Livros e informações sobre Sistemas ERP e CRM

Olá Galera,

Sou iniciante em Java e procuro informações sobre desenvolvimento de sistemas ERP e CRM, porém aqui no fórum não consegui encontrar uma luz. Somente mercado e valores para desenvolver um.

Gostaria de saber por onde começar a estudar e saber se existem livros sobre esse assunto e quais são indicados para um melhor desenvolvimento.

[]'s

MArcio

Olá Márcio, tudo bem?

Bom a minha dica é: Já que você está iniciando em java, não se preocupe com ERP, CRM entre outros. Foque seus estudos no estudo da plataforma e da linguagem java. Após isso, estude e entenda bem os design patterns de desenvolvimento e dê uma boa estudada também nos frameworks “mais quentes” no mercado.

Após estes estudos, você vai ver que você vai saber mais de ERP e CRM do que agora. :wink:

Grande abraço.

Minha dica : não criar o que jà existe e anda bem.

Melhor encontrar um sistema open source que você gosta e adpata-lo a suas necessidades

Abs,
Pierre-Jean

Eu também estou atrás de um bom livro, ou um tutorial completo, que sirva como uma guia para construir um aplicativo de gestão e ao mesmo tempo estudar Java.

Já li as mensagens anteriores, onde um usuário sugere usar algum sistema pronto, outro sugere estudar Java… mas gostaria de algo mais específico.

Eu já tenho um bom conhecimento de Java 2 SE, fiz duas cadeiras na faculdade, meu trabalho de conclusão em Java TV (ainda não existia o Ginga-J) e personalizei alguns projetos open source em empresas que trabalhei.

O que eu procuro é um guia, um passo a passo, pra fazer um sistema de controle de clientes, contas a pagar/receber, emissão de boletos (e posteriormente implementar emissão de NF-e).

Na verdade, procuro uma versão Java deste livro em Delphi: http://www.relativa.com.br/livros_template.asp?Codigo_Produto=13274

Alguém tem algo pra recomendar que atenda essas necessidades?