LiveConnect acabou?! e agora?

Como informado no developer.mozilla, o liveConnect acabou. Os comentarios desta pagina dão uma explicação melhor da situação, e a Sun também se pronuncia:

[quote]New LiveConnect Specification

The bridge between the Java and JavaScript programming languages, known informally as LiveConnect, has been reimplemented. The new implementation is backward-compatible and features improved reliability, performance and cross-browser portability, for both Java calling JavaScript as well as JavaScript calling Java. Formerly Mozilla-specific LiveConnect functionality, such as the ability to call static Java methods, instantiate new Java objects and reference third-party packages from JavaScript, is now available in all browsers.

The new LiveConnect specification is forthcoming.[/quote]

Mas, e agora? O que faço com meu software baseado em LiveConnect?
Como posso, com toda essa demanda gerada na web 2.0, criar um applet para interagir com a pagina do usuario, sem usar o LiveConnect?

Li alguns comentarios pela internet sugerindo o uso de Rhino e NPAPI Events. Entretanto, não sei como essas tecnologias podem me ajudar.
Gostaria que alguem com mais experiencia nos ajudasse dando mais informações sobre essas tecnologias. Como podemos usa-las pra interagir com a pagina e como fica a questão de compatibilidade com os navegadores?

Se você desenvolve applets que devem funcionar no navegador MS Internet Explorer, deve saber que ele implementa uma versão muito, muito antiga do LiveConnect, que não será alterada em futuro próximo.
Ou seja, não se preocupe - não é que o LiveConnect acabou - e nem que será removido do browser 2.0 ou 3.0.

quanto ao IE tudo bem, mas e o firefox?
ele será removido ou não?

Bem, hoje você não faz nada. A mudança só ocorrerá a partir Mozilla 2.0/Gecko 2.0/Firefox 4.

Até lá tem tempo p/ reimplementar em NPAPI.

acho q eu me desesperei desnecessariamente.
valeu pessoal.