Livro

Qual o livro mais adequado para aprender a modelar OO … tipo … nao quero um livro q aborde conceitos, sintaxe do java nada … quero aprender a “pegar” um problema/sistema do zero e analisá-lo pra descobrir as classes, relacionamentos tal … poderia ser um livro que mostrasse passo a passo (desde a especificação, análise, projeto até a implementação) a construção de um sistema OO sem deixar de lado as boas práticas de programação …

valeu

Eu tenho “Utilizando UML e padroes”, e achei mto bom, pois ele nao trata somente de UML, ms foca muito em analise de projetos baseados em OO tambem

http://www.temporeal.com.br/mod_perl/livraria.pl?acao=ver_detalhes&isbn=8573076518&volume=0&ano_publ=2000&rnd=GUJ

Rafael

Olá colega, !

Olha, um livro que tem exatamente isto que você quer é o “Aprenda Programação Orientada a Objetos em 21 dias”, particularmente não sou muito fã desses livros que prometem um aprendizado rápido, mas, como diz o ditado “não julgue o livro pela capa”. :slight_smile: Acredito que este seja uma exceção… apesar de o livro não ser lá muito didático, (não recomendaria ele como ponto de partida para alguém que não tem NENHUM conhecimento em OO)

O livro é de 2001 né Rafael ? mas e abordagem é aplicada (atual) ainda né ? pq eu tenho um livro do YOURDON q eu nao gostei muito pq ele trata usando uma notação própria dele, que varia um pouco em relação ao UML e o livro não nenhum pouco didático na minha opinião, não fala de padrões tal …

Eu gostei mto do livro. Ele nao tem uma secao especifica para uml e nem uma especifica para padroes de projeto… isso eh feito gradativamente… no geral, o livro usa como exemplo um sisetma de ponto de vendas ( PDV ) para o livro todo, abordando desde os requerimentos iniciais ate as partes mais complexas do projeto… entao, conforme o livro vai sendo apresentado, o autor vai mostrando as partes do uml que se aplicam, entao explica elas e tal…

O livro eh basicamente teorico, mas ha algumas partes em codigo… e o melhor, emJava… qq cosia que use codigo, eh usado Java. Eh um livro sobre padroes de programacao e projetos em OO mesmo, com a utilizacao de uml para fazer o servico!

Rafael

Hoje, passeando pela livraria concorrente da patrocinadora do GUJ 8) , descobri um livro chamado Java Design. Me lembrei desse tópico e dei uma olhada “por cima” no livro. Parece bom e acho que atende o que vc tá procurando:

JAVA DESIGN
Autor: KNOERNSCHILD, KIRK
Editora: ADDISON WESLEY PUB
ISBN 0201750449
Livro em INGLES
BROCHURA
1 Edição 2002

This book includes the following parts – 1. OO Principles and Patterns. 2. Introduction to the UML. 3. Fundamental UML. 4. UML and Software Process. 5. Modeling Strategies. 6. Requirements Modeling. 7. Problem Analysis. 8. Behavioral Modeling. 9. Structural Modeling. 10. Architectural Modeling. 11. Designing Subsystems.

Os livros do Yourdon não são nada didaticos, embora ele tenha um grande conhecimento, não consegue passar isso de uma forma muito clara. Concordo também quando tu fala da notação própria dele, isso prejudica um pouco, mas mesmo assim são ótimos livros.

Valeu galera … eu comprei o livro Utilizando UML e padrões do Craig Larman … li só uns 5 capítulos ainda, mas realmente estou empolgado … é muito claro e didático … até agora ele mostrou diferenças entre análise e projeto, pontos críticos de projeto, modelo iterativo e incremental de desenvolvimento, especificação de requisitos, use cases, … agora está em um estudo de caso sobre um sistema de ponto de vendas …

O interessante, é vai abordar muita coisa sobre padrões, tanto da “Gangue dos Quatro” (Singleton, Facade e alguns outros) como os padrões GRASP de atribuição de responsabilidades … vai tratar ainda a estruturação de aplicações em camadas, a criação de frameworks tal …

acho que este livro foi um bom investimento

[]s Julio