Livro didático sobre J2EE

7 respostas
D

Pessoal gostaria que pudessem me ajudar indicando um bom livro didático de J2EE, de preferência que me ensine como criar SERVLETS e JSP, claro que JNDI, JDBC, JMS, etc.

Vi este aqui hoje aqui na Siciliano em Curitiba: Aprenda J2EE com EJB, JSP, SERVLETS, JNDI, JDBC e XML em 21 dias, alguém pode me dizer se ele é um bom livro, boa tradução?

Obrigado pela atenção de todos.

Abraços,

Druid®

P.S. Ah, pode ser mais de um livro se for o caso.

7 Respostas

furutani

Olá
Depois de ler o Head First Servlet & JSP você pode ler o Head First EJB, e ai seus conhecimentos em J2EE ficarão mais completo.

plentz

Por favor, não comece a trabalhar com “J2EE” antes de ler o Expert One-on-One J2EE Design and Development e o Expert One-on-One J2EE Development without EJB do Rod Johnson. Sério.

D

Obrigado pessoal pelas dicas.

Isso é muito importante para mim, pois acabei por me especializar em UML, trabalhei por 2 anos e agora não encontro mais oportunidades no mercado se ao menos eu não programar em JAVA e com tecnologias J2EE, é isso, a gente pensa na alma da coisa (ANÁLISE e METODOLOGIAS) e ai se depara com cada coisa feita as pressas em JAVA que é de ficar de cabelos brancos da noite para o dia, voces nem imaginam o que os caras andam fazendo por ai dizendo que a programação é em MVC, nem dá para acreditar, pois acabei por ter que fazer documentação dos sistemas usando o ROSE o Together e o Paradigm para fazer engenharia reversa dos assim ditos sistemas e ai voces já podem até imaginar.

Bom, estou correndo atrás do prejuizo, pelo menos meus programas vão estar mais bem orientados a objetos, do que fazem ainda alguns programadores cabulosos que usam copy in paste nos códigos, isso não é de arrepiar?

Abraços,

Druid®

P.S. Diego voce sabe me dizer se já existe tradução destes livros que esta me sugerindo, é porque meu ingles técnico ainda deixa um pouco a desejar, e como estou tendo que matar um leão por dia, em portugues eu adiantaria meu atraso em JAVA e J2EE?

plentz

Druid, sinceramente? Até existem livros traduzidos sobre J2EE, mas nenhum que eu tivesse ouvido falar bem da tradução. Normalmente são mal feitas e algumas inclsuive a diagramação do livro é pior que a original (ex: Core Java).

Minha dica é comprar os originais em inglês mesmo(na amazon você compra com cartão de crédito e não sai tão caro pra entregar aqui no Brasil, e o bom é que não precisa pagar imposto de importação) e ir lendo com calma. Assim você já pega mais prática no inglês e de quebra pega um conteúdo melhor.

D

Valeu Diego, vou fazer isso mesmo, porque realmente eu não sei se as editoras aqui pagam baixos salários para os tradutores ou realmente os caras são ruins e fora da área, mas que tem cada coisa medonha isso tem: até mesmo os da DEITEL que gosto muito os caras me traduzem LAYOUT, ve se pode, “LEIAUTE”, será que eu estou ficando desatualizado e essa palavra já consta do nosso vocabulário e já foi incorporada nos dicionários?

Abraços,

Druid®

Z

Eu recomendo primeiro aprender JSP/Servlets e treinar bastante, dando uma lida também em padrões de projetos comuns (Front controller, MVC, DAO etc.). Depois que estiver um pouco mais acostumado com a ferramenta, é indispensável ler o livro do Rod Johnson (recomendo o Effective Java também, mas esse é pra qualquer programador Java, não só J2EE).

Se você for ler Rod Jonhson antes de trabalhar com alguma coisa, vai ficar zumbizando no livro, por que é só “teoria”, não tem nada prático (basicamente ele diz o que é certo e o que errado e apresenta vários argumentos. Vale a pena ler.).

Sobre a sua pergunta propriamente dita, não há nada mais recomendado pra iniciante que a linha Head First. Vá com fé neles. :wink:

Victor_Yuji_Maehira

Bom dia!
Dentre as opções, considere o livro “Head First Servlet & JSP”! É bem didático e um preparatório para o exame SCWCP!
Em português, o título é “Usando a cabeça Servlet & JSP”

Criado 31 de maio de 2006
Ultima resposta 31 de mai. de 2006
Respostas 7
Participantes 5