Comecei a estudar Java há 4 meses, primeiro através do livro Use a Cabeça Java e depois pela apostila fj-11 da Caelum, li ambos duas vezes e consegui aprender muito bem sozinho seguindo o livro e a apostila. Recentemente comprei o livro Java Como Programar, acontece que não gostei da maneira como o autor explica, ou seja, não consegui me adaptar ao livro. Dá pra viver sem ler o Java Como Programar? Comprei pq me recomendaram que seria essencial para usar como consulta, mas tenho usado mais pesquisas no Google e em fóruns para tirar minhas dúvidas, tanto é que na leitura do livro Use a Cabeça Java e da apostila fj-11, não precisei abrir nenhum tópico no fórum, bastou pesquisar aqui mesmo no fórum.
Sobre te-lo para consulta da linguagem, acho que não faz tanta diferença.
Acredito que o melhor lugar para isso seja a própria documentação da mesma.
Em caso de dúvidas, tem fóruns, blogs, etc…
A apostila e o use a cabeça são ótimos, mas não tem a abrangência do "java: como programa"r. Ele foi escrito para ser utilizado em cursos universitários por isso é mais completo e chato tb. Recomendo a leitura, mas como tu já sabe java pode ser algo mais rápido e superficial. Tem muita informação dentro dos capítulos q são importantes, coisas q vc ñ vai achar na internet ou q vc faz mas nem sabe pq!
Aproveitando o tópico, estou querendo comprar o “Use a Cabeça! - Java” e gostaria de um feedback de quem já o leu. Vale a pena investir nele? Por enquanto, todas as opiniões que vi sobre o livro são boas.
Eu achei este livro muito massante, então procurei outros meios como forma de estar aprendendo.
Executei alguns artigos publicados aqui no GUJ, e implemento alguns códigos publicados no fórum, sempre apoiado pela API, a fim de entender o que está sendo feito através da documentação e como uma forma de saber usá-la. Tem me ajudado bastante. E, quando possuo alguma dúvida sempre há alguém que já passou pela mesma, e existe uma resposta na web.
Ah! Sempre que entendo lanço uns desafios no intuito de reforçar o conhecimento e saber se realmente aprendi. Dessa forma, tenho conseguido me virar, e melhor tem dado resultado.
Aproveitando o tópico, estou querendo comprar o “Use a Cabeça! - Java” e gostaria de um feedback de quem já o leu. Vale a pena investir nele? Por enquanto, todas as opiniões que vi sobre o livro são boas.
Desde já, obrigado.[/quote]
Muito bom estudar por esse livro, pode comprar tranqüilo. Assim como tem vários tópicos aqui no fórum recomendando esse livro, eu também recomendo. Também foi útil pra mim estudar a apostila FJ-11 da Caelum. Tentei estudar somente por ela, mas não tive sucesso. Então li “Use a Cabeça! - Java” primeiro e voltei para apostila, aí sim consegui acompanhar a apostila e consolidar meus conhecimentos.
Eu achei este livro muito massante, então procurei outros meios como forma de estar aprendendo.
Executei alguns artigos publicados aqui no GUJ, e implemento alguns códigos publicados no fórum, sempre apoiado pela API, a fim de entender o que está sendo feito através da documentação e como uma forma de saber usá-la. Tem me ajudado bastante. E, quando possuo alguma dúvida sempre há alguém que já passou pela mesma, e existe uma resposta na web.
Ah! Sempre que entendo lanço uns desafios no intuito de reforçar o conhecimento e saber se realmente aprendi. Dessa forma, tenho conseguido me virar, e melhor tem dado resultado. [/quote]
Dizem que leva uns 4 meses para ler inteiro o Livro Java Use a cabeça, e estudando umas 4 horas por dia, codificando os exemplos um a um, todos os dias. É verdade isso?
Quanto tempo vc levou? Como vc conseguiu ler um livro desse tamanho em tão pouco tempo?
E como vc estuda? Não consigo estudar com um bom aproveitamento, ou pelo menos não tenho visto resultados (minha auto-análise).
Na minha opinião, não é verdade. O livro tem 470 páginas, se vc demorar 4 meses para lê-lo, então vc lerá em média 4 páginas por dia? Estudando 4 horas por dia, então seria 1 página por hora? Te passaram uma situação irreal, não acha?
[quote]Quanto tempo vc levou? Como vc conseguiu ler um livro desse tamanho em tão pouco tempo?
E como vc estuda? Não consigo estudar com um bom aproveitamento, ou pelo menos não tenho visto resultados (minha auto-análise). [/quote]
Na primeira leitura, mais ou menos 50 dias. Teve poucos dias que não peguei no livro. Aproveitava para ler as partes teóricas do livro na faculdade, metrô, pausa do trabalho, etc. A noite quando chegava da faculdade, estudava o livro em média de 1h30 a 2h. Muitos capítulos eu não consegui entender na primeira leitura, então era normal eu ler duas, três vezes o mesmo capítulo, principalmente os capítulos sobre OO.
Pulei os capítulos(acho que são dois) que fala sobre interface gráfica, como não tinha interesse em trabalhar com Java pra desktop.
Tem capítulos que vc entenderá com mais facilidades, outros vão te desanimar, então continue lendo e volte a ler em outro momento capítulo que vc não entendeu, vc notará que ficará menos “pesada” a leitura. Também recomendo, estudar todos os dias para manter um ritmo, o tempo que você conseguir, isso funcionou pra mim.
Desde já, obrigado.[/quote]
Muito bom estudar por esse livro, pode comprar tranqüilo. Assim como tem vários tópicos aqui no fórum recomendando esse livro, eu também recomendo. Também foi útil pra mim estudar a apostila FJ-11 da Caelum. Tentei estudar somente por ela, mas não tive sucesso. Então li “Use a Cabeça! - Java” primeiro e voltei para apostila, aí sim consegui acompanhar a apostila e consolidar meus conhecimentos.[/quote]
Obrigado pela resposta, norbAns.
Já comprei o livro e pretendo começar a leitura assim que acabar o que estou lendo atualmente, “Código Limpo” do Tio Bob. Aliás, recomendo fortemente este para quem deseja se tornar um programador melhor. Vale a leitura. E o melhor é que todos os exemplos são em Java.