Bom galera… Ja tenho alguns livros em mente… mas to com muitas duvidas ainda…
Andei pesquisando em foruns e tal sobre livros mas so vejo topicos antigos (2006/2005 pra tras)…
Eu to querendo comprar na vdd 3 livros…
a) J2me que abrange MIDP 2.0 – Procurei e nao acho… =/ Tem gnt q diz que o Livro: “Core J2ME - Tecnologia e MIDP” abrange e tem gnt q fala q nao… entao tenho essa duvida =/ E caso alguem saiba de outro livro… xD
b) Um bom sobre J2EE – Nao vi dificuldade em achar opinioes nao, mas ja que to perguntando sobre livros e tb to querendo… Quero saber as opnioes de vcs =D
c) E um booom pra jogos em java… – Tava pensando no “Killer Game Programming in Java”, mas queria saber se tem algum mais novo ou melhor na opniao de vcs… Vi o “Pro Java 6 3D Game Development” mas eh so pra java 3D, queria outro q abrange 2D tb… Este ai quero comprar masi pra frente… =]
Um livro que não é de java, mas vale a pena também é o Programming Game AI by Example, do Mat Buckland.
O site é http://www.ai-junkie.com
O Killer Game Programming in Java que está disponível no site do autor não é muito diferente do livro original. Aliás, eu tenho o livro impresso aqui e, fora o fato de ser melhor de ler no papel, o conteúdo em si não tem muita diferença. O da versão impressa é até um pouco menor.
ViniGodoy
Aliás, se você vai fazer GameDev “hardcore” eu recomendo fortemente que você procure aprender C++. Não é fácil, mas é a linguagem dominante na área, de longe. Tem muito mais APIs do que o Java.
Se quer só brincar mesmo, veja também o XNA da Microsoft, ou o 3D Game Studio, ou ainda pegue para fazer um mod usando o Aurora Toolset do Neverwinter Nights 2. É muito produtivo e o resultado sai bastante divertido e compensador.
Agora, se a curiosidade é ver isso em Java mesmo, aí os livros indicados ali em cima já vão te atender plenamente!
LPJava
bom topico…ASsim vinny vc q tem uma vasta experiencia em tecnologia jme e jogos, a respeito do que vc falou acima refere-se a jogos para celular ou jogos tradicionais…
Eu tô sumido pq tô dando aulas a noite na Federal… e vindo pro trabalho de dia!
Na verdade, eu quase não estudei ainda jogos em dispositivos móveis. Eu gosto mais do “hardcore” PC em fullscreen mesmo, usando placa de vídeo e alguma API 3D, ou com uma IA mais pesada…
Eu já não seria a pessoa certa para te indicar um livro de mobile…
Mas eu sei que um bom caminho é você conhecer o Java2D. Montar alguns joguinhos no PC te ajuda a trabalhar a lógica e é bom ter um conhecimento de como se organiza um jogo antes de entrar nas limitações de um celular.
ownlux
Vlw ViniGodoy…! =]
Vou dar uma olhada nesse livro pra games…
O fato de eu estar lendo games pra java… eh pq na vdd quero desenvolver jogos pra Mobile…
Sei que API, tecnologia, tudo muuda… Mas o que eu quero eh saber um pra complementar o outro…
=]
C++ ainda penso em estudar tb… mas a principio eh java msm =D
eee LPJava
Esse livro ai que vc postou, lendo nas especificacoes dele, acho q nao fala sobre MIDP 2.0 ne? Ou fala?
=]
ownlux
Bom… Entao to pensando em comprar esses 4 livros a seguir…
Mas tenho algumas duvidas em relacao a eles… =/
Parece ser um bom livro… mais eu cheguei a uma conclusao… depois de apanhar muito… nao compro mais esses livros acima de mil paginas…
pq?
Por que quando chega no meio do livro… acontece alguma coisa… ou vc se desmotiva… as vezes é redundante demais o livro… e o estimulo vai para o saco… se eu comprar um livro nesse nivel so se for para consultar… mais nda de pegar do cap 1 ate o final para ler… prefiro comprar 2 livros de 500 pg e ler do que um 1 mil… pelo seguinte fato… pegando um de 500pg como a serie head first vai direto ao assunto e o que eu preciso de imediato… ai compro outro para complementar aquilo que nao vi… e acabei lendo mil paginas sem perder a motivacao…
A pior coisa para um estudante é perder a motivacao… em ler um livro e quando olhar para o mesmo sentir raiva… aconteceu isso com o deitel por exemplo…
O do tomcat está na minha lista para comprar… bom… outras ferramentas mais eficiente que o tomcat, e ouço muito a galera falar: “para que vc quer aprender o tomcat dessa forma? Se tem a ide q ti dar tudo configurado?” Bom cada cabeça é mundo hhehe entao vai de cada um… mais parece ser um bom livro e analisado o comentarios a respeito eu compraria…
Os demais nao conheço!!
Bom isso na minha opniao…
ViniGodoy
Esse é o livro que indiquei!
É o mesmo que o DavidBuzzato também usou para desenvolver o JMario.
Mas não é focado em Mobile, só em desenvolvimento geral de games mesmo.
No site do autor tem um joguinho sidescroller em jnlp, o mesmo que ele mostra como fazer no livro.
ownlux
eeH ism… foi o que vc indicou sim…
Ta na lista pra compra =]
E qnto ao J2EE, realmente,… Vc tem razao LPJava… 1000 paginas eh treco pra caramba… aheauhaeu… eeh, acho q vo dar mais uma olhada em j2EE =)
O que preciso saber eh sobre o j2ME, q na vdd, eh o mais importante pra mim… ehehe =]
Vinicius_Sartori
eu nao posso garantir que tenha mais no www.apostilando.com tem uma apostila de J2ME
ownlux
EEeh… tem sim… Mas essa eu ja baixei e imprimi jah… =D
Mas vlw msm assim… =]