Livro sobre JSP, SERVELTS, JAVASERVER FACES, HIBERNATE, EJB 3 PERSISTANCE E AJAX

Boa tarde pessoal,
Alguém conhece este livro:

Desenvolvendo Aplicações Web com JSP, SERVELTS, JAVASERVER FACES, HIBERNATE, EJB 3 PERSISTANCE E AJAX
ISBN: 9788573935721
Editora Ciência Moderna

http://www.lcm.com.br/index.php?Escolha=20&Livro=L00511

Será que vale a pena investir neste livro?

Obrigado

Eu comprei e estou achando bastante interessante !!!

O único alerta que dou é que na parte de EJB, só é abordado o assunto de Entities… nada a mais !!!

Se seu propósito é aprender JSP, Servlets, JSF e Hibernate eu indico a você sim !!! Agora se pensa em aprender apenas JSF indico o Core 2ª edição, pois este é mais completo em relação ao JSF.

Também estou pensando em comprar este livro…

Alguém tem mais opiniões sobre???

Abraços

Muita coincidência esse tópico.

Um amigo comprou esse e o “Use a Cabeça Servlet & JSP” e me emprestou. Bem eu ainda não o li todo mais posso te afirmar, se você quer aprender sobre jsp e servlet não compre esse livro! As explicações são muito ruins se quiser um livro sobre jsp e servlet compre “Use a Cabeça Servlet e Jsp” esse sim é um excelente livro para se estudar já li a metade do livro e garanto que é muito bom exceto alguns probleminhas de tradução em duas palavras que não influencia na qualidade do livro.
A parte de Hibernate eu não li mas eu já estou usando JPA que estão dizendo que é melhor e com um exemplozinho da internet você já concegue usar.
EJB não posso opnar.
JSF, acredito que você lendo o “Use a Cabeça” com alguns tutoriais de internet você já conciga usar.
E se for comprar só por causa do AJAX, compra o “Use a Cabeça Ajax” que com certeza deve ser muito bom porque essa série é simplesmente de mais!

Dei uma puchada de saco agora né pessoal rsrsrs…, mas eu já estou lendo o segundo livro dessa série e é muito bom mesmo.

Espero ter ajudado.

[quote=ruyoutor]Muita coincidência esse tópico.

Um amigo comprou esse e o “Use a Cabeça Servlet & JSP” e me emprestou. Bem eu ainda não o li todo mais posso te afirmar, se você quer aprender sobre jsp e servlet não compre esse livro! As explicações são muito ruins se quiser um livro sobre jsp e servlet compre “Use a Cabeça Servlet e Jsp” esse sim é um excelente livro para se estudar já li a metade do livro e garanto que é muito bom exceto alguns probleminhas de tradução em duas palavras que não influencia na qualidade do livro.
A parte de Hibernate eu não li mas eu já estou usando JPA que estão dizendo que é melhor e com um exemplozinho da internet você já concegue usar.
EJB não posso opnar.
JSF, acredito que você lendo o “Use a Cabeça” com alguns tutoriais de internet você já conciga usar.
E se for comprar só por causa do AJAX, compra o “Use a Cabeça Ajax” que com certeza deve ser muito bom porque essa série é simplesmente de mais!

Dei uma puchada de saco agora né pessoal rsrsrs…, mas eu já estou lendo o segundo livro dessa série e é muito bom mesmo.

Espero ter ajudado.[/quote]

Cara, se puder me dizer exatamente onde é ruim, eu agradeceria. Eu aprendi pelo livro citado como “ruim” e estou trabalhando com Java hoje. Num fiz curso nem nada (aliás, jamais faria). Agora, uma coisa ilusória do Use a cabeça, que também tenho, é que ele num exemplifica tudo. Esse negócio de “exemplo” de internet é vaga, pra quem inicia. Muitos blogs que ensinam mal e ainda por cima tem os ditos bons que ensinam parcialmente, falando de “programador” para “programador” e quem tá iniciando fica boiando.
Eu diria ao colega para dar uma pesquisada no fórum, pois tirando o “conselheiro” aqui, tem muita gente que tem opinião diferente.
Melhor, eu diria pro cara baixar os exemplos do site do autor, que inclusive disponibiliza uma parte do livro aberto para download:

www.integrator.com.br

Agora, como eu tenho o Use a Cabeça para JSP e Servlet, me diga, como você aprende a mandar e-mail com anexo e subir um servidor SMTP para testar? Ou como eu faço upload de arquivos e os trato? Como eu integro tecnologias como AJAX e JSF? Cara, pode ser fácil pra quem entende mas pra quem tá começando meu, é grego se não houver uma boa referência.
Aliás, não vai nessa de o Use a cabeça AJAX. O cara dá uma volta pra ensinar uma coisa simples. Eu prefiro Ajax in Action, que é mais técnico e menos enrolado. E detalhe, o USe a Cabeça possui erros de tradução e suporte de autores é nula, porque manda-se e-mail pros bacanas e eles nem respondem. Isso pelo menos, com o autor brasileiro, tem vantagem, eu mando e-mail e o cara responde quase no mesmo dia.

Abraços

Bem opnião cada um tem a sua. Tenho os dois livros na minha mão coisas que eu não consiguia fazer de jeito nenhum com esse livro eu consigui facilmente com o “Use a Cabeça” quanto as perguntas que você fez em relação a anexos de email e servidor SMTP bem… o livro use a cabeça trata de desenvolvimento web basiado em http em nenhum momento eu falei que ele era de total abrangência e acho dificil encontrar um livro que seja. Na minha humilde opnião livro é ponta pé inicial. Agora você criticar o conteudo da internet eu também acho que tem muita coisa descartável mais tem muita coisa boa também inclusive estamos nos falando em um site com um conteudo valiozissimo. Acredito que as pessoas são diferentes eu não gostei do livro mas, isso não queria dizer que o livro era ruim o que me fez achar o livro ruim foi eu ler os mesmos assuntos no livro use a cabeça e conseguir ententer de forma facil, agora eu levo em consideração que você pode ser mais inteligente do que eu e ter mais facilidades e por isso ter consiguido entender coisas as quais eu não consegui lendo esse livro.
Matenho a minha opnião esse livro não aborta todo o funcionamento da API Servlet e todo o funcionamento do container web, o livro use a cabeça não é muito prático realmente ele é muito focado na certificação. Em relação a os autores eu não conheço o que escreveu esse livro mas, antes mesmo de eu enterder algo sobre java eu já ouvia falar sobre os autores do livro use a cabeça(principalmente a Kathy Sierra ).

Ha! Só mais uma coisa. Não uso jsf e nem ajax(ainda) mas acredito que a dificuldade de se integrar esses tecnologias seja consequencia do JSF ser um framework para ser utilizado na camada de visualização do padrão mvc e a tecnologia AJAX vai contra a forma que o padão mvc trabalha com a camada de visualização.

Desculpe se falei alguma besteira.

Pelo que me pareceu, você criticou um livro que nem ao menos chegou a usá-lo, por isso fui chato. Não vale dizer que folheou e acabou por ai. O livro nem mesmo tem característica só pra poucas folheadas. Tem coisa e exemplo pakas lá. O Use a Cabeça não é ruim, mas é pouco prático. Diga-se de passagem, seu foco é bem certificação mesmo, coisa que não pretendo tirar, a menos que a empresa que trabalho me force :smiley: .
Eu não sou inteligente, muito pelo contrário, sou bem “abaixo da média” para não dizer “donkey”. A questão é que para iniciantes, que como eu, que vim do PHP, palavras MVC, DAO e JSF, eram letrinhas chatas e os livros eram terríveis.
Comecei com o Use a Cabeça, mas infelizmente não tive todo o apoio que eu precisava, tinha muita teoria boa, mas e a prática? Precisava fazer coisas simples, como enviar e-mail, upload de arquivos, entender sessões e etc. Coisa que qualquer desenvolvedor Web tá careca de fazer quando trabalha com qualquer linguagem. Bom, eu precisei de algo melhor e mais didático, não fugindo da parte técnica. Não achei melhor que o livro Desenvolvendo aplicações Web com JSP, SERVELTS, JAVASERVER FACES, HIBERNATE … AJAX. O maior problema que vi e muitos também vêem, é que todo mundo quer começar Java com Bloco de notas, mas eu já tinha conhecimento da linguagem e queria um aprofundamento no desenvolvimento usando a prática de IDE’s, como o Eclipse ou NetBeans, e usar suas facilidades aplicadas a exemplos. Foi o que encontrei neste livro. Ele num fala muito sobre as IDE’s, mas deu base pra trabalhar e de resto, eu me virei.
Depois do livro, entrei em ótimos sites, como o blog do Urubatan daqui do GUJ, e pela primeira vez vi um DAO genérico e entendi como ele funcionava. Peguei uns exemplos na net com Spring, Hibernate e JPA e pude me desenrolar. Tô super satisfeito, melhor impossível. Claro que adquiri outros livros depois, como Spring 2 in Action e o novo do Hibernate. Mas se eu não tivesse base pra colocar tudo trabalhando integrado, estava simplesmente batendo cabeça.
Acho fantástico o GUJ, mas num faço como alguns por aqui que querem suporte. Tem vários caras que perguntam coisas simples e se repetem ao longo de vários posts. Coisas que graças a Deus achei em um livro. Se eu pesquisar Upload de arquivos ou Envio de email, perco a conta. Mas pegar um código e num tem entendimento de como fazê-lo funcionar ou pior, nem saber como alterar da forma como preciso, era um grande problema que eu tinha.
Por isso, eu indico e não abro mão. Agora se o foco do colega for outro, não voltado para trabalhar, mas para aprender e se certificar, ai é melhor mesmo o Use a Cabeça. Tem tanta teoria nele que pelo número de páginas seria realmente impossível colocar a prática.

Abraços

PS: Esqueci de dizer que o autor que não conhece é do DFJUG. Do site que muitos conhecem por causa do projeto JEDI.

Abraços

Ola pessoal (marceloplis, falvesti, ruyoutor, djemacao) e os demais que leram o post.

Primeiramente muito obrigado pelos posts. Quanto a discussão que se segue, gostaria de esclarecer o por quê de minha dúvida no livro. Já possuo uma boa experiência quanto a desenvolvimento desktop e gostaria muito de aprender a fundo desenvolvimento web utilizando JAVA. Quanto as tecnologias JSP e Servlets já possuo algum conhecimento, pois possuo o livro JavaServer Pages: Guia do Desenvolvedor, que digasse de passagem achei muito bom.
A minha intenção agora seria justamente juntar as tecnologias e ver o funcionamento em conjunto das mesmas, uma vez que já trabalhei um pouco com ajax e conheço pelo menos o conceito de JSF (mas nunca trabalhei com ele).
Portanto gostaria de indicações que me ajudassem a suprir estas dificuldades, todas são bem vindas.

Obrigado a todos.

Eu comprei, sou iniciante, e estou gostando bastante!!
Mas por enquanto, estou vendo apenas JSP e Servlets,
não posso opinar sobre o resto.

[quote=gilsonpolito]Ola pessoal (marceloplis, falvesti, ruyoutor, djemacao) e os demais que leram o post.

Primeiramente muito obrigado pelos posts. Quanto a discussão que se segue, gostaria de esclarecer o por quê de minha dúvida no livro. Já possuo uma boa experiência quanto a desenvolvimento desktop e gostaria muito de aprender a fundo desenvolvimento web utilizando JAVA. Quanto as tecnologias JSP e Servlets já possuo algum conhecimento, pois possuo o livro JavaServer Pages: Guia do Desenvolvedor, que digasse de passagem achei muito bom.
A minha intenção agora seria justamente juntar as tecnologias e ver o funcionamento em conjunto das mesmas, uma vez que já trabalhei um pouco com ajax e conheço pelo menos o conceito de JSF (mas nunca trabalhei com ele).
Portanto gostaria de indicações que me ajudassem a suprir estas dificuldades, todas são bem vindas.

Obrigado a todos.[/quote]

Olá gilsonpolito,

Bom, se já possui experiência, ai não sei se é de grande valia o livro. Pois ele foca bastante em JSP e Servlets. JSF e os demais, são introdutórios, mais pra dar um pontapé inicial.
Quando eu tava para comprar o livro, no começo deste ano, na dúvida, mandei um e-mail pro autor. Ele é bem honesto e se explicar sua condição, ele pode indicar um livro melhor. Mesmo não sendo de autoria dele. Bom, o contato dele é no site.
Agora quanto a mim, particularmente somente sabendo sobre sua experiência pra ter certeza de que o livro é o mais indicado. Uma dificuldade que tive, e já expliquei, é que comprei vários livros, Use a Cabeça, Core JavaServer Faces… e na hora de aprender certas coisas na prática e juntar outras, foi complicado. É complicado também pra iniciante procurar na net, porque umas vezes você tem bons artigos mas complexos pro seu nível de entendimento, outras vezes são simples e estão ensinando errado. Você pega uns exemplos feitos por um desenvolvedor avançado, nossa, você pena pra entender. Até hoje ainda sinto dificuldade, mas pelo menos compreendo o que o cara fez. Antes nem isso, parecia que eu estava em outro mundo. Depois de tanto bater cabeça, fui parar no livro, porque não via outra forma de me aperfeiçoar. O Core JavaServer Faces é super completo, na segunda versão. Mas o cara peca em não integrar com outras tecnologias (frameworks) como Hibernate ou usar JPA. Ele fica ensinando componentes e com banco de dados via acesso JDBC (coisa que as empresas usam muito menos que Hibernate).

Bom, da minha parte é isso ai. Abraços cara e bons estudos.

Há, feliz Ano Novo pra todos !

Eu comprei esse livro e achei bom, tem exemplos que no desenvolvimento de sistemas web se usam muito, e além do mais no site do autor tem vários códigos e exemplos do livro para download, esse livro é muito bom mesmo.

falou…