Olá pessoal!
Preciso de uma orientação e agradeço pelas opiniões.
Programo em Delphi e estou começando aprender Java. Meu interesse é por desenvolvimento para web. Já conheço orientação objeto e pretendo comprar um livro. Estive pesquisando e vi alguns posts nos quais as opiniões dividem-se entre:
Use a Cabeça! Servlets & JSP e Java - Como programar.
Qual desses vocês me indicariam?
Desde já agradeço.
Cara, é o seguinte… o use a cabeça´ele é mais didático… porém tem o use a cabeça Java que é mais voltado para a linguagem Java que eu acho também importante voce dar uma lida… Porém o Livro como programar do Deitel, é mais detalhista… dai vai da sua vontade de querer aprender… se é mais “divertido” ou mais cientifico.
FLW
Bom se vc já tem os conceitos muito bem definidos de orientação a objetos, acho que deve realmente dar uma olhada em servlets e jsp, para conhecimento já que são a base de todas as aplicações e frameworks Web.
O livro de servlets e jsp da série use a cabeça gosto bastante, tem bastante exemplo prático e totalmente focado ao ambiente web, para estudo web recomendo-o sim. Já o livro do Deitel, á mais focado na linguagem e suas particularidades, mas como já disse que conhece a linguagem, talvez seja desnecessário. Até tenho este livro se se interessar, podemos negociar rs
Recomendo, depois de entendidos os conceitos web, passar ao estudo e integração de frameworks, atualmente são poucas as aplicações, nao legadas, que usarão servlets puramente. Dê uma olhada por: jsf, struts, jpa, ejb, spring.
[]s
Bom, eu não conheço o java a fundo, conheço o conceito de orientação objeto, conforme comentei estou aprendendo e pretendo trilhar o caminho da web.
Obrigado.
Bom, o livro “JAVA - Como Programar” é visto como a Bíblia do Java, da pesquisa que fiz sobre o valor, encontrei em uma livraria no centro aqui de SP que apenas trabalha com livros deste gênero.
Não sei se posso citar o nome da livraria, mas se preciasr avise…
Abraço.
Eu estou estudando os dois… porém acho o livro do Deitel meio lerdo… é muito detalhe muita coisa pra voce pegar pra aprender… ja o use a cabeça ou a apostila da Caelum, é mais dinamico… Porém no Deitel voce aprende um conteudo mais solido.
Denisspitfire,
Aproveitando a pegada Deitel, estou com dificuldade em um exercício do cápítulo 3, em que capítulo você esta ?
Quanto ao Use a Cabeça, pequei o livro ontem e fiz o download da Caelum também…
Estou pensando em comprar o JAVA - Como Programar, mais será que o mesmo aborda desenvolvimento para web?
Obrigado.
Pois é rapaz, ele não é voltado para a Web, mas ainda sim ele não deixa você na mão, os capítulos finais dele aborda o desenvolvimento web.
Após ler o Deitel, procure Java para web, editora novatec, é uma ótima sugestão mas não estou com o ISBN dele agora.
Nele você vai encontrar:
JAVASERVERFACES
HIBERNATE
FACELETS
SEGURANÇA
GRÁFICOS
RELATÓRIOS
WEBSERVICES
Acredito que em sua primeira leitura (Deitel), você vai saber como manusear a ferramenta e moldar uma boa base de recursos e conhecimento, já na segunda leitura (Java para Web)
é algo específico e que vai te proporcionar o mundo web.
Obrigado pelas informações pessoal.
rbcastro.
E aquele livro JDBC e Java O’Reilly. Alguem tem uma opnião sobre ele? estou pensando em compra-lo, parece que é em oracle.
Consulte esse roadmap da linguagem Java. Tem livros desde o básico até o avançado:
http://pontov.com.br/site/java/47-javageral/89-roadmap-java
Não entra em desenvolvimento específico (web, games, banco, etc), mas é o caminho para iluminação sobre a linguagem em si e suas boas práticas.
[quote=rbcastro]Olá pessoal!
Preciso de uma orientação e agradeço pelas opiniões.
Programo em Delphi e estou começando aprender Java. Meu interesse é por desenvolvimento para web. Já conheço orientação objeto e pretendo comprar um livro. Estive pesquisando e vi alguns posts nos quais as opiniões dividem-se entre:
Use a Cabeça! Servlets & JSP e Java - Como programar.
Qual desses vocês me indicariam?
Desde já agradeço.
[/quote]
Eu aprendi pelo livro do Deitel, ele é longo e detalhista sim. Mas trata principalmente do java SE. Não é o foco outras áreas como web. Seus capítulos voltados a essas informações são apenas introdutórios. Entretanto, sem base de SE, é mais difícil aprender web.
Mas, a apostila da Caelum é mais básica e te ensina mais rapidamente a linguagem, de forma mais simples.