Listar memória , hd , processador, sistema operacional

8 respostas
NandoLoja

Gente é mais o menos isso ae. Quero saber se alguém sabe uma classe ou alguma maneira de pegar estas informações por jsp ou por um servlet.
Se alguem souber pegar apenas com class java também serve mas melhor que seja um applicativo web.
Tipo o sistema roda no servidor e pega estas configurações da maquina.
Muito obrigado um abraço a todos.

8 Respostas

smota

Da máquina do cliente você quer?

Algumas dessas informações o browser envia pro servidor, então no objeto Request você encontra (header) … (na verdade acho que só o SO vc consegue).

Informações como memória, HD, processador só mesmo com um aplet e JNI.

T

Se o browser enviasse essas informações por default, seria uma violação de privacidade.
Como o SMota disse, só com um ActiveX, ou Applet + JNI + instalador da DLL JNI, ou então põe a mão no bolso, e compra uma site license do IBM Tivoli ou do CA Unicenter - muito, muito, muito caro.

T

Se o browser enviasse essas informações por default, seria uma violação de privacidade. (Muita gente já acha abusivo que a versão do browser e do SO normalmente são enviadas…)
Como o SMota disse, só com um ActiveX, ou Applet + JNI + instalador da DLL JNI, ou então põe a mão no bolso, e compra uma site license do IBM Tivoli ou do CA Unicenter - muito, muito, muito caro.

NandoLoja

EHhehehehehehehehe nada. Tipo também posso estar utlilizando um applet mas não sei como ainda pegar as informações, qualquer ajuda é bem vinda.

Valeu demais vocês são os caras

T

Você pode escrever um programa em C, ou VBScript, que faça isso e seja chamado no startup, gravando um relatório em algum diretório fixo de sua máquina.
Por exemplo, se você obtiver uma cópia do Windows 2000 Resource Kit, existe um script chamado processor.vbs cuja saída é a seguinte para a minha máquina:

Processor information for Machine THXXX

Name                =               Intel(R) Pentium(R) 4 CPU 2.80GHz
Current Voltage     =
Device ID           = CPU0
Status              = 1
Data Width          = 32
Current Clock Speed = 2800
L2 Cache Size       = 512
Level               = 15
External Clock      = 133

Daí o applet (assinado é claro) pode ler o tal arquivo.

NandoLoja

Cara eu curti demais a saida saca. Mas tipo tem como puxar estes dados usando so java mesmo ???
Não precisa ser via web.
Obrigado pela resposta.

T

A resposta curta e seca é : não.
A resposta longa é : dá para fazer tudo em Java, mas se você tiver as ferramentas corretas para ajudar.
No seu caso, uma das maneiras mais simples é a que lhe passei.
Infelizmente não dá para fugir muito do código nativo para acessar coisas que são típicas da plataforma.
Se for usar Java 5.0, algumas funções de monitoração fornecem algumas das propriedades, mas não todas.
Um exemplo: é fácil usando Java 5.0 obter o ID da thread corrente, mas o Process ID não é fácil de obter (pelo menos documentadamente).
E antes de você reclamar que é fácil fazer isso com .NET (não é tão fácil assim; você precisa portar o tal programa VBScript que lhe citei), por favor veja se é possível rodar .NET em todas as plataformas que o Java suporta.

NandoLoja

Cara valeu. Vou dar uma olhada no codigo nativo hehehehehehehe mas tipo eu nem ia falar que .net da para fazer ehehhehehehehehehehe. Mas blz ehhehehehehe.
Quando falei para ser em java nem pensava na possibilidade de .net mesmo por que não curto muito.

Valeu demais fiao abraço.

Criado 18 de fevereiro de 2005
Ultima resposta 27 de fev. de 2005
Respostas 8
Participantes 3