Literais [resolvido]

16 respostas
J

Olá gente, estou estudando para a certificação e me deparei com uma dúvida esquisita.

bom, é fato que:

1º Todos os literais inteiros são int.
2º Todos os literais quebrados são double.

Segindo essas regras temos:

2º regra

o código acima não compila pois 0.5 é um literal quebrado, portanto um double, então não pode ser colocado em uma variavel float sem ser convertido (até aqui tudo bem)

1º regra (aqui é que fica minha dúvida)

O código acima compila !!!

Não deveria, pois, segundo o livro da Kathy, que foi o mesmo livro que eu peguei a primeira regra, diz que um literal inteiro é sempre um tipo int, portanto baseando-se na segunda regra, o código acima não poderia compilar, pois sete é um literal int e não pode ser colocado dentro de uma variavel byte implicitamente.

Alguém pode me explicar pq q o código acima funcionou?

BRigadão gente

16 Respostas

rodrigo.bossini

Realmente, também acho que essa parte no livro da Kathy (6 edição) está um tanto vaga.

Primeiro, o livro cita o problema de atribuir valores “quebrados” para uma variável do tipo float.

Depois, cita o exemplo do byte dizendo que se o valor atribuido ao byte for menor que 128, então o código compila normal, pois o compilador
sabe o “range” das variáveis.

Se

compila, então:

também deveria compilar, não?

J

Creio que deveria compilar sim…

mas quanto ao lance do range dos integers eu nunca tinha parado para pensar …
realmente … ele reconhece o tamanho do número em tempo de compilação e veerifica se ele pode ser inserido na variavel
porém para numeros quebrados ele não faz isso …

talvez seja esa a explicação …

rodrigo.bossini

Pois é, se você atribuir um literal inteiro a um float (1 por exemplo, ao invés de 1.0) ele compila normalmente.

Acho que é impossível para o compilador determinar o range de números em ponto flutuante…vai saber.

J

sim … essa ipótese é válida …