Sei que existem alguns livros, não especificamente de Java, que tratam de melhores práticas, dicas de eficiência, dicas em geral.
Alguns deles são:
[list]Refactoring (Refatoração) de Martin Fowler[/list]
[list]Clean code (Código limpo)de Robert Martin[/list]
[list]Effective Java (Java efetivo) de Joshua Bloch [/list]
[list]Pragmatic programmer (Programador pragmático) de Andrew Hunt[/list]
Enfim, são quase que leitura obrigatória para os profissionais bem qualificados. Existe algum outro nesse estilo?
Sugeridos nas respostas do tópico:
[list]Design Patterns (Padrões de Projeto de Software) de Erich Gama et al. ou Head First Design Patterns (Use a cabeça: Padrões de Projeto) de Kathy Sierra et al.[/list]
Não sei se encaixa na sua lista mas acabei de ler um livro rápido e muito bom de ler. Livro - High Performance Web Sites que dá (alert: [color=red]jabá[/color]) dicas como fazer um site mais rápido mas nao tratando de assuntos no backend especificamente. Esse livro foi grande inspiracao para a criacao de YSlow (ferramenta da Yahoo!).
ViniGodoy
Eu colocaria também o clássico livro de Design Patterns. E claro, qualquer livro de patterns relacionados a sua tecnologia específica.
Os livros da série “Effective” também são muito bons, seja qual for as tecnologias que vc for usar (Effective C++, More Effective C++, Effective STL, Effective Java, Effective TCP/IP).
leoramos
Tu fala o da série Head First? Comprei essa semana, tá me agradando. Veremos.
Até onde cheguei, indico!
Era do livro que o dreampeppers citou mesmo. Mas o head first também é muito bom, por isso cito ele no meu Roadmap Java e o clássico no meu Roadmap C++.
Grinvon
Sei que é um pouco fora de contexto, e se trata mais de um livro de implementação do que conceitual ou de boas práticas. Mas é um livro bem interessante ainda mais se você quer ver cases mais fora do comum, como implementação de web crawler, download manager, parser de linguagem basic entre outros.
Recomendo, portanto, o livro: The Art of Java de Herbert Schildt e James Holmes.
adriano_si
Qual o teor do Effective Java ???
Esquece, lí o RoadMap do Vinni
Tchello
adriano_si:
Esse é uma leitura essencial e obrigatória de todo programador java que tenha ao menos 1 ano de experiência.
adriano_si
Tchello:
adriano_si:
Esse é uma leitura essencial e obrigatória de todo programador java que tenha ao menos 1 ano de experiência.
Poutz cara, já tô atrasado então… heuehueehueheuehue
Vou correr atrás do Preju.
Metallica
ViniGodoy:
Eu colocaria também o clássico livro de Design Patterns. E claro, qualquer livro de patterns relacionados a sua tecnologia específica.
Os livros da série “Effective” também são muito bons, seja qual for as tecnologias que vc for usar (Effective C++, More Effective C++, Effective STL, Effective Java, Effective TCP/IP).
Opa,
Também sou fã da série Head First, vou adicionar esses de Design Patterns na lista, realmente são ótimos.
Ouvi falar de um tal “Code complete” também me pareceu excelente, o que dizem?
johnny_quest
Então, um livro que gostei de ler e ninguém citou ainda é o
Core J2EE Patterns: Best Practices and Design Strategies
Deepak Alur, John Crupi and Dan Malks
Para quem quer se tornar um arquiteto, a leitura deve livro é obrigatório,
fora que dá uma visão completa de algumas das melhores práticas no JEE.