Listando um caixa de seleção no jsf

12 respostas
P

Gostaria de saber se alguém poderia me ajudar na seguinte questão, tenho uma h:selectOneMenu que possui vai exibir todos as informações da minha query na f:selectItems.
O problema é que naum estou conseguindo fazer isso, tem alguns dias q comecei a ver o jsf e de inicio estava achando muito simples, mas agora estou começando a colocar em questão o uso, ainda mais se for tão burocratico fazer uma operação dessas q no struts é muito simples…
Fico muito grato pela atenção.

Marco Paradiso

12 Respostas

J

Olá amigo…

Bom, eu tambem sou um conhecedor do Struts a algum tempo e, no entanto, a cerca de 6 meses comecei a estudar o JSF e posso te assegurar que ele é muito bom e não tem complicações, não me arrisco a dizer que Struts é melhor que JSF ou vice-versa a questão é que, acho que vai valer muito a pena enterder bem essa tecnologia porque a SUN está investindo pesado nela.
Com relação a sua dúvida criar um menu carregado dinamicamente é muito simples, vc só precisa instanciar no value do seu selectItems o método que retorna uma colections com os valores. Sei que não expliquei nada ainda, mas se vc publicar seu código ai, talvez eu possa te ajudar.

Abraços

Mauricio_Linhares

Migrando o tópico pra “Java e Desenvolvimento Web”…

Escolhendo melhor o assunto fica mais fácil de ser fazer uma busca por essa dúvida no futuro dentro do fórum :mrgreen:

P

Fala rapaz…
Vou te passar como estou fazendo o carregamento da combo baseado na forma q eu faço no struts.
Ele recupero todos os registro q pretendo listar e coloco em uma collection e depois passo essa coleção para a pagina jsp. Bem, é bastante simples e eu sei q precisa fazer um selectItems, mas naum consegui descobrir como posso fazer isso…se vc poder me auxiliar como eu faria resolver isso…
Agora, vc achou um ganho fazer a troca do struts pelo jsf ??? quais foram as vantagens q vc percebeu ???

Jonatas

e ae paradiso …
vc conseguiu??? to querendo a algo parecido…
se vc puder me ajudar fico agradecido…
valeu…
Jonatas

P

Fala Jonatas,
Poxa eu realmente consegui… ele é um pouco estranho, no struts é um pouco mais facil, mas esta tudo certo…
Estou achando o jsf muito bacana, ele naum tem aquelas burocracias q o struts possui, isso realmente me facilita bastante…
No caso vc esta querendo tb recuperar as informações do banco e jogar na combo ??? me passa ao certo o q vc quer…

P

Fala Jonatas,
Poxa eu realmente consegui… ele é um pouco estranho, no struts é um pouco mais facil, mas esta tudo certo…
Estou achando o jsf muito bacana, ele naum tem aquelas burocracias q o struts possui, isso realmente me facilita bastante…
No caso vc esta querendo tb recuperar as informações do banco e jogar na combo ??? me passa ao certo o q vc quer…

Jonatas

Cara muito obrigado pela atenção…
Sou novo em Java e logicamente em MVC e JSF…

É isso mesmo q quero, descarregar dados em uma combo…
Tô vendo um tutorial do Java.Net
Só que está em inglês…

Então como posso descarregar dados de um BD em uma combo…
Sei q tenho q fazer um método e chamá-lo no Jsp…

Como ficaria o método??? Estou certo fazendo desse jeito:

<h:selectOneMenu id="itensFornecidos1" styleClass="campoobrigatorio">
       <f:selectItem itemValue="0" itemLabel="#fornecedor.recuperarItensFornecidos}"/>
</h:selectOneMenu>

Muito Obrigado…
Valeu…
Jonatas

P

Fala cara,
no caso eu tenho um metodo q vai receber as informações da query e vai passa para combo. Nesse caso vc tem q usar o metodo SelectItem.

minhaCollection.add(new SelectItem(new Integer(at.getId()), at.getNome()));

eu passo para a coleção o metodo SelectItem e informo o id e o nome q vai ser exibido na página…
na página jsp eu faço assim:

<h:selectOneMenu id=“cdNome” value="#{relaCtrl.cdNome}">
<f:selectItems value="#{relaCtrl.nomes}" />
</h:selectOneMenu>

nesse caso vc vai precisar de um metodo q vai receber o valoes selecionado na combo e um q vai listar as informações…

Jonatas

Poderia detalhar melhor o método???..
Por favor…
Muito obrigado…
Valeu

P

Claro…
eu recupero as informações da minha query utilizando um DAO, naumsei como vc faz nesse caso.
Qdo eu me referi a um metodo, eu me refiro a uma classe com atributos privados e q possui metodos publico gets e sets…
ex: private String nome, tem os metodos getNome e setNome…
Se precisar de mais alguma informação me fala…

Jonatas

Não… quero q detalhe melhor o método … não a classe …

Se possível poste o método aqui…
No selectOneMenu e selectItems … vc está chamando os atributos ou os métodos???

Valeu…

Jonatas

Cara…
quero mostrar algo bem simples p/ depois fazer o que realmente quero…
pois não estou conseguindo nem essa coisa tão simples…
o simples que falo é: na page chamar o método e descarregar o tá dentro dele na combo…

public ArrayList getCombo()

{

if(this.combo==null)

{

combo = new ArrayList();

combo.add(new SelectItem(type1));

combo.add(new SelectItem(type2));

combo.add(new SelectItem(type3));

}

return combo;

}

e já tentei de várias formas…
como devo fazer???

o que realmente tenho q fazer é descarregar dados do banco…

Criado 24 de junho de 2005
Ultima resposta 4 de jul. de 2005
Respostas 12
Participantes 4