montar um lista no meu pacote . Depois disso, vou colnar a lista e estabelecer relacionamentos entyre estesw “words”, a fim de criar ontologias OWL com o JEna… O meu aplicativo é um “botão” da tese dele e eu não to conseguindo receber esta lista dele… Hoje criei uma classe que estende esta abstrata dele, a fim de poder instanciá-la e receber a lista, que acha?
ViniGodoy
Nesse caso é a única alternativa possível. O ideal é perguntar pro seu orientador pq ele deixou essa classe assim, ou se não seria interessante separar a funcionalidade em outro lugar.