Livros sobre Java em pt-br.. a maioria são fracos

tava lotado de livros de livros sobre java em pt-br mas a maioria 90% é aquele tipo de livro…
“crie uma aplicação X usando ferramente X, Z e Y”, ai eles vão la fazendo a aplicação… ai vc acompanha… mas ai chega um determinado momento que
você faz alguma coisa que não faz a menor idéia do por que fez, pq o livro não diz… acho isso pessimo
so eu que odeio esse tipo de livros?

Prefiro 10x livros extremamente técnicos… que mostram bem a fundo como funciona a tecnologia… como:
EJB/Hibernate em Acao / JSP & Servlets (use a cabeca) e coisa do tipo…

procuro muito um livro assim sobre JSF… e até agora nada :frowning:

você poderia ver o Core Java Server Faces… é bem focado nesse framework…

e quanto a qualidade destes livros, acho que você vai encontrar o que você quer em livros mais focados, sendo assim dê preferência a livros que abordem menos assuntos, por exemplo, ao invés de pegar um livro sobre 3 frameworks, pegue um livro dedicado a cada fraemwork, neste caso 3…

claro que você vai demorar mais para aprender os três, mas esse é preço natural do aprofundamento em algum assunto…

[quote=faeldix]tava lotado de livros de livros sobre java em pt-br mas a maioria 90% é aquele tipo de livro…
“crie uma aplicação X usando ferramente X, Z e Y”, ai eles vão la fazendo a aplicação… ai vc acompanha… mas ai chega um determinado momento que
você faz alguma coisa que não faz a menor idéia do por que fez, pq o livro não diz… acho isso pessimo
so eu que odeio esse tipo de livros?

Prefiro 10x livros extremamente técnicos… que mostram bem a fundo como funciona a tecnologia… como:
EJB/Hibernate em Acao / JSP & Servlets (use a cabeca) e coisa do tipo…

procuro muito um livro assim sobre JSF… e até agora nada :([/quote]
Esse tipo de livro “faça Z com A, B e C” não são exclusivos de java, tampouco em pt-br.
PHP, C#, ASP.NET (C# e VB.NET) e várias outras linguagens sofrem com isso.
É culpa das editoras porcas, de autores toscos e de gente que crê que java se programa arrastando botão.
Aprender a programar requer disciplina, investimento, seja em cursos bons, graduação ou mesmo livros bons.
Além do que, aprender inglês é meio caminho andado…

+1 Core Java Server Faces

Sobre JSF eu li o core também. E gostei bastante.
E ele já é focado na versão 2.

[quote=maior_abandonado]você poderia ver o Core Java Server Faces… é bem focado nesse framework…[/quote]+1
Eu tenho esse livro, ele é muito bom. [=

Na boa? Aprenda a ler em inglês. Você vai encontrar uma quantidade bem maior de material bem mais focado.

Realmente.
Muitos dos meus problemas eu acabo resolvendo senão aqui no stack overflow que é em inglês.
Fora que os livros de referência são em inglês e não sofrem dos problemas de tradução.
Uma vez em um livro vi traduzirem array para arranjo.
Até entender que era o array já imagina.