Livros de melhores práticas

12 respostas
Metallica

Fala pessoal,

Sei que existem alguns livros, não especificamente de Java, que tratam de melhores práticas, dicas de eficiência, dicas em geral.

Alguns deles são:
[list]Refactoring (Refatoração) de Martin Fowler[/list]
[list]Clean code (Código limpo)de Robert Martin[/list]
[list]Effective Java (Java efetivo) de Joshua Bloch [/list]
[list]Pragmatic programmer (Programador pragmático) de Andrew Hunt[/list]

Enfim, são quase que leitura obrigatória para os profissionais bem qualificados. Existe algum outro nesse estilo?

====================================================================================

Sugeridos nas respostas do tópico:
[list]Design Patterns (Padrões de Projeto de Software) de Erich Gama et al. ou Head First Design Patterns (Use a cabeça: Padrões de Projeto) de Kathy Sierra et al.[/list]

12 Respostas

dreampeppers99

Não sei se encaixa na sua lista mas acabei de ler um livro rápido e muito bom de ler. Livro - High Performance Web Sites que dá (alert: [color=red]jabá[/color]) dicas como fazer um site mais rápido mas nao tratando de assuntos no backend especificamente. Esse livro foi grande inspiracao para a criacao de YSlow (ferramenta da Yahoo!).

ViniGodoy

Eu colocaria também o clássico livro de Design Patterns. E claro, qualquer livro de patterns relacionados a sua tecnologia específica.

Os livros da série “Effective” também são muito bons, seja qual for as tecnologias que vc for usar (Effective C++, More Effective C++, Effective STL, Effective Java, Effective TCP/IP).

leoramos

Tu fala o da série Head First? Comprei essa semana, tá me agradando. Veremos.
Até onde cheguei, indico!

dreampeppers99

Eu acho que ele quis dizer o classico Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software

ViniGodoy

Era do livro que o dreampeppers citou mesmo. Mas o head first também é muito bom, por isso cito ele no meu Roadmap Java e o clássico no meu Roadmap C++.

Grinvon

Sei que é um pouco fora de contexto, e se trata mais de um livro de implementação do que conceitual ou de boas práticas. Mas é um livro bem interessante ainda mais se você quer ver cases mais fora do comum, como implementação de web crawler, download manager, parser de linguagem basic entre outros.

Recomendo, portanto, o livro: The Art of Java de Herbert Schildt e James Holmes.

adriano_si

Qual o teor do Effective Java ???

Esquece, lí o RoadMap do Vinni

Tchello

adriano_si:

Esse é uma leitura essencial e obrigatória de todo programador java que tenha ao menos 1 ano de experiência.

adriano_si

Tchello:
adriano_si:

Esse é uma leitura essencial e obrigatória de todo programador java que tenha ao menos 1 ano de experiência.

Poutz cara, já tô atrasado então… heuehueehueheuehue

Vou correr atrás do Preju.

Metallica

ViniGodoy:
Eu colocaria também o clássico livro de Design Patterns. E claro, qualquer livro de patterns relacionados a sua tecnologia específica.

Os livros da série “Effective” também são muito bons, seja qual for as tecnologias que vc for usar (Effective C++, More Effective C++, Effective STL, Effective Java, Effective TCP/IP).

Opa,

Também sou fã da série Head First, vou adicionar esses de Design Patterns na lista, realmente são ótimos.

Ouvi falar de um tal “Code complete” também me pareceu excelente, o que dizem?

johnny_quest

Então, um livro que gostei de ler e ninguém citou ainda é o

Core J2EE Patterns: Best Practices and Design Strategies
Deepak Alur, John Crupi and Dan Malks

Para quem quer se tornar um arquiteto, a leitura deve livro é obrigatório,
fora que dá uma visão completa de algumas das melhores práticas no JEE.

Metallica

Pessoal,

Alguém tem algo a dizer sobre estes outros dois títulos do Uncle Bob?

The Clean Coder: A Code of Conduct for Professional Programmers (mais novo, de 2011)

Agile Software Development, Principles, Patterns, and Practices (mais antigo, de 2002)
Criado 22 de julho de 2011
Ultima resposta 30 de jul. de 2011
Respostas 12
Participantes 8