Livros de IA

Oi pessoas.
Tenho que admitir: uma das matérias preferidas na faculdade é IA.
Eu tenho que ler nem que seja 5 páginas por dia de um livro de IA (Norvig ou Rudger, algo assim), senão não durmo bem :slight_smile:
Mas gostaria de livros melhores… alguém aí conhece livros realmente bons?

Por exemplo, Sistemas Especialistas. Não é fácil encontrar com esse nome, mas sim na área de representação do Conhecimento, Agentes Lógicos e Agentes Inteligentes, certo?

Queria trocar opiniões com a moçada aqui do GUJ sobre isso.
Abraço.

i cara aki eh bloqueado sites de compra senao te passava uns links

tem um com o nome de sistemas especialistas que engloba todos os topicos citado por vc acima, o sobrenome do autor eh rezende, da um com uma capa amarela e preta, faz uma buca nao deve ser dificil encontra-lo, nao sei se atualizaram o livro pois a edicao q vi era de 2003, um outro livro tbem eh a tradução do livro de IA um de capa verde com mais ou menso umas 1000 paginas, um amigo meu leu ele todo e disse q o conteudo eh bom, e q a tradução está boa e tals…

vlws

Já procurou por livros sobre lógica fuzzy?

Paulo Silveira fez uma indicação aqui:
http://www.guj.com.br/posts/list/33386.java#178728

Realmente acho meio difícil algum livro generalizado ser melhor que os do norwig para IA e do Simon Haykin para RNAs…

Dá uma olhada nesse http://www.amazon.com/Artificial-Intelligence-Modern-Approach-Prentice/dp/0137903952/ref=pd_bbs_1?ie=UTF8&s=books&qid=1212074184&sr=8-1

Eu to começando a achar isso também (quanto ao do Norwig. Não cheguei em RNAs ainda).

A IA tem várias “vertentes”. Eu pessoalmente gosto muito da área de Aprendizado de Máquina. Recomendo muito o livro “Machine Learning” do Tom Mitchell. Uma coisa legal de AM é q é prático e pode ser usado várias em aplicações reais (vide as de Data Mining).

[quote=isneiqui]A IA tem várias “vertentes”. Eu pessoalmente gosto muito da área de Aprendizado de Máquina. Recomendo muito o livro “Machine Learning” do Tom Mitchell. Uma coisa legal de AM é q é prático e pode ser usado várias em aplicações reais (vide as de Data Mining).
[/quote]

Verdade.
Eu vou fazer o possível para não comprar o livro do Norvig. Ele tenta abranger tudo, é muito bom mesmo. Ele é tão indicado quando o do Cormen et. al. para Algoritmos e Estruturas de Dados.

Abraço!

Espero que ainda não seja tarde para postar no tópico:
Programming Game AI By Example - Do Mat Buckland
Game AI Engine Programming - do Brian Schwab.

Ah sim, e tem esse ótimo feed também: http://aigamedev.com/feed/

Além do clássico Norvig, claro.

Não se impressionem. Os livros são relacionados a games, mas é uma das áreas que mais utiliza e desenvolve a IA atualmente.

da uma conferida neste:

http://www.linuxmall.com.br/index.php?product_id=1605

foi extremamente indicado quando fiz o JAI de Computação BioInspirada na SBC 2004 em Salvador.

Aproveitando o embalo… tem algum livro de IA que ensine IA mas na pratica sem muita matematica? estes livros citados e os livros que conheço sobre IA tem muito embasamento em matematica… precisava de um livro com uma liguagem mais clara e objetiva com pouca matematica (somente o necessario) e que não explique por meio da matematica e sim de maneira pratica e não com terorias matematicas… alguem conhece algum livro assim?

O do Mat Buckland, ali em cima. Não é “by example” à toa.
Ele não fica demonstrando matematicamente os algoritmos.

Mas a parte de Steering Behaviors vai exigir conhecimento de vetores, isso não tem como escapar.

o foda é aquelas formulas malucas… fica foda de entender e implementar coisas com aquelas formulas malucas de alfabeto grego… vetores não são dificeis o problema é aquelas algebras doidas e fodidas…

olha, pode não ser exatamente o que vc quer, mas se você quiser aprender IA na marra, em cima de exaustivos exemplos, pega o Matlab® e dá uma olhada nas toolboxes, todas elas vem com pdf de tutorial e uma cacetada de exemplos.

eu estou lendo o ‘tutorial’ da logica fuzzy do matlab.
cara, é um pdf com umas 250 páginas cheio de exmplos e como implementar no matlab. assim fica fácil ver funcionar.

com certeza vai ter isso pra outras áreas da IA tb, o programa é fera.

Dá uma olhada no artigo que acabei que deixei no fórum da PDJ, sobre vetores:
http://www.programadoresdejogos.com/forum/viewtopic.php?p=58457

Os Steering Behaviors são fortemente baseados nesse conceito.