Livro Arquitetura e Design de Software: mais 4 tópicos liberados!

Oi Mario,

Você vai precisar tirar o DRM dele antes de passar pro Kindle. O Kindle lê PDFs sem DRM apenas, mas pra falar a verdade, nao fica muito bom nao. O ideal seria um ebook no formato mobi mesmo.

Otávio, você não tem ideia da briga que ja arrumamos por causa dessa distribuição falha. Dezenas de emails, reunioes, ligações etc. Como você falou, nem adianta o livro parecer ser bom se as pessoas nao conseguem comprar.

E se voces estao com raiva por nao conseguir comprar, imagine a gente que escreveu o livro. O unico motivo pra se assinar com uma editora em pleno 2012 é justo para que se cuide da distribuição. E eles nao conseguem fazer isso direito.

O livro some na Saraiva sem explicação (eles tem estoque lá, nos sabemos), o ebook demora 2 meses pra sair e sai só com PDF com DRM e preço mais caro que o físico, não lançam ebook EPUB e Kindle, nao distribuem para outras livrarias (o plano era ter na Cultura e outros no começo de fevereiro e ja estamos quase em março) etc etc.

PS. O preço do ebook a gente conseguiu, apos muita insistencia e diversos emails, mudar pra ficar um pouco mais barato.

[quote=Sergio Lopes]Oi Mario,

Você vai precisar tirar o DRM dele antes de passar pro Kindle. O Kindle lê PDFs sem DRM apenas, mas pra falar a verdade, nao fica muito bom nao. O ideal seria um ebook no formato mobi mesmo.

Otávio, você não tem ideia da briga que ja arrumamos por causa dessa distribuição falha. Dezenas de emails, reunioes, ligações etc. Como você falou, nem adianta o livro parecer ser bom se as pessoas nao conseguem comprar.

E se voces estao com raiva por nao conseguir comprar, imagine a gente que escreveu o livro. O unico motivo pra se assinar com uma editora em pleno 2012 é justo para que se cuide da distribuição. E eles nao conseguem fazer isso direito.

O livro some na Saraiva sem explicação (eles tem estoque lá, nos sabemos), o ebook demora 2 meses pra sair e sai só com PDF com DRM e preço mais caro que o físico, não lançam ebook EPUB e Kindle, nao distribuem para outras livrarias (o plano era ter na Cultura e outros no começo de fevereiro e ja estamos quase em março) etc etc.

PS. O preço do ebook a gente conseguiu, apos muita insistencia e diversos emails, mudar pra ficar um pouco mais barato. [/quote]

puts Sérgio, que novela heim? Nunca tive tantos problemas com a minha editora nesse ponto. Mas, nem sempre o problema é da editora pelo que fiquei sabendo, sao as nossas livrarias. vc vai na saraiva e cultura por exemplo e ver que eles nao dao atencao para area de informatica, talvez nao tenha demanda na loja fisica. E a informação que tinha é que as livrarias pedem bem pouco livros de TI. Uma vez que eles trabalham com as editoras de só pagar o que vendeu e como as livrarias nao tem interesse de ter um estoque alto, dai pegar bem pouco por filial mesmo. Eu ja fui em uma saraiva e só tinha 1 exemplar do meu livro que estava na estante.
Aproveitando já estou indo comprar o meu exemplar antes que acabe novamente hehe. Parabens pelo trabalho.

Para mim a melhor opção seria a versão digital, pois leio no tablet, mas o preço é absurdo! Andei observando e não é só com esse livro, praticamente todos os livros digitais custam quase o mesmo do impresso. Alguns chegam ao cumulo de custarem mais caro que a versão impressa!!

Quando será que as livrarias e editoras iram acordar e perceber que é um roubo cobrar o mesmo na versão digital, afinal de contas os gastos com os autores e divulgação são os mesmos nas duas versões, porém não tem impressão, frete etc na digital. Fica aqui o meu protesto.

Quanto ao livro vou esperar a versão digital ter um valor legal para comprar e espero sinceramente que o Brasil continue produzindo livro de alto gabarito. Parabéns aos autores!

[quote=Hulkmarciano]Para mim a melhor opção seria a versão digital, pois leio no tablet, mas o preço é absurdo! Andei observando e não é só com esse livro, praticamente todos os livros digitais custam quase o mesmo do impresso. Alguns chegam ao cumulo de custarem mais caro que a versão impressa!!

Quando será que as livrarias e editoras iram acordar e perceber que é um roubo cobrar o mesmo na versão digital, afinal de contas os gastos com os autores e divulgação são os mesmos nas duas versões, porém não tem impressão, frete etc na digital. Fica aqui o meu protesto.

Quanto ao livro vou esperar a versão digital ter um valor legal para comprar e espero sinceramente que o Brasil continue produzindo livro de alto gabarito. Parabéns aos autores![/quote]

realmente ebooks aqui no Brasil ainda continua caro e na maioria das vezes é melhor comprar a versão impressa. No meu caso como gosto de fazer anotações nos meus livros, usar marca-texto, só compro ebooks em caso extremos.

E sobre o livro da caelum, comprei semana passada na saraiva com dificuldades de achar, pq era o ultimo que tinha lá. Ficou muito bom. Principalmente a escrita li, alguns capitulos ainda na livraria e não tem como não resistir. Tem que levar. Agora eu acho que livro ficou com um preço um pouco alto, devido ser capa-dura. Porém, a durabilidade e qualidade é bem melhor que as capas tradicionais. Não sei se o pessoal da Caelum levou isso em conta. Acredito se não fosse capa-dura ia sair por no máximo 60.00.

O meu depois de quase 3 meses em “Aguardando estoque” pela Elsevier, tive que recorrer ao Procon. Já pedi algumas boas horas ao telefone, emails, etc… todos com aquela resposta básica: "o senhor tem que aguardar’.

[quote=Hulkmarciano] Andei observando e não é só com esse livro, praticamente todos os livros digitais custam quase o mesmo do impresso. Alguns chegam ao cumulo de custarem mais caro que a versão impressa!!

[/quote]

Bem vindo ao capitalismo, onde o que define preço é lei da oferta e procura e o ‘valor de mercado’ e não o preço de custo + margem.

Gostei da capa dura e o livro está sendo bem elogiado. Espero que venda bastante, mesmo com as intercorrências naturais de um primeiro livro.

[quote=marcosalex][quote=Hulkmarciano] Andei observando e não é só com esse livro, praticamente todos os livros digitais custam quase o mesmo do impresso. Alguns chegam ao cumulo de custarem mais caro que a versão impressa!!

[/quote]

Bem vindo ao capitalismo, onde o que define preço é lei da oferta e procura e o ‘valor de mercado’ e não o preço de custo + margem.

Gostei da capa dura e o livro está sendo bem elogiado. Espero que venda bastante, mesmo com as intercorrências naturais de um primeiro livro.[/quote]

Kkk. É bem isso mesmo, mas só acho que as livrarias e editoras ganhariam mais se vendessem o livro digital, contudo noto uma preferência pelos livros impressos.

prefiro impresso também

Estou lendo o texto e no 1 capitulo fiquei com uma dúvida com relação a seguinte frase:

Um executável C não é portável; não podemos executá-lo no Windows e no
Linux sem recompilação.

Me perdoem pela ignorância o que vem a ser essa recompilação?

[quote=fabioEM]Estou lendo o texto e no 1 capitulo fiquei com uma dúvida com relação a seguinte frase:

Linux sem recompilação.

Me perdoem pela ignorância o que vem a ser essa recompilação?[/quote]

Toda vez que vc cria um programa em c vc tem que compila-lo para q ele execute. Ao compilar o compilador “traduz” a linguagem c em linguagem de maquina q é interpretada pelo SO. Como o Windows e o GNU/Linux possuem forma de “interpretar” os comandos diferentes logo vc tem que re-compilar o código para usar em outro SO.

Bom, aparentemente resolvi minha situação. Após uma pressão, a editora me escreveu avisando que o livro será enviado rapidamente para mim. A justificativa é que pela grande procura os estoques foram insuficientes.

Obviamente cabe lembrar aqui que em momento algum a culpa são os autores. Pelo contrário, das editoras que sei lá se não confeccionam quantidades suficientes ou as distrubuídoras não dão tanto interesse a livros de TI. Não sei se talvez meu caso tenha sido isolado, pois outros amigos compraram livros depois de mim e chegaram logo.

Por um lado fico feliz em saber que o livro anda sendo bem vendido, e que isso sirva não apenas de incentivo aos autores deste livro, mas de outros autores a escreverem mais livros. Livros deste porte focado em arquitetura Java é o primeiro que eu vejo na nossa lingua. Espero que a mudança de nome para “Introdução a Arquitetura Java” sejam sinais de que teremos continuidade, certo Sérgio/Paulo/Guilherme/Kung :)?

[quote=Hulkmarciano][quote=fabioEM]Estou lendo o texto e no 1 capitulo fiquei com uma dúvida com relação a seguinte frase:

Linux sem recompilação.

Toda vez que vc cria um programa em c vc tem que compila-lo para q ele execute. Ao compilar o compilador “traduz” a linguagem c em linguagem de maquina q é interpretada pelo SO. Como o Windows e o GNU/Linux possuem forma de “interpretar” os comandos diferentes logo vc tem que re-compilar o código para usar em outro SO.[/quote]

apesar q “ter q recompilar”, não significa “não ser portável”.

até pq nos sites de mts apps feito em java, vc tem lá

Windows>>
Linux>>>

ou seja, recompilado.

não?

um exemplo é o SPED Fiscal.

http://www.receita.fazenda.gov.br/Sped/Download/SpedPisCofinsPVA/SpedFiscalPisCofinsMultiplataforma.htm

“xxxxxMultiplataforma.htm”

Pode ser que o aplicativo possa ter mais outros sistemas dentro em outras linguagens ou então é uma forma de instalar personalizada para cada sistema, mas o Java é Java em qualquer lugar.

concordo plenamente q java é java em qq lugar.

assim como o C tb o é.

eu não quiz desmerecer o java. só quiz chamar a atenção pra o fato de às vezes insistirem mt nesse assundo de, o fato de outras linguagens ter q recompilar, torna as tais não portáveis.

é bom lembrar q android por exemplo, tem um bytecode diferente, se não me falhe a memória.

mas isso não é nada, é só recompilar.

[quote=GilsonNunes][quote=Hulkmarciano][quote=fabioEM]Estou lendo o texto e no 1 capitulo fiquei com uma dúvida com relação a seguinte frase:

Linux sem recompilação.

Toda vez que vc cria um programa em c vc tem que compila-lo para q ele execute. Ao compilar o compilador “traduz” a linguagem c em linguagem de maquina q é interpretada pelo SO. Como o Windows e o GNU/Linux possuem forma de “interpretar” os comandos diferentes logo vc tem que re-compilar o código para usar em outro SO.[/quote]

apesar q “ter q recompilar”, não significa “não ser portável”.

até pq nos sites de mts apps feito em java, vc tem lá

Windows>>
Linux>>>

ou seja, recompilado.

não?

um exemplo é o SPED Fiscal.

http://www.receita.fazenda.gov.br/Sped/Download/SpedPisCofinsPVA/SpedFiscalPisCofinsMultiplataforma.htm

“xxxxxMultiplataforma.htm”
[/quote]

quando você faz um executável jar em java, ele não é obrigatoriamente multiplataforma só por que você o fez em java, para permitir vários SOs você ainda precisatomar cuidado com particularidades que mudam de um SO para outro, um exemplo clássico é o endereço de arquivos que começa com barra (/) nos derivados de unix e começa com uma letra em windows, caso ao ter sido criado o código tenha-se tomado cuidado com isso o executavel em java não precisa ser re-compilado.

em C é diferente, mesmo que seu código funcione em qualquer uma das duas plataformas, você não consegue executar um executável feito em c++ compilado em ambiente linux num windows ou o contrário (existe o wine que muda isso até certo ponto mas isso ja é outro caso, parece que não é 100% garantido), você ainda precisaria pegar esse fonte e re-compilar no outro SO para funcionar nele enquanto que em java não precisa, isso também é mais complicado, parece que para threads por exemplo tem apis diferentes para windows e linux, parece que tem umas complicações a mais, não sei muito a respeito de como funciona no caso do c++ mas acredito que seja isso.

Ja ouvi falar de uma API (acho que se tratava de uma API) c++ que o código com ela funciona bem tanto em windows quanto em linux ,mas parece que mesmo assim exige recompilação, acho que era “QT” o nome, não tenho certeza.

eu entendo.

só estou dizendo q ter q re-compilar é só um detalhe.

dps do programa pronto.

o cara só vai ir em Build>“SO alvo” >Win32|Win64|WinCE|Linux|Darwin|Os2|Android|… a perder de vista

só isso.

entendeu o q eu quiz dizer?

não estou querendo dizer c++ == java

mas q re-compilar é só detalhe.

eu ja fiz testes com FPC e o mesmo código rodou no windows e no linux. nativamente sem emulador nem vm.
e olha q é um app q depende mt da estrutura do SO. é um app q faz busca em arquivos (nomes e conteúdo) usando regex.

funciona redondinho nos dois SOs. dps vou testar em outros qdo tiver um tempinho.

olha outro exemplo:

http://www.receita.fazenda.gov.br/pessoafisica/receitanet/recnet.htm

[quote=GilsonNunes]eu entendo.
só estou dizendo q ter q re-compilar é só um detalhe.
dps do programa pronto.
o cara só vai ir em Build>“SO alvo” >Win32|Win64|WinCE|Linux|Darwin|Os2|Android|… a perder de vista
só isso.
entendeu o q eu quiz dizer?
[/quote]

Só um detalhe DESDE QUE você tenha o código fonte.

E, claro, que você tenha o compilador configurado e saiba como fazê-lo. Enquanto que um aplicativo que roda sob uma máquina virtual, basta atualizar a VM (algumas são até automáticas) que sua aplicação já rodará com as novas instruções.

sem código fonte não se falaria em re-compilar, digo, nem se falaria em linguagem.

só clicar no menu.

se o cara desenvolveu. isso ele faz “com os pés na cabeça”.

isso é mais simples q um “-Xms” “-Xmx”.

[quote=GilsonNunes][quote=marcosalex]
Só um detalhe DESDE QUE você tenha o código fonte.
[/quote]

sem código fonte não se falaria em re-compilar, digo, nem se falaria em linguagem.
[/quote]
Você não entendeu. Linguagens que geram bytecode não precisam ser recompiladas por ninguém, o usuário final consegue atualizar a VM ou rodar em qualquer plataforma sem nem precisar saber o que é linguagem e o que é compilação ou recompilação, essa é a vantagem.

É o que eu falei, você fica restrito ao ‘cara que desenvolveu’ ou a alguém com conhecimento similar. Pra esse profissional a facilidade é pequena mesmo, mas o propósito não é esse.