Bom dia Pessoal.
Gostaria de saber qual o livro que seria indicado para eu poder criar, especificamente programas desktop, como por exemplo utilizando o NetBeans.
OBS: Para iniciante, que é o meu caso.
Desde Já agradeço.
Lizandro.
Bom dia Pessoal.
Gostaria de saber qual o livro que seria indicado para eu poder criar, especificamente programas desktop, como por exemplo utilizando o NetBeans.
Desde Já agradeço.
Lizandro.
Se vai começar em java não começe pelo “errado”, cara 80% das aplicações de hj em dia são voltadas a web e o mundo o web em java e bem diferente do mundo desktop então entre ja em web esqueça desktop, eu utilizo este conceito…vlw
Depende muito do que se pretende fazer. Simplesmente dizer que desktop deve ser esquecido e que é errado não dá. Afinal, vai que o cara vai fazer algo que entra nos 20%?
Sera que o q ele pretede fazer em desktop não seria possivel fazer em Web? Teria algum exemplo? E para que querer ficar entre os 20% se vc pode ficar entre os 80%?
Bem, concordo em parte com o TeiTei. Hoje a tendência é web.
Mas, existe um livro “Programando em JAVA 2 Interfaces Gráficas e Aplicações Práticas com AWT e Swing”, cujo autor é Osmar J. Silva, editora Érica, 2004
ISBN 85-365-0025-5
O livro é bom e está em um nível básico e simples. A má notícia é que está esgotado na editora e não há previsão de relançamento.
Existem coisas que é muito mais fácil e viável fazer em desktop e/ou que faz pouco sentido na web. Por exemplo: jogos 3D, editores de texto, aplicações offline.
Amigos.
Trata-se de um sistema para criar custo de itens, onde o usuário deve entrar com várias informações, tipo material, tempo de máquina, custo de terceiros e assm por diante.
O sistema ainda deve emitir relatórios e imprimir notas fiscais.
Bom dia Pessoal.Gostaria de saber qual o livro que seria indicado para eu poder criar, especificamente programas desktop, como por exemplo utilizando o NetBeans.
Desde Já agradeço.
Lizandro.
E daí, agora fiquei em dúvida, lendo acima Desktop ou Web??
Cara vai no web…
Olá
Só para esclarecer: A aplicação desktop que mais uso é o firefox.
Talvez o que se esteja discutindo neste tópico seja a camada de apresentação. Sugiro que procure aprender Swing se quer desenvolver aplicações com camada de apresentação do tipo de aplicações windows.
[]s
Luca
Nao vejo diferença “no Java” sendo web ou desktop… o que muda eh a parte gráfica somente… e isso o matisse faz para desktop e o jsf faz para web!! É preferivel vc estudar OO e Java em si do que procurar por desktop ou web… vai o que vier !! Hoje vc cria para dektop, amanha para web… sabendo Java vc faz oq quiser, o resto são estudos de frameworks especificos…
Novamente, para desktop, use o matisse e procure tutos na net… pronto.
jopss
Uma boa opção é dar uma olhada no framework Genesis: http://www.summa-tech.com.br/blog/produtos/genesis
Além de ser uma estatística inventada, não significaria que ele devesse jogar os 20% no lixo.
Outra opção é o Swing Application Framework com Beans Binding, que vem no Netbeans 6.
Nossa que besteira, aplicacoes podem ser “voltadas pra web” independente da interface utilizada.
tem esse!!
flw!
Eu tenho este livro
Dominando NetBeans: Construa aplicativos Java tanto para Desktop, como para Web, trabalhando com uma das ferramentas mais usadas no mundo
Autor: Edson Gonçalves
Este livro é bem pŕatico e com exemplo que auxiliam em cada passo da implementação, porém só o indico para quem já possui conhecimento dos conceitos OO, porque ele é um livro PRÁTICO!
Com ele você consegue fazer uma aplicação desktop, conexão e armazenamento no banco de dados.
Olá
Eu tenho este livro
Dominando NetBeans: Construa aplicativos Java tanto para Desktop, como para Web, trabalhando com uma das ferramentas mais usadas no mundo
Autor: Edson Gonçalves
Este livro é bem pŕatico e com exemplo que auxiliam em cada passo da implementação, porém só o indico para quem já possui conhecimento dos conceitos OO, porque ele é um livro PRÁTICO!
Com ele você consegue fazer uma aplicação desktop, conexão e armazenamento no banco de dados.
Este livro ensina a fazer uma aplicação isolada daquelas que da própria camada de apresentação acessa direto a base de dados?
Se for isto que o livro ensina, consideraria este livro uma boa aquisição se tivesse uma máquina do tempo e voltasse antes de 1999. Iria ser uma boa alternativa ao Clipper ou ao Delphi
[]s
Luca
Luca
O que você quer dizer com aplicação isolada?
Como disse só recomendo para que já conhece os conceitos OO. Porque assim a pessoa consegue dividir a aplicação seguindo a arquitetura MVC.
Olá
Era aquela do tipo que a gente fazia no milênio passado usando Clipper, Delphi ou VB que tinham aqueles botões de navegação diretamente ligados ao banco de dados e que para cada cliente a gente precisava de uma licença do banco de dados.
É coisa tão velha que fede muito. Volta e meia aparece alguém por aqui querendo fazer algo assim. Nem agenda pessoal eu usaria se ela não me permitisse acessar de qualquer parte do mundo.
[]s
Luca
Se você resolver desenvolver aplicações web eu recomendaria Core JavaServer Faces
Autore: David Geary e Cay Horstmann
Mas, existe um livro “Programando em JAVA 2 Interfaces Gráficas e Aplicações Práticas com AWT e Swing”, cujo autor é Osmar J. Silva, editora Érica, 2004
ISBN 85-365-0025-5O livro é bom e está em um nível básico e simples. A má notícia é que está esgotado na editora e não há previsão de relançamento.
Mo sorte eu comprei 10 conto la na editora erica =D
uma duvida entao por um acaso eu estou desenvolvendo uma aplicacao que mexe com banco de dados…
fazendo leitura de codigo de barra e puxando todas as informacoes num banco de dados… seria muitu mais facil fazer
por web??? ou por aplicacoes offline???
valeu!
Olá
uma duvida entao por um acaso eu estou desenvolvendo uma aplicacao que mexe com banco de dados…
fazendo leitura de codigo de barra e puxando todas as informacoes num banco de dados… seria muitu mais facil fazer
por web??? ou por aplicacoes offline???
Se vai rodar em um Palm ou um telefone celular então você pode usar um banquinho de dados local e sincronizar com a base de dados real todas as noites.
Mas se vai rodar em um PC acesso logo o banco de dados no servidor mas dentro de um modele que separe a camada de apresentação da camada onde persiste os dados.
Agora se pergunta sobre o que é mais fácil fazer aí resposta entra em conflito sobre o que é mais adequado fazer. Acessar um banco de dados local em uma aplicação off line é facílimo de fazer em Clipper, Delphi ou VB. Usar Java para isto é bobagem.
[]s
Luca
Não tem algo mais sem noção pra escrever não?
Luca,
O autor me disponibilizou alguns materiais a respeito de um dos seus livros… dar uma olhada no email dele:
Boa tarde Camilo,O livro Desenvolvendo Aplicações Web com NetBeans IDE 6 foi reformulado. Ele está mais “mão na massa” do que o anterior, contando com exemplos mais completos e mais informação. Ele possui agora três partes bem definidas:
Parte 1: Introdução: Desenvolvimento de aplicações Web com Java - similar ao do livro Desenvolvendo aplicações Web com NetBeans IDE 5.5 com modificações e diferenças (única semelhança);
Parte 2: Java EE5: Avançando no Desenvolvimento de Aplicações Web - Conteúdo totalmente reformulado, com acréscimo de EJB 3 (não só JPA), Criação da aplicação usando Visual Web JSF, incluindo a integração correta com Spring, Hibernate e uso de JPA.
O Exemplo dessa aplicação dom Spring, Hibernate e JPA pode ser visto no endereço:http://integrator.com.br/DesVWSpringJPAHibernate/
Parte 3: Desenvolvimento com linguagens Dinâmicas e AJAX - Adição de Ruby, JRuby e Rails 2.0.2, além de acréscimos em AJAX como o GWT.
Fora esse conteúdo, adicionei mais um pequeno livro ao CD-ROM. Isso porque a aplicação completa, começa no livro e termina neste livro do CD-ROM (se colocasse tudo num livro só, ia passar de 800 páginas e sairia muito caro o livro). Struts, iReport for NetBeans e etc foram acrescidos no CD-ROM também.
Bom, detalhes em resumo do que contém no livro Desenvolvendo aplicações Web com NetBeans IDE 6 podem ser vistos aqui:
http://www.integrator.com.br/conteudo/conteudo_des_netbeans6.pdf
Quanto ao do livro Desenvolvendo aplicações Web com NetBeans IDE 5.5 pode ser visto aqui:
http://www.integrator.com.br/conteudo/conteudo_des_netbeans.pdf
Aqui alguns materiais para download do livro dele.
Agora o de desktop sempre realmente leio, que é um bom livro… o interessante é mandar um email para o edson, ele responde em ate 24h, é um autor que tem canal direto com os leitores e isso facilita para tirar sobre os livros, tanto para quem comprou e quem pretende comprar…
flw!
Olá
O problema começa com a Sun onde tem gente que faz esta separação de termos e onde tem gente que está tentando fazer com o Java aquilo que com o Delphi se faz mais bem feito. Eles chamam aplicação isolada de aplicação desktop.
Eu, que sou mais antigo do que muitos, acho que Java foi feito para web, tanto faz usando swing, swt, html, jsp ou sei lá o que na camada de apresentação. Para aplicações isoladas não vejo sentido usar Java.
[]s
Luca
OláO problema começa com a Sun onde tem gente que faz esta separação de termos e onde tem gente que está tentando fazer com o Java aquilo que com o Delphi se faz mais bem feito. Eles chamam aplicação isolada de aplicação desktop.
Eu, que sou mais antigo do que muitos, acho que Java foi feito para web, tanto faz usando swing, swt, html, jsp ou sei lá o que na camada de apresentação. Para aplicações isoladas não vejo sentido usar Java.
[]s
Luca
é ja percebi isso tb luca…