Livros de ciência da Computação

Olá:

O que pessoal que fez faculdade de computação (e que não entrou no mercado vindo de outra especialização, como o meu caso) sugerem de livro de introdução à Ciência de Computação? Seriam úteis? Eu achei estes três livro e queria saber a opinião de vocês:

Mais sugestões serão bem-vindas. E aproveitando, o que sugerem de inteligência artificial. Aqui há uma relação dos livros relacionados o assunto. O que sugerem?

Grato,

Olha estou ainda na Faculdade fazendo sistemas de informação. Mas minha noiva esta fazendo mestrado em educação e tecnologia no Cefet. E fez Ciencias da computação, pra ela tbm foi dificil entrar no mercado de trabalho, mesmo assim ela batalhou e conseguiu, hoje ela é gerente de projetos e dá aula na Faculdade que estudo!!!
Uma dica que posso te dar é se aprofundar mais em algoritmos, escolher uma linguagem e saber muito de hardware´s. Contudo ter sempre atualizado as ferramentas de uso.

Livros bons que possam te ajudar a se abrager é arquitetura de Computadores de Tennebaum.
E tcp/ip volume 1 e 2 de Dougla Commer.

*Pegar um pc velho e brincar de desmonta-lo e montar!!! Estudar todas as vias de memoria!!! O sistema Operacional que é muito básico para quem esta fazendo este tipo de estudo!!!

Espero ter te ajudado!!!

Thokk:

Obrigado pela ajuda mas a questão é já trabalho com Java há um bom tempo (5 anos). De forma forma que creio ter uma bagagem prática razoável. Também na faculdade peguei uma matéria de introdução à algorítmos. O que sinto falta é de apresentação à parte mais teórica, como grafos, por exemplo.

Grato,

Como eu disse anteriormente, é que sistemas operacionais é o avalanche em programação, pois bem pq vc não pega toda a estrutura e dedica-se mais a sistemas operacionais…

Vou te ajudar vou receber um trabalho que fiz com todas as dll´s e etc do sistema operacional. Assim que meu professor me entregar, mando pra vc via e-mail… ok???

Assim posso te ajudar em algo!!!

Pegue o curriculum de CC de uma facudlade e leia as biografias basicas. Mais ou menos o que fiz.

Olá:

  • Thokk: Obrigado pela ajuda, mas não precisa se dar ao trabalho. :slight_smile:
  • pcalçado: Sugestão interessante… vou fuçar nos sites dos cursos de CC.

Grato,

oque seria um CC ?!?!?!

No google "451.000.000 para cc (0,14 segundos) "

é interessante nao usar ciclas…

CC = Cências da Computação

Cara um livro bom na area q vc quer (teoria da computação) é o livro
Algoritmos teoria e pratica do Cormen.


http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=1&ProdId=166575&ST=SE

Embora o nome parceça q é um livro so de algoritmos, na verdade é um livro q aborda a teoria da computação como um todo, desde algoritmos de ordenação, passando por grafos, até problemas NP completos (que são a busca do graal da computação) sempre focando bastante na análise dos algoritmos, complexidade e coisas afins.

Se vc for bom no ingles prefira a versão em ingles, pois essa apresenta alguns erros de tradução.

Segue uma lista de alguns livros / autores conhecidos na computação :wink:

Algoritmos, complexidade computacional e fundamentos:
TAOCP, Introduction to Algorithms, Concrete Mathematics

Teoria da Computação
Jon Von Neumann, Alan Turing, Alonzo Church, Jeffrey Ullman

Otimização
Va?ek Chvátal, Herbert Wilf, Volker Strassen, Christos Papadimitriou

Teoria dos Grafos / Matróides
Paul Erdos, Reinhard Diestel, Edsger Dijkstra, Leonhard Euler, Matroid Theory, Jack Edmonds

Banco de dados
Peter Chen, Egdar Codd

Computação gráfica
James Foley, Gonzalez / Woods

Redes de Computadores
Vinton Cerf, Andrew Tanenbaum

Sistemas operacionais / Design de Linguagens
Dennis Ritchie, Niklaus Wirth, Gilad Bracha, Grace Hooper, Konrad Zuse

IA Conexionista
Simon Haykin, Marvin Minsky, Frank Rosenblatt

IA Simbólica
Tom Mitchell, Artificial Inteligence - A Modern Approach

1 curtida

Quem conhecer mais autores, postem também :smiley:

em Otimização, adicionando Peter Shor :mrgreen:

Acho que depois do TAOCP, o maior clássico da área é o SICP. Eu estou começando a estudar o CTM, que é uma espécie de “sucessor” do SICP, abrangendo mais paradigmas de programação.

Acho que voces todos estao viajando bastante.

Se voce quer um livro e esta apenas comecando com computacao, pegue algo bem mais light e que seja mais focado em codigo, como o Algorithms in C, do Robert Sedgewick. Cheio de excelentes ilustracoes.

So depois va para o Cormen.

E só parta pro TAOCP depois que entender muito bem o do Sedgewick e do Cormen!

O SICP é usado para introdução à computação no MIT. É uma abordagem menos algorítimica do que o Sedgewick ou CLRS (O TAOCP é demais mesmo, heh).