quero começar no ajax, alguém pode me recomendar um bom livro de ajax +java?
qual o melhor caminho para eu seguir?
Livro sobre ajax + jsp
5 Respostas
Existe diversos frameworks e bibliotecas que abstrai o desenvolvimento ajax para vc ou seja te polpa de todo aquele trabalho de javascript + xml ou json … que vc teria que desenvolver , então na minha humilde opinião sugiro vc dar uma olhada em :
DWR - Para aplicações java não JSF é uma das referências mais usadas,
Ajax4JSF - Como o nome já diz para aplicações JSF , hoje ele está integrado ao RichFaces da uma olhada no live demo
Jquery - Biblioteca javascript que possui recursos ajax , entre outros recursos muito interessantes, essa biblioteca faz parte do meu cinto de utilidades
Agora sobre os livros eu tenho o Ajax com Java, eu gostei dele, ele demonstra como trabalhar com ajax na “raça”, e da uma pincelada em algumas bibliotecas ajax (incluindo as que eu citei), resumindo ele é bem simples e da uma visão geral de como trabalhar com ajax.
Cara,
tem um livro de JSF e AJAX muito bom… sei que vc pediu sobre jsp, mas esse vale a pena conferir, que é sobre construção de componentes e esmiuçamento das idéias AJAX. Como utiliza, como renderiza, etc…
O livro se chama
PRO AJAX E JSF de JACOBI
Cara, num leva a mau não, mas AJAX com Java é o pior livro que já vi. Lá fora, recebeu duras críticas, porque “repete o que os outros já disseram”, joga muito código e explica “b.o.s.t.a nenhuma”. <–Há aspas porque nem tudo é 100% perdido.
Pega o manual dos frameworks e mande ver. DWR 2(bom, abstrai bem o JavaScript, porém, ainda complexo), RichFaces (como o colega citou, porém, para JSF apenas), jQuery (simplicidade e leveza, abstrai o JavaScript, mas a curva de aprendizado é pequena), Ext (sofisticação, simplicidade e curva de aprendizado pequena, porém pesado), Dojo (o preferido de empresas como a Sun, pesado em alguns casos, simples em outros, curva de aprendizado média) e por ai vai.
Para o que for desenvolver, há um framework a escolher.
Cara,tem um livro de JSF e AJAX muito bom… sei que vc pediu sobre jsp, mas esse vale a pena conferir, que é sobre construção de componentes e esmiuçamento das idéias AJAX. Como utiliza, como renderiza, etc…
O livro se chama
PRO AJAX E JSF de JACOBI
Esse sim é um livro bom. Porém, não sei como ficou a tradução.
Como faço para aprender então no caso Jquery ou Ajax4JSF. Sendo que meu ingles nao é mto bom. Não gosto de ficar vendo documentação e tal…