Pelo que me pareceu, você criticou um livro que nem ao menos chegou a usá-lo, por isso fui chato. Não vale dizer que folheou e acabou por ai. O livro nem mesmo tem característica só pra poucas folheadas. Tem coisa e exemplo pakas lá. O Use a Cabeça não é ruim, mas é pouco prático. Diga-se de passagem, seu foco é bem certificação mesmo, coisa que não pretendo tirar, a menos que a empresa que trabalho me force
.
Eu não sou inteligente, muito pelo contrário, sou bem “abaixo da média” para não dizer “donkey”. A questão é que para iniciantes, que como eu, que vim do PHP, palavras MVC, DAO e JSF, eram letrinhas chatas e os livros eram terríveis.
Comecei com o Use a Cabeça, mas infelizmente não tive todo o apoio que eu precisava, tinha muita teoria boa, mas e a prática? Precisava fazer coisas simples, como enviar e-mail, upload de arquivos, entender sessões e etc. Coisa que qualquer desenvolvedor Web tá careca de fazer quando trabalha com qualquer linguagem. Bom, eu precisei de algo melhor e mais didático, não fugindo da parte técnica. Não achei melhor que o livro Desenvolvendo aplicações Web com JSP, SERVELTS, JAVASERVER FACES, HIBERNATE … AJAX. O maior problema que vi e muitos também vêem, é que todo mundo quer começar Java com Bloco de notas, mas eu já tinha conhecimento da linguagem e queria um aprofundamento no desenvolvimento usando a prática de IDE’s, como o Eclipse ou NetBeans, e usar suas facilidades aplicadas a exemplos. Foi o que encontrei neste livro. Ele num fala muito sobre as IDE’s, mas deu base pra trabalhar e de resto, eu me virei.
Depois do livro, entrei em ótimos sites, como o blog do Urubatan daqui do GUJ, e pela primeira vez vi um DAO genérico e entendi como ele funcionava. Peguei uns exemplos na net com Spring, Hibernate e JPA e pude me desenrolar. Tô super satisfeito, melhor impossível. Claro que adquiri outros livros depois, como Spring 2 in Action e o novo do Hibernate. Mas se eu não tivesse base pra colocar tudo trabalhando integrado, estava simplesmente batendo cabeça.
Acho fantástico o GUJ, mas num faço como alguns por aqui que querem suporte. Tem vários caras que perguntam coisas simples e se repetem ao longo de vários posts. Coisas que graças a Deus achei em um livro. Se eu pesquisar Upload de arquivos ou Envio de email, perco a conta. Mas pegar um código e num tem entendimento de como fazê-lo funcionar ou pior, nem saber como alterar da forma como preciso, era um grande problema que eu tinha.
Por isso, eu indico e não abro mão. Agora se o foco do colega for outro, não voltado para trabalhar, mas para aprender e se certificar, ai é melhor mesmo o Use a Cabeça. Tem tanta teoria nele que pelo número de páginas seria realmente impossível colocar a prática.
Abraços