Galera,
Qual o melhor livro, o mais completo, sobre design patterns ??
valeu
[]s
Galera,
Qual o melhor livro, o mais completo, sobre design patterns ??
valeu
[]s
Depende cara, se você quer um para J2EE em especifico, comprei um recentemente que se chama "Core J2EE Patterns: As Melhores Práticas e Estratégias de Design"
Há outros que não são focados em especifico para java , que irá te dar uma visão mais macro da coisa, Design Pattern da Gangue dos 4, não estou conseguindo lembrar exatamente como é o nome do livro, tenho em casa e posto depois aqui.
como só li o Core Patterns… fico com ele, é um ótimo livro
Era este mesmo, aliás, acho que é este o mais famoso também.
que o pessoal comenta ser da Gangue dos 4, não é isso matheus?
o livro da gang dos 4 é um, o Core J2EE Design Patterns é outro… (eu mencionei esse ultimo) … o da gang é o primeirão lançado…
Beleza… valeu galera…
vou ver se compro o Core J2EE e queria mais algum geral só para java… sem ser para J2EE…
Há alguma discussão na comunidade ser os Core J2EE patterns são design patterns “puros” . Eles são dependentes de plataforma (J2ee) e mesmo dependentes de versão da plataforma (um nova especificação J2ee pode tornar alguns deles obsoletos, por exemplo).
Mas para fins praticos é, de fato, um catalogo de conhecimento obrigatorio para um desenvolvedor J2EE.
Agora para design patterns mais genericos (GOF) eu li alguns titulos que passo aqui :
um ebook free e inacabado de Thinking in Patterns in Java http://www.mindview.net/Books/TIPatterns/. Um autor é muito didatico e o texto é acompanhado de exemplos claros.
Design Patterns Java Workbook tambem um bom livro. Apenas GoF , com exemplos J2SE (GUis por exemplo).
[/b]
Tudo bom!
Seria interessante que você tivesse também o livro Padrões de Projeto (GoF). A tradução da versão em português está muita boa e além disso de tá muitas dicas de onde e como utilizar os padrões.
Os exemplos são em C++ e Smaltalk mas tem os diagramas em UML que você consegue entender numa boa.
Obs: Alguns dos padrões do Core J2EE são baseados nestes padrões.
Abraços.
ops… DELETED
ops… DELETED
O que vocês acham deste: “Padrões de Projeto em Java STEVEN JOHN METSKER”
Conteúdo:
PARTE I ? PADRÕES DE INTERFACES
INTRODUÇÃO AOS PADRÕES
INTRODUÇÃO AS INTERFACES
ADAPTER
FAÇADE
COMPOSITE
BRIDGE
PARTE II ? PADRÕES DE RESPONSABILIDADE
INTRODUÇÃO À RESPONSABILIDADE
SINGLETON
OBSERVER
MEDIATOR
PROXY
CHAIN OF RESPONSABILITY
FLYWEIGHT
PARTE III ? PADRÕES DE CONSTRUÇÃO
INTRODUÇÃO À CONTRUÇÃO
BUILDER
FACTORY METHOD
ABSTRACR FACTORY
PROTOTYPE
MEMENTO
PARTE IV ? PADRÕES DE OPERAÇÃO
INTRODUÇÃO ÀS OPERAÇÕES
TEMPLATE METHOD
STATE
STRATEGY
COMMAND
INTERPRETER
PARTE V ? PADRÕES DE EXTENSÃO
INTRODUÇÃO ÀS EXTENSÕES
DECORATOR
ITERATOR
VISITOR
PARTE VI ? APÊNDICES
APÊNDICE A: RECOMENDAÇÕES
APÊNDICE B: SOLUÇÕES
APÊNDICE C: UMA VISÃO
RÁPIDA EM UML
GLOSSÁRIO
BIBLIOGRAFIA
ÍNDICE
??
É que quero começar por design patterns para J2SE, depois vou para o J2EE e não encontrei o livro da gangue dos 4 para vender
Em termos de conteudo parece ser um livro muito bom, não tenho conhecimento dele, mas engloga os principais patterns ( ADAPTER -
FAÇADE - SINGLETON - OBSERVER - BUILDER - STRATEGY ) e organizado por padrões, o que é muito interessante.