Livro SCJP - Camilo Lopes ( Duvidas Livro Kayth)

E ai pessoal blza?, eu estou estudando para certificação, e me deparei com algumas dúvidas e gostaria da opinião de voces, e de quem já tirou a certificação, tem alguns pontos no livro da KAYTH, que exibe da seguinte forma?.

Exemplo: Modificadores de acesso ( Objetivo 1.1 ), e logo abaixo tem um exercício para fazer só que tem coisas ali que percebi que só vou aprender quando eu chegar a muitos capitulos a frente, esses " EXERCÍCIOS" eu tenho que fazer no momento em que estou passando essa leitura e ir busando nos capitulos a frente e tentar ir implementando? , ou eu só começo a fazer esses exercícios quando eu quase estiver terminando a leitura dele do livro?.

Um outro ponto, eu estava pesquisando na internet, alguns livros de apoio ao estudo, e acabei me interessando por um livro elaborado por um colega que já tirou a certificação, é de um rapaz chamado : CAMILO LOPES, Livro SCJP, gostaria da opinião de voces sobre esse livro.

Eu não programo em Java estou aprendendo na raça mesmo, já fiz um curso no Senai para ter uma idéia, mas faz um tempo que nao faço nada, quero dar uma guinada na área de programação e começar por essa certificação.

Quem puder ajudar eu agradeço.

Vlw

[quote]Exemplo: Modificadores de acesso ( Objetivo 1.1 ), e logo abaixo tem um exercício para fazer só que tem coisas ali que percebi que só vou aprender quando eu chegar a muitos capitulos a frente, esses " EXERCÍCIOS" eu tenho que fazer no momento em que estou passando essa leitura e ir busando nos capitulos a frente e tentar ir implementando? , ou eu só começo a fazer esses exercícios quando eu quase estiver terminando a leitura dele do livro?.
[/quote]

Caro colega, acho que neste caso depende do seu pré-conhecimento. Se você se sentir confortavel em fazer o exercício conforme ele aparece, então faça-o. Mesmo que tenha alguma dificuldade, você se esforça e aprende.

O processo de aprendizado para esta certificação é um tanto que demorado. Eu, particularmente, levei quase 1 ano estudando, fazendo os exercícios e depois simulados.

A minha organização foi a seguinte:

1. Lia o capítulo
  2. Revia o capítulo junto com os pontos finais (Two-Minute Drill)
  3. Fazia os exercícios (questões contidas no final de cada capítulo).

… assim por diante até o último capítulo

1. refiz todas as questões (Kathy Sierra)

2. comprei o simulado Whizlabs

3. revi novamente as questões do livro (Kathy Sierra)

4. fiz muitos testes para tirar minhas dúvidas
    Você pode acompanhar no meu blog:
    http://pedroabs.wordpress.com

Quando me senti seguro, fiz a prova… quase um ano depois do começo dos estudos.

Sobre o livro do Camilo Lopes é o seguinte: é um livro sem nenhuma formatação que em sua própria capa diz que ele nào serve para aprender Java. Ele é bom para a fase final dos estudos quando você já está bem maduro e quer manter seu cérebro imerso no assunto em lugares que você não pode, por exemplo, levar o seu notebook ou o livro da kathy seja muito grande para carregar…

Eu até estou vendendo este livro. Se você quiser, basta entrar em contato. Mas eu não o recomendo para a fase inicial dos seus estudos.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-180281763-livro-guia-do-exame-scjp-camilo-lopes-_JM

Gostaria de colocar mais uma observação: nenhum destes dois livros citados acima (Camilo Lopes) e (Kathy Sierra) são recomendados para quem nào sabe nada de Java ou muito pouco. Seria melhor você pegar um livro do tipo (Use a Cabeça Java em inglês Head First Java) esse sim, é muito bacana e didático !

Espero ter te ajudado !!!@

opa! como autor do livro, nem posso comentar muito.

Mas, se vc quer aprender Java, esqueça os dois livros e compre Use a Cabeça Java em inglês Head First Java esse sim é o livro para aprender Java, eu deveria ter começado com ele na epoca, teria sofrido menos, a certificação ela considera que vc ja sabe nem que seja de forma legal, O.O, fundamentos Java etc.

flw.