Livro Desenvolvendo Aplicações Web com NetBeans IDE 5.5

Boa noite colegas !

Alguem já leu esse livro ?
Se sim, recomenda ?

Alguém sabe se existe um que cubra a versão 6 do NetBeans ?

Obrigado a todos !

Abraços.

faça uma pesquisa no forum que vc acha um topico sobre esse livro… se nao to equivocado ele foi discutido na secao de java e desenvolvimento web.

• topico repetido, pesquise antes de abrir um topico. lembre-se que pelo numero de usuarios aqui no guj, um livro desse nao passaria de ser discutido aqui…

Boa noite colegas !

LPJava:

Você encontrou algum tópico que fale sobre o livro ?

Eu pesquisei e encontrei 4 tópicos citando mas nenhum que alguém fale se vale a pena ou não com maiores detalhes… a maior citação que encontrei foi:

"Eu recomendo comprar o livro Desenvolvendo aplicações Web com NetBeans IDE 5.5. Um colega meu aqui da minha empresa comprou, eu vi o livro e achei muito bom. É totalmente voltado para o desenvolvimento Web e possui muitas dicas do uso da IDE. "

Mas eu não sou muito bom com o mecanismo de busca…

Se alguém puder me ajudar fico grato.

Abraços.

http://www.guj.com.br/posts/list/55733.java#292664

http://www.guj.com.br/posts/list/55920.java#294655

http://www.guj.com.br/posts/list/56277.java#295358

deve ter mais topicos… porem nao tive mais tempo para procurar…

Boa madrugada colegas !

LPJava:

Compadre… ou eu to com muito sono, ou nenhum destes tópicos fala do livro Desenvolvendo Aplicações Web Com NetBenas IDE 5.5 !

Acha que falam do Desenvolvendo Aplicações Web com JSP, SERVLETS, JAVASERVER FACES, HIBERNATE.

Ou tô doidio ?

[]s

Beleza cara,

Eu ia comprar esse livro estes dias, pra aprender o Visual Web. Mas como já temos o NetBeans 6, não custei a perguntar ao autor se haverá revisão ou atualização da citada obra. Ele me garantiu que haverá e sairá ainda no início deste ano.
Agora, se for apenas para aprender a usar o NetBeans, entre no site do mesmo:

www.netbeans.org

Acho que vale mais.

Abraços madrugadores.

[quote=Zeed01]Boa madrugada colegas !

LPJava:

Compadre… ou eu to com muito sono, ou nenhum destes tópicos fala do livro Desenvolvendo Aplicações Web Com NetBenas IDE 5.5 !

Acha que falam do Desenvolvendo Aplicações Web com JSP, SERVLETS, JAVASERVER FACES, HIBERNATE.

Ou tô doidio ?

[]s[/quote]

em um desses topicos alguem falou sobre esse livro… veja ai…

Eu tenho o livro. É bem superficial. Não dá muita base de MVC e os exemplos sao rápidos e pouco comentados. Caso nao tenha conhecimentos prévios, é melhor buscar outro livro. Ele vai tipo dando um passo-a-passo de como fazer, explicando bem pouco.

Resumo: Depois de introduzir JSP e fazer um ou outro exemplo de pagina dinamica( jsp, servlets, jstl, custom tags) , faz uma fabrica de conexao, faz um DAO, usa o DAO com jsp (instanciando tudo dentro do jsp mesmo (propositalmente) ). Depois ele em 1 pagina explica MVC (risos) e comeca STRUTS, vai pra Java Server Faces, depois Visual Web Pack (todos com exemplos com banco de dados) , vai para web services, ajax e explica um cadinho de hibernate.

É isso meu caro, tudo é bem superficial devido a quantidade de conteudos apresentado em tao poucas paginas. Ele usa o Netbeans para TUDO. Te mostra como refatorar, criar codigo, configurar tudo via netbeans. Ex: os arquivos .xml voce nem escreve neles, faz tudo pelos menus da IDE.

Bom, espero ter ajudado.

Att,

Renan

Bom dia colegas !

Alguém recomenda outro livro sobre esse assunto que valha a pena comprar ?
Mesmo que ainda não cubra a versão NB 6.

Obrigado.

[]s

Não tem outro livro meu caro.
Inclusive, se está pretendendo aprender Java para a Web com este livro, esquece. Ele tem logo no início um texto escrito assim:

[quote]QUEM DEVE LER ESTE LIVRO?

E fala que é focado no uso da IDE com suporte a parte de desenvolvimento Web. Que há conceitos sobre as tecnologias Java para aplicações Web, mas que é importante que o leitor conheça JSP, Servlets e acesso a dados.[/quote]

Resumindo, se o seu desejo for aprender a IDE, está ótimo o livro. Se for pra aprender Java para Web, busque outro.

Abraços

[quote=Zeed01]Bom dia colegas !

Obrigado.

[]s[/quote]

eu tenho este livro, ele foi bom no meu caso há um tempo atrás, não espere aprender java com ele!

ele te ensina alguns passos superficiais… pra aprender sobre a ide netbeans vale a pena se vc já entender legal de java e não esperar muito do livro…ele ensina algumas coisas muito boas pra iniciantes do JSF…mas nada que não se ache na net… ele aborda mesmo sobre a IDE em si…

[quote=Javabuntu][quote=Zeed01]Bom dia colegas !

Obrigado.

[]s[/quote]

eu tenho este livro, ele foi bom no meu caso há um tempo atrás, não espere aprender java com ele!

ele te ensina alguns passos superficiais… pra aprender sobre a ide netbeans vale a pena se vc já entender legal de java e não esperar muito do livro…ele ensina algumas coisas muito boas pra iniciantes do JSF…mas nada que não se ache na net… ele aborda mesmo sobre a IDE em si…[/quote]

Bom no meu caso aprendi, JSP, servlets, JSTL, Hibernate, Struts usando Eclipse, pois é uma IDE que gosto muito, pelo editor que tem e a velocidade do autocomplete, e claro, preferi escrever códigos ao invés de fazer do modo gráfico(como no netbeans) para um melhor aprendizado… Experimentei usar o netbeans mas não me adaptei pelo fato da velocidade; mas dizem que a versão 6 está bem mais rápida.
Agora então tenho a curiosidade de começar a desenvolver com NB, e gostaria de saber se nesse livro darão essa assistência em relação a IDE e eu como já conheço os frameworks citados, se vale a pena, ou não, comprar o livro, pois como já dito por 1 de vcs na web pode ser encontrado materiais sobre o mesmo… ???

Notas defendendo o netbeans:
A velocidade do autocomplete é configurável no menu de opções. Na versão 5.5 o default é um pouco alto, mas não é limitação do IDE
O NB já vem com todos os plugins necessários para Web, inclusive com o tomcat imbutido, ficando muito mais fácil o aprendizado e o próprio desenvolvimento de aplicações, uma vez que não precisamos gastar muito tempo configurando tudo
O eclipse ganha na refatoração, mas perde no resto.
Sou obrigado a trabalhar com Eclipse e com o RAD 7.0 por trabalhar na IBM, mas sempre que posso utilizo o Netbeans.

Uma coisa que vi e achei ruim no eclipse europa foi que ao exportar o projeto web para .WAR e apesar vc não marcar o checkbox para incluir código fonte, mesmo assim os códigos são incluidos.