Livros e cursos sobre Ruby on Rails - Uma busca frustrante

Oi pessoal, boa tarde.

Queria tecer alguns comentários sobre minhas últimas buscas por livros sobre Rails.

Ultimamente tenho tentado ser prático nas coisas que eu faço, tentando ir sempre direto ao ponto. Minha primeira tentativa em aprender um pouco de Rails foi fazer o curso do Sang Shin (www.javapassion.com). O curso é legal, totalmente prático, mas sinceramente tudo que eu fiz durante o curso se resumiu a usar o NetBeans para fazer tudo para mim. Acabei não aprendendo quase nada, apesar de ter feito o curso inteiro.

Minha segunda tentativa foi comprar o livro “Rails para desenvolvedores Java” traduzido pela editora Ciência Moderna. Achei o livro um lixo. Não consegui passar dos primeiros capítulos. Muito cansativo, péssima tradução.

Minha terceira e atual tentativa foi a aquisição do livro do Rodrigo Urubatan, o qual tem sido discutido últimamente aqui na comunidade. Bem, sinceramente também não gostei do livro… Achei a introdução ao Ruby muito superficial e o primeiro projeto do livro envolve MUITAS coisas diferentes, atrapalhando o aprendizado. Achei que o livro poderia ser mais passo a passo, comentando o código (dentro do código e não somente depois das listagens). Sei que para aprendermos algo de fato devemos aplicar os conceitos em uma situação prática, mas infelizmente ainda não acho que estou seguro o bastante para fazer algo de verdade com o que vi até agora. O livro não se propõe a tornar quem o lê um mestre em Rails, mas ainda acho que ele deveria ter sido dividido em mais projetos, indo do mais simples ao mais complexo em várias etapas e não em um único capítulo. Talvez uma próxima edição, quem sabe…

Pelo que vejo, a maioria dos livros que tratam de Rails se propõem a fazer uma breve introdução ao Ruby, mas que infelizmente é sempre muito mal feita e tenho quase certeza que é isso que dificulta a minha vida.

Conclusão? Não vou mais investir em livros nacionais de Rails antes de ter um sólido conhecimento em Ruby… Tenho dado uma olhada em livros na Amazon, e estou pensando em comprar o “Programming Ruby 1.9: The Pragmatic Programmers’ Guide (Facets of Ruby)”. Alguém já leu? O que achou? Estou em dúvida se compro esse (Pickaxe) ou o The Ruby Way. Qual me indicam?

Além disso vou começar o curso do Satish Talim (comprei o pdf do livro dele), todos falam muito bem desse curso.

Além de Ruby, tenho me interessado por Python também, e estou pensando em comprar esse livro aqui para ter uma introdução à linguagem e depois passar para algum sobre Python 3. Alguma opinião?

Enfim, estou escrevendo apenas para deixar minhas impressões de como tem sido complicado encontrar uma fonte boa para o aprendizado do Rails. Posso estar falando bobagem para alguns de vocês, mas creio que não seja só eu que esteja tendo dificuldade. Acredito que essa dificuldade esteja ligada principalmente ao fato de atualmente eu não ter tempo para fazer quase nada além do meu mestrado, mas ainda acho que os materiais de Rails que eu citei deveriam ter sido criados com um pouco mais de carinho. Muita gente mete o pau nos livros dos Deitel, mas se os autores seguissem um pouco a forma deles ensinarem, ou seja, ir devagar e passo a passo, repetir o código várias vezes destacando as alterações, comentando o código e principalmente oferecendo exercícios práticos acho que teríamos melhores materiais e nosso dinheiro seria melhor investido.

Grande abraço a todos.

Eu comecei exatamente pelo curso do Satish Talim para aprender Ruby e também comprei o PDF dele. Para introduzir Ruby, foi o suficiente pra mim. Logo depois fui atrás de estudar Rails. Tentei realizar o curso do Javapassion mas também não achei interessante o fato do Netbeans fazer tudo pra mim, na minha opinião o ideal é aprender via terminal porque assim os comandos do Rails são melhor assimilados. Foi então que pensei em comprar um livro, e como sou fã da série Head First acabei comprando o Head First Rails um pouco depois que ele saiu. Acho o livro excelente, porém as partes de testes e de Ajax poderiam ser melhor exploradas.

P.S. - Uma outra excelente fonte de estudos é o Rails Guides

[quote=davidbuzatto]

Minha segunda tentativa foi comprar o livro “Rails para desenvolvedores Java” traduzido pela editora Ciência Moderna. Achei o livro um lixo. Não consegui passar dos primeiros capítulos. Muito cansativo, péssima tradução.

Minha terceira e atual tentativa foi a aquisição do livro do Rodrigo Urubatan, o qual tem sido discutido últimamente aqui na comunidade. Bem, sinceramente também não gostei do livro… Achei a introdução ao Ruby muito superficial e o primeiro projeto do livro envolve MUITAS coisas diferentes, atrapalhando o aprendizado. Achei que o livro poderia ser mais passo a passo, comentando o código (dentro do código e não somente depois das listagens). Sei que para aprendermos algo de fato devemos aplicar os conceitos em uma situação prática, mas infelizmente ainda não acho que estou seguro o bastante para fazer algo de verdade com o que vi até agora. O livro não se propõe a tornar quem o lê um mestre em Rails, mas ainda acho que ele deveria ter sido dividido em mais projetos, indo do mais simples ao mais complexo em várias etapas e não em um único capítulo. [/quote]
Otimo, essa observações são muito valiosas e peço a genteliza de conhecer a Comunidade Javalivros, e também expor lá as observações lá, incluse a que vc fez ao livro do Urubatan, dos que compraram o livro pode ser que você tenha outras informações e opniões tanto a favor como contra.
Berkeley University tem disponibilizado cursos e de Ruby on Rails, Java entre outros completos em videos , estou tentando ver se abaixo os videos e faço a legenda deles para que a comunidade desfrute desse material valioso , vai dar um baita trabalho mas acho que vale apena.

Acesse http://javalivros.ning.com

e boa sorte.

Fala ae David… é o Douglas do LIA, hehe. Bom, não conheço Rails, mas como disse o colega acima, eu também sou grande fã da série Head First… dá uma olhada na abordagem do livro e vê o que você acha…
abraços

Eu já li a versão online do Pickaxe, o livro do Urubatan e comprei o The Ruby Programming Language, da O’Reilly.

O melhor deles é o TRPL, recomendo fortemente. Muito prático e não aborda nada de Rails. Ele passa por todos os tópicos da linguagem de uma forma bastante concisa e clara. Tem vários exemplos de código pelo livro, o que é muito importante em livros de programação. Faltou só uns exercícios. :stuck_out_tongue:

Dizem que o Ruby Way é muito bom também, mas esse eu nunca li.

Sobre o Ruby, recomendo este livro: http://www.pragprog.com/titles/ruby3/programming-ruby-1-9 . Como pode ver no site, você pode comprá-lo como ebook.

Antes desse eu li o http://www.amazon.com/Ruby-Programming-Language-David-Flanagan/dp/0596516177/ref=sr_1_1?ie=UTF8&s=books&qid=1245777705&sr=1-1 . Ele ajuda complementar algumas coisas desse livro acima.

Como o primeiro é o mais atual, geralmente quando preciso reestudar algo, dou uma olhada nele.

Rails recomendo outro livro também da pragprog que é o http://www.pragprog.com/titles/rails3/agile-web-development-with-rails-third-edition . Achei ótimo também!

Obrigado pelas dicas.

Comprei o Pickaxe e o Learning Python 3ed na Amazon. Agora é só esperar chegar.

[]´s