Sei que alguns vão pedir para eu procurar no fórum, mas já revirei vários lugares e não achei a quantidade de informações necessárias para tomar uma decisão , e por isso, estou aqui pedindo a ajuda de vocês, caros colegas.
Já mecho com java desktop ha 2 anos sendo que trabalho ha 1 ano na área, mas nada relacionado a web.
Vou fazer minha prova de certificação OCJP no próximo mês e já gostaria de preparar o material para meu próximo passo (java web).
Estou querendo começar lendo um livro que me dê uma visão geral, para depois me aprofundar em cada parte e “ligar os pontos”, e partir para uma certificação WEB Developer para ter uma “base” web bem consolidada.
Mas vejo as pessoas recomendando livros com publicações de (2005, 2006) e procurando na internet achei vários livros com publicações novas (2010,2011) gostaria de saber se é melhor partir para os livros novos, ou se ainda compensa ler os com publicações mais antigas.
Lembrando que a principio gostaria de um livro mais abrangente, para depois partir para os mais específicos.
Dos que me interessei aqui estão alguns, gostaria da opinião de vocês.
Sobre um livro para a certificação, acho que o mais apropriado seja mesmo o Head First JSP & Servlets (Use a Cabeça JSP & Servlets). Apesar de ele tratar da versão “antiga” do Java (mas também depende de qual versão você deseja tirar…), ele é o mais próximo do tudo-em-um. Não sei de algum livro tão completo que trate da certificação na versão do Java EE 6.
Sobre o Desenv. Aplic. Web c/ JSP, Servlets, JSF, Hibernate, EJB 3, Persistence e AJAX, ele é muito bom, mas se você quiser se aprofundar em quaisquer dos assuntos tratados nesse livro, o certo é procurar em outra fonte.
Sobre o Core Servlets e Java Server Pages, eu não li ainda, mas se ele for como o Core JavaServer Faces, então você não vai se arrepender. Só atente para o fato desse livro tratar das versões do JSP 2.0 e do Servlet 2.4 (Não que vá lhe prejudicar, mas é bom saber o que mudou nas versões mais novas)
Sobre os outros (Desenvolvimento Web Java, Java na Web e Desenvolvimento para WEB com Java) não li eles, então não posso opinar…
Opa, boa tarde. Venho deixar minha contribuição, na ordem em que vc postou…
1º
[quote]Livro Desenvolvimento Web Java
Autor: Kai Qian, Richard Allen, Mia Gan, Bob Brown http://www.linuxmall.com.br/produto/livro-desenvolvimento-web-java.html [/quote]
Não gostei muito deste livro. Mesmo sendo de 2010, ele aborda conexão JDBC com o Access da MS!..para algumas situações pode ser útil, mas acredito que na maioria dos casos não!..quem utiliza sistemas com conexão ao Access hoje em dia?
2º
[quote]Livro Java na Web
Autor: Antônio Neto http://www.linuxmall.com.br/produto/livro-java-na-web.html [/quote]
Comprei esse livro meio que no escuro…sou viciado em livros, mas esse eu comprei sem nenhuma referência de ninguém!!..pelo que pude perceber, ele aborda tudo do b,a = bá mesmo!!..gosto desse tipo de abordagem, pois quando se tem uma dúvida de um conceito, ou é no manual de referência que se tira, ou em livros assim!!..ainda não comecei a lê-lo pq estou estudando por outro livro que comprei antes dele…esse aqui(ó…não estou fazendo propaganda do livro não, blz?..estou colocando ele aqui só pra mostrar um livro que talvez vc ou qualquer outro que leia o post possa conhecer e quem sabe utilizar…asssim como eu faço, com as indicações que vejo aqui no fórum)
Dos outros dois que vc relatou como mais conhecidos, tenho o do Edson Gonçalves…o livro é muito bom mesmo, vale a pena ter na estante…tbm é um livro que tem como foco mostrar/ensinar um monte de tecnologias ao mesmo tempo, mas ele consegue dar um excelente overview do que mostra na capa…dê uma olhada nele em uma livraria. Acredito que vai gostar…
Sobre o Core, sem opinião. Nunca tive a oportunidade de ver esse livro
Eu também estou lendo o livro do Décio Luckow e Alexandre Altair e estou gostando. Esse livro é bom porque ele mostra uma aplicação completa e mostra alguns dos principais frameworks do mercado, claro que você vai precisar se aprofundar em cada um deles depois, mas como esse livro já se pode ter uma boa noção. Para a certificação, acho que o mais apropriado é o Head First mesmo, que apesar de um pouco desatualizado, tem uma didática excelente. Depois você pode baixar as especificações da Oracle e estudar as diferenças.
bem, se vc vai de fato começar com JEE eu diria que o livro da kathy - head first servlet & JSP seria uma boa. O motivo que o livro dar uma boa abordagem bem detalhada do mundo JEE. Depois, vc tem um mundo de livros na sua frente, eu diria que o do Edson Gonçalves é um bom caminho para ser pratico e ligar os pontos iniciais. Eu sou suspeito de falar do meu proprio livro, mas fica para analise.
Agradeço muito a resposta de todos. Infelizmente não tive tempo de responder como devia a resposta de cada um , acabei estrapolando um pouco no tempo , mas enfim, optei por comprar o livro do Edson Gonçalves, quando termina-lo vou partir para a certificação e no final aprender algum framework.