Livros Java

Galera,

estou colocando Java para desenvolvimento WEB aqui na minha empresa e gostaria de comprar alguns livros para os programadores, pois eles nunca viram Java.

Estamos usando, VRaptor e Hibernate.

VRaptor acredito que não tenha livros, mas Hibernate sem dúvida. Alguem poderia indicar algum? Gostaria também de um livro com o conceito de Java para a Web.

Valeu.

Pro JPA 2 para Hibernate.

Mesmo que o VRaptor não tenha livro, indico o Use a Cabeça - Servlet e JSP.

Valeu Herbert! Conhece algum que une os conceitos da especificação JPA com a implementação do Hibernate?

Core Java server faces, caso queira fazer algo em JSF e acredito que os básicos de HTML com CSS, JavaScript e Ajax tanto da colação use a cabeça quanto da novatec do “maurício samy” são otimas leituras!

[quote=JackOld]Valeu Herbert! Conhece algum que une os conceitos da especificação JPA com a implementação do Hibernate?[/quote]Tem o Pro Hibernate 3 mas ainda assim ficaria com o Pro JPA 2.

O Hibernate implementa o JPA 2, ou seja, tudo o que você soube do JPA o hibernate vai obedecer.

Tem também a opção de contratar alguém para dar um curso na empresa, mas para isso a gente conversa por fora. :lol: :lol: :lol:

Jack, só um questionamento:

Tem certeza que é uma boa ideia bombardear seus programadores com frameworks, se eles nunca nem viram Java? Não seria melhor uma apostila/livro/curso rápido sobre Java mesmo primeiro, depois Java Web + Frameworks?

Pode parecer pior, mas creio eu que no final o resultado será muito mais recompensador

[quote=Rodrigo Sasaki]Jack, só um questionamento:

Tem certeza que é uma boa ideia bombardear seus programadores com frameworks, se eles nunca nem viram Java? Não seria melhor uma apostila/livro/curso rápido sobre Java mesmo primeiro, depois Java Web + Frameworks?

Pode parecer pior, mas creio eu que no final o resultado será muito mais recompensador[/quote]Na boa? Ele realmente tem muita razão. [=

Po Sasaki, bombardear com 2 frameworks !? Pegou pesado…hauhauha

VRaptor - lisinho sem estresse…
HIbernate - Criteria tranquilinho…

Mas sério, eles já fizeram o curso básico de Java. E eu falei no meu post que eu queria um livro básico de Java também para eles engrenarem. E eu escolhi o VRaptor como framework, ou seja simplicidade maior impossível!!! Se fosse o danado do JSF eu dava razão, mas po com 10 minutos o cara já manja de VRaptor :wink:

[quote=JackOld]Eles já fizeram o curso básico de Java. E eu falei no meu post que eu queria um livro básico de Java também para eles engrenarem. E eu escolhi o VRaptor como framework, ou seja simplicidade maior impossível!!! Se fosse o danado do JSF eu dava razão, mas po com 10 minutos o cara já manja de VRaptor ;)[/quote]Básico de Java vá de Use a Cabeça - Java, muito bom.

eu comprei os livros nos quais eu julgo que todo dev web pra java necessita


http://www.horstmann.com/corejsf/
http://www.manning.com/panda/ *
http://www.amazon.com/Effective-Java-2nd-Joshua-Bloch/dp/0321356683

  • opcional

Acho que esse livro é o que você está procurando:

http://www.novateceditora.com.br/livros/javaparaweb/

ele aborda o desenvolvimento de uma aplicação completa em Java, desde a interface até o banco de dados, e algumas perfumarias como relatórios e envio de e-mails. Ele aborda tecnologias como JSF 2, Hibernate, Spring Security e JasperReports. Ele é muito bom para quem quer uma visão geral do assunto, mas você e sua equipe ainda precisarão se aprofundar em cada assunto específico.

Bom, como você percebeu, existe uma centena de frameworks Java para Web, persistência, etc. Bom, vocês até podem começar com Java pelos frameworks Web para ganhar algum tempo, mas assim que suas aplicações ficarem de pé, não deixem de estudar a linguagem Java, bons livros sobre o assunto:


http://www.submarino.com.br/produto/6841099/livro-certificacao-sun-para-programador-java-6-guia-de-estudo

[quote=JackOld]Po Sasaki, bombardear com 2 frameworks !? Pegou pesado…hauhauha

VRaptor - lisinho sem estresse…
HIbernate - Criteria tranquilinho…

Mas sério, eles já fizeram o curso básico de Java. E eu falei no meu post que eu queria um livro básico de Java também para eles engrenarem. E eu escolhi o VRaptor como framework, ou seja simplicidade maior impossível!!! Se fosse o danado do JSF eu dava razão, mas po com 10 minutos o cara já manja de VRaptor :wink:

[/quote]
Bom, se você quer somente o básico, aí realmente, não tem com o que se preocupar, mas tome cuidado…

Se um projeto começa errado com Hibernate, pra arrumar depois é um pé no saco :slight_smile:

[quote]Galera,

estou colocando Java para desenvolvimento WEB aqui na minha empresa e gostaria de comprar alguns livros para os programadores, pois eles nunca viram Java.

Estamos usando, VRaptor e Hibernate.

VRaptor acredito que não tenha livros, mas Hibernate sem dúvida. Alguem poderia indicar algum? Gostaria também de um livro com o conceito de Java para a Web.

Valeu. [/quote]

Acho que pra começar, provavelmente você já tenha as apostilas, mas caso não tenha, baixe as apostilas gratuitas da Caelum, e peça para os programadores da sua empresa lê-las e implementá-las, vai ajudar muito!

Dois livros,

um para o básico e intermediario em Java que eu considero muito bom por ser bastante prático.

Java 7 - Ensino Didático
Autor: Furgeri, Sergio
Editora: Erica

E um outro tambem bastante didático mas mais voltado a Java na web (inclui hibernate).

Desenvolvimento Para Web Com Java
Autor: Araújo, Everton Coimbra
Editora: Visual Books

Só queria ressaltar que acho legal o dono da empresa querer ajudar os desenvolvedores dessa forma.

Eu particularmente nunca vi isso hehehee