Livro sobre Padrões

13 respostas
J

Pessoal,

Alguem poderia me inidicar algum livro bom sobre padões ?
Ja ouvi o pessoal aqui dizendo qeu o core pattern j2ee nao eh muito bom !

Gostaria de um voltado para java. Estou trabalhando com ejb3 e struts, então gostaria de um q focasse em ejb3.

valeu …

13 Respostas

Rafael_Nunes

Design Patterns (GoF)
Patterns of Enterprise Application Architecture (Martin Fowler)

J

Rafael Nunes:
Design Patterns (GoF)
Patterns of Enterprise Application Architecture (Martin Fowler)

tem algum bom em portugues ??

Rafael_Nunes

O primeiro você encontra em português, o segunão não sei lhe dizer.
Em português tbem tem o ‘Padrões de Projetos em Java’

1112

Também tem o Head First Design Patterns, que saiu em português como “Use a Cabeça! Padrões de Projeto (Design Patterns)”, mas não sei se a tradução ficou boa.

Depende do que você quer com os livros, também. O GOF é um bom catálogo de padrões, enquanto o Head First ensina a usá-los.

Rafael_Afonso

Olá:

Sugiro que você dê uma busca neste fórum por livros de padrões, pois já tivemos esta discussão antes.

Grato,

grprado

Se você procura livros de padrões em java fique com o “Padrões de projeto em Java” ou, melhor ainda, com o Head First Design Patterns (o inglês mesmo, pois o nacional…). Li parcialmente os 2 e gostei muito.

O livro do GOF é a mãe dos outros livros de Patterns. Infelizmente ele é muito técnico e altamente voltado a smalltalk e C++. Não que isso seja ruim, mas como você quer livros em java, fuja desse então.

Só um detalhe, nenhum desses livros apresenta ejb, struts ou dao por exemplo. Todos são catalogos de patterns, esclarecendo e indicando para qual tipo de problema podem ser melhor aplicados.

C

Head First Design Patterns

Z

Head First Design Patterns é ótimo. Mas recomendo muito o Applying UML and Patterns (tem versão traduzida), que além de ensinar padrões, mostrar como arquitetar um projeto de software com padrões usando um exemplo do mundo real.

O livro possui uma grande didática, não é enfadonho. Leitura indispensável para quem se interessa por programação e projeto orientado a objeto.

grprado

É verdade, havia me esquecido desse e os exemplos são em java.
A tradução até onde eu li estava boa.

Fabricio_Cozer_Marti

Head First Design Patterns pra começar

J

Gostaria de saber onde eu encontro o livro Design Patterns (GOF) 1.ºedicao em portgues…

alguem sabe???

procurei mas nao achei…

Obrigado

pcalcado

QUe tal se você descobrir o nome dos autores ou o isbn com uma busca no Google ou Amazon, depois procurar na sua livraria virtual predileta?

srfeudal

Dê uma folheada virtual no Head First Design Patterns
http://books.google.com.br/books?id=LjJcCnNf92kC&printsec=frontcover&dq=head+first&lr=&ei=lpd7SITMOIXUjgGUlNDJCA&sig=ACfU3U3sBEGB9qUVZMrPTRHiUw-5P-edvQ#PPR10,M1

Criado 13 de abril de 2006
Ultima resposta 14 de jul. de 2008
Respostas 13
Participantes 11