[quote=gilsonpolito]Ola pessoal (marceloplis, falvesti, ruyoutor, djemacao) e os demais que leram o post.
Primeiramente muito obrigado pelos posts. Quanto a discussão que se segue, gostaria de esclarecer o por quê de minha dúvida no livro. Já possuo uma boa experiência quanto a desenvolvimento desktop e gostaria muito de aprender a fundo desenvolvimento web utilizando JAVA. Quanto as tecnologias JSP e Servlets já possuo algum conhecimento, pois possuo o livro JavaServer Pages: Guia do Desenvolvedor, que digasse de passagem achei muito bom.
A minha intenção agora seria justamente juntar as tecnologias e ver o funcionamento em conjunto das mesmas, uma vez que já trabalhei um pouco com ajax e conheço pelo menos o conceito de JSF (mas nunca trabalhei com ele).
Portanto gostaria de indicações que me ajudassem a suprir estas dificuldades, todas são bem vindas.
Obrigado a todos.[/quote]
Olá gilsonpolito,
Bom, se já possui experiência, ai não sei se é de grande valia o livro. Pois ele foca bastante em JSP e Servlets. JSF e os demais, são introdutórios, mais pra dar um pontapé inicial.
Quando eu tava para comprar o livro, no começo deste ano, na dúvida, mandei um e-mail pro autor. Ele é bem honesto e se explicar sua condição, ele pode indicar um livro melhor. Mesmo não sendo de autoria dele. Bom, o contato dele é no site.
Agora quanto a mim, particularmente somente sabendo sobre sua experiência pra ter certeza de que o livro é o mais indicado. Uma dificuldade que tive, e já expliquei, é que comprei vários livros, Use a Cabeça, Core JavaServer Faces… e na hora de aprender certas coisas na prática e juntar outras, foi complicado. É complicado também pra iniciante procurar na net, porque umas vezes você tem bons artigos mas complexos pro seu nível de entendimento, outras vezes são simples e estão ensinando errado. Você pega uns exemplos feitos por um desenvolvedor avançado, nossa, você pena pra entender. Até hoje ainda sinto dificuldade, mas pelo menos compreendo o que o cara fez. Antes nem isso, parecia que eu estava em outro mundo. Depois de tanto bater cabeça, fui parar no livro, porque não via outra forma de me aperfeiçoar. O Core JavaServer Faces é super completo, na segunda versão. Mas o cara peca em não integrar com outras tecnologias (frameworks) como Hibernate ou usar JPA. Ele fica ensinando componentes e com banco de dados via acesso JDBC (coisa que as empresas usam muito menos que Hibernate).
Bom, da minha parte é isso ai. Abraços cara e bons estudos.
Há, feliz Ano Novo pra todos !