Um conselho que um dia você reconhecerá como válido: não leia este livro para não se contaminar com complexidade inútil e nem acredite que ele pode ser um guia a ser seguido. Caso resolva gastar seu tempo lendo, faça com muito cuidado e filtrando muito bem as informações considerando o que a gente usa hoje para desenvolver sistemas (época em que quase todos reconhecem que EJB2.x é um lixo).
Este livro é do tempo dos EJBs pré 3.0, em que a Sun recomendava fazer programinhas de jogo da velha com arquitetura distribuída. Alguns padrões deste livro não devem ser usados tal como estão lá explicados. E outros ficaram completamente obsoletos e condenados (VO por exemplo)
Se você quer ler sobre arquitetura JEE, antes de pegar qualquer livro, recomendo fortemente 2 inspiradores (e inspirados) artigos da revista Mundo Java escritos pelo Phillip Calçado (Clique nos links!):
Depois de ler estes artigos e seus links, fica bem mais fácil ler algum livro de design pattern para JEE, de preferência mais moderno do que o que citou. Existem vários. Que tal o Pojos em ação?