Livros backend

Eu tava tentando programar jakarta EE, mas encontrei uma abordagem em que colocam código java no HTML usando os tag libs.
Pesquisando mais afundo notei que há como modularizar o negócio criando APIS.
Alguém conhece algum livro que ensine a criar Apis java? - pode ser jakarta EE msm. Se possível gostaria um que ensinasse front-end tbm, como react e tals.

Se vc está falando do meu material, deixa eu tentar te explicar, pelo menos o que eu acredito ser a melhor forma de aprender. Não adianta construir uma casa começando pelo telhado. Primeiro vc limpa o terreno, faz a terraplanagem, prepara o alicerce etc. Desenvolvimento de software é a mesma coisa. Primeiro vc aprende a base e constroi o resto em cima. Eu entendo sua ansiedade de querer ir logo para o fim do processo, mas antes vc tem um caminho à trilhar. Aprenda primeiro o básico, um passo de cada vez, entenda como as coisas funcionam e depois vá avançando. Na edição atual do meu livro vc vai aprender as bases do desenvolvimento para web e ainda assim, muitas coisas vão ser tratadas por cima, como por exemplo a modelagem de um banco de dados. Aí, com aquilo aprendido, vc parte para as coisas mais modernas ou usadas na indústria, como frameworks front-end, frameworks back-end, serviços/microsserviços, autenticação etc. Pular etapas pode até dar mais ou menos certo, mas um bom profissional precisa entender como as coisas funcionam. Além disso, saber das bases te auxilia inclusive em como avançar, como ter um repertório mais robusto. Muita gente não vai concordar com o que eu acredito, pois vivemos num mundo bastante imediatista, mas pra mim pelo menos é assim que deve funcionar. Não me leve a mal, mas é fácil perceber que você não sabe muito bem nem o que está falando, então vai com calma pra fazer direito. Se mesmo assim nada que eu falei lhe foi útil, na Udemy tem vários cursinhos direto ao ponto, basta dar uma procurada e ver as avaliações. Outra coisa, se vc está por fora de quase tudo, aí o buraco é mais embaixo. Vale muito mais a pena vc fazer um curso presencial de verdade, em que os assuntos vão ser apresentados na ordem e você vai ter um melhor aproveitamento. Trilhar o caminho sozinho é meio complicado. Tem que ter pelo menos um norte. No meu livro é esperado que o leitor conheça o básico de algoritmos, que saiba um pouco da linguagem Java, que tenha tido contato com banco de dados relacional, que tenha aprendido HTML e CSS básicos etc.

7 curtidas

Analisando o seu livro, este texto e parando para refletir realmente acho que é interessante continuar estudando o seu material msm- mas eu queria encontrar um jeito de evitar adicionar código java nas Tags(JSPs), por acreditar que isso dificulte a manutenção e tals.
Aliais o seu livro é excelente diga-se de passagem, muito bem escrito! - e bastante completo

Mas não é adicionado código Java algum nas JSPs. A ideia das taglibs é bastante comum em frameworks MVC, fica tranquilo quanto à isso. Cada framework ou tecnologia vai chamar essa abordagem de uma coisa diferente, mas é bastante comum. O ruim e desaconselhável é vc realmente escrever código Java PURO dentro do JSP e isso não é ensinado no livro, apesar de ser possível de fazer. Uma aplicação web tradicional vai ser construída dessa forma, ou seja, usando as “tags” do framework que vc escolher, ou na unha mesmo como ensinado inicialmente no livro. No livro é tudo feito meio em baixo nível, pro leitor aprender como as coisas funcionam, depois que vai melhorando. Ainda assim, nesse ano eu pretendo expandir o material, trazendo coisas que se usa de fato no mundo real. Tenho planos de um capítulo de Spring MVC, um de APIs REST, um de frameworks front-end, um de engines de relatórios, um de autenticação, um de implantação etc. Eu até tenho o material pronto, mas preciso escrever, colocar as coisas em ordem, mas agora não dá…

2 curtidas

Entendi, não sabia que era o padrão- pesquisando um pouco vi que asp.net usa tbm- o seu livro é excelente e acho bastante completo, se adicionar apis rest, framework front end e etc fica melhor ainda.
Fico muito grato que tenha o disponibilizado aqui, está me ajudando bastante e parece que quanto mais eu aprendo do Java mais ainda falta para me aprofundar - o que fica difícil tendo em vista que material em português é complicado de achar- Percebi que não sei expressões lambdas e pretendo pesquisar um pouco além de programação paralela e assíncrona.
De todo modo, desenjo boa sorte aos seus projetos aí :wink:!