Livro didático sobre J2EE

Pessoal gostaria que pudessem me ajudar indicando um bom livro didático de J2EE, de preferência que me ensine como criar SERVLETS e JSP, claro que JNDI, JDBC, JMS, etc.

Vi este aqui hoje aqui na Siciliano em Curitiba: Aprenda J2EE com EJB, JSP, SERVLETS, JNDI, JDBC e XML em 21 dias, alguém pode me dizer se ele é um bom livro, boa tradução?

Obrigado pela atenção de todos.

Abraços,

Druid®

P.S. Ah, pode ser mais de um livro se for o caso.

Olá
Depois de ler o Head First Servlet & JSP você pode ler o Head First EJB, e ai seus conhecimentos em J2EE ficarão mais completo.

Por favor, não comece a trabalhar com “J2EE” antes de ler o Expert One-on-One J2EE Design and Development e o Expert One-on-One J2EE Development without EJB do Rod Johnson. Sério.

Obrigado pessoal pelas dicas.

Isso é muito importante para mim, pois acabei por me especializar em UML, trabalhei por 2 anos e agora não encontro mais oportunidades no mercado se ao menos eu não programar em JAVA e com tecnologias J2EE, é isso, a gente pensa na alma da coisa (ANÁLISE e METODOLOGIAS) e ai se depara com cada coisa feita as pressas em JAVA que é de ficar de cabelos brancos da noite para o dia, voces nem imaginam o que os caras andam fazendo por ai dizendo que a programação é em MVC, nem dá para acreditar, pois acabei por ter que fazer documentação dos sistemas usando o ROSE o Together e o Paradigm para fazer engenharia reversa dos assim ditos sistemas e ai voces já podem até imaginar.

Bom, estou correndo atrás do prejuizo, pelo menos meus programas vão estar mais bem orientados a objetos, do que fazem ainda alguns programadores cabulosos que usam copy in paste nos códigos, isso não é de arrepiar?

Abraços,

Druid®

P.S. Diego voce sabe me dizer se já existe tradução destes livros que esta me sugerindo, é porque meu ingles técnico ainda deixa um pouco a desejar, e como estou tendo que matar um leão por dia, em portugues eu adiantaria meu atraso em JAVA e J2EE?

Druid, sinceramente? Até existem livros traduzidos sobre J2EE, mas nenhum que eu tivesse ouvido falar bem da tradução. Normalmente são mal feitas e algumas inclsuive a diagramação do livro é pior que a original (ex: Core Java).

Minha dica é comprar os originais em inglês mesmo(na amazon você compra com cartão de crédito e não sai tão caro pra entregar aqui no Brasil, e o bom é que não precisa pagar imposto de importação) e ir lendo com calma. Assim você já pega mais prática no inglês e de quebra pega um conteúdo melhor.

Valeu Diego, vou fazer isso mesmo, porque realmente eu não sei se as editoras aqui pagam baixos salários para os tradutores ou realmente os caras são ruins e fora da área, mas que tem cada coisa medonha isso tem: até mesmo os da DEITEL que gosto muito os caras me traduzem LAYOUT, ve se pode, “LEIAUTE”, será que eu estou ficando desatualizado e essa palavra já consta do nosso vocabulário e já foi incorporada nos dicionários?

Abraços,

Druid®

Eu recomendo primeiro aprender JSP/Servlets e treinar bastante, dando uma lida também em padrões de projetos comuns (Front controller, MVC, DAO etc.). Depois que estiver um pouco mais acostumado com a ferramenta, é indispensável ler o livro do Rod Johnson (recomendo o Effective Java também, mas esse é pra qualquer programador Java, não só J2EE).

Se você for ler Rod Jonhson antes de trabalhar com alguma coisa, vai ficar zumbizando no livro, por que é só “teoria”, não tem nada prático (basicamente ele diz o que é certo e o que errado e apresenta vários argumentos. Vale a pena ler.).

Sobre a sua pergunta propriamente dita, não há nada mais recomendado pra iniciante que a linha Head First. Vá com fé neles. :wink:

Bom dia!
Dentre as opções, considere o livro “Head First Servlet & JSP”! É bem didático e um preparatório para o exame SCWCP!
Em português, o título é “Usando a cabeça Servlet & JSP”