Boa tarde.
No seguimento de um tópico anterior, gostava de uma ajuda com este programa para gerir uma livraria.
Neste momento, ao inserir um Livro, aparece este erro:
Desde já, obrigado por qualquer ajuda.
Boa tarde.
No seguimento de um tópico anterior, gostava de uma ajuda com este programa para gerir uma livraria.
Neste momento, ao inserir um Livro, aparece este erro:
Desde já, obrigado por qualquer ajuda.
No método “pesquisa” existe essa linha: "Livro posL = temp; ". A princípio temp é null. No método pesquisa você usa alguma lógica um tanto obscura e atualiza o objeto para o qual temp aponta. Mas em momento algum faz com que posL também aponte para este objeto. Aparentemente seu método pesquisa está sempre retornando null. Aliás, seu código está muito ruim. Porque precisa de uma classe ListaLivros e outra ListaAutores? Você vai criar um objeto lista para cada objeto que tiver na sua aplicação?
Oi datreta,
Dica,mude o titulo do seu tópico,Livraria…Pensei que vc queria uma dica sobre livraria mesmo…não ia nem abrir…
[quote=Anime]Oi datreta,
Dica,mude o titulo do seu tópico,Livraria…Pensei que vc queria uma dica sobre livraria mesmo…não ia nem abrir… [/quote]
Não deu a minima para minha dica…rs…Mesmo assim la vai outra…
Exception in thread “main” java.lang.NullPointerException
at pacote.ListaLivros.insereAutLiv(ListaLivros.java:72)
at pacote.Menu.main(Menu.java:54)
Aqui está seu erro,não sei se percebeu,mas o problema está na linha 72 da classe ListaLivros e 54 da Menu,nas duas linhas esta a variavel novoLa,que vc inicia como null…
Bom dia.
Obrigado pelas respostas.
@ rod.attack : Pois, acredito que o meu código não seja grande coisa. Ainda estou a começar a aprender a programar em Java e foi assim que o meu professor me ensinou. Mas, obviamente, agradeço qualquer sugestão só para pôr isto a funcionar.
@Anime : Sim, eu sei que essa variável é que está a estragar isto tudo. Mas em todos os exemplos que tenho, essa variável é assim inicializada. Não devia?
PS: Vou mudar o título.
Outra coisa: tenho este tópico aberto (ou outro semelhante) há já algum tempo para ver se conseguia colocar isto a funcionar com ajuda mas sendo eu a fazer o código.
No entanto, preciso de entregar isto até às 23h de hoje. Por isso, preciso MESMO de colocar isto a funcionar.
Obrigado.
Oi,
package pacote;
public class Livro {
private String titulo;
private String isbn;
private int ano;
private double preco;
private String area;
private Livro proxL;//essa variável proxl
private NoLA primAL;
public Livro(String titulo, int ano, String isbn, double preco, String area) {
this.titulo=titulo;
this.ano=ano;
this.isbn=isbn;
this.preco=preco;
this.area=area;
}
public void setprimAL(NoLA novoLA){
novoLA.setProxAL(primAL); // é a mesma que vc usa aqui?Se for,esta diferente
primAL=novoLA;
}
Olá Anime.
Obrigado pela resposta.
Não, não é. proxL é o próximo Livro. A outra diz respeito ao Autor do Livro (AL).