O Mastering EJB 2 é muito bom. Para quem é expert em EJBs, o livro serve como revisão. Vale a pena.
O livro do Allen é ruim mas tem um CD com um simulado muito bom. Caso vc insista em comprá-lo, evite a versão em português - a tradução é tosca.
O livro do Core Patterns é mais para revisar os patterns do J2EE.
Tem um simulado pago que é bom, da Whizlabs. A impressao é que nos simulados o enunciado é bem mais detalhado e claro enquanto que na prova real é mais conciso e as vezes confuso.
Em relacao as provas:
primeira prova: punk. O problema é tomar decisões usando o bom censo pois as vezes a pergunta não é muito clara. O GoF é essencial nesta prova - as questões de patterns estão entre as mais dificeis, acredite. É a prova mais dificil no meu ponto de vista.
segunda prova: Vc precisar dominar a notação da UML, que será avaliada na definição da arquitetura e design de um projeto. Tem seu grau de dificuldade, mas não é coisa do outro mundo, desde que vc tenha experiência em modelagem e arquitetura, of course. Além do mais vc terá bastante tempo para fazê-la na sua casa.
terceira prova: sao 4 ou 5 perguntas sobre as soluções adotadas no projeto da segunda prova. Bico, don´t worry about it.
good luck!