Estou para comprar alguns livros para estudar programação Java J2SE e j2EE, pensei nos livros da serie use a cabeça, mas estou em duvida por que preciso aprender rápido para começar a usar a linguem logo então pensei em livros mais práticos já que os livros use a cabeça parecem ser mais teoria e não daria para usar como referencia no desenvolvimento, em pesquisas achei alguns livros da editora Novatec e uns do autor Edson Gonçalves e até um da editora Campus (Java Server Pages Guia do Desenvolvedor) gostaria de uma opinião de vocês, estou precisando aprender rápido com muita pratica, não penso em certificação pelo menos não por enquanto.
Obs. Não sei nada de Java, sou Web Design formado em tecnologia em desenvolvimento e analise de sistemas, mas não programo só conhecimento de logica e algoritmo.
Eu gosto muito dos livros da serie Use a Cabeça e ajuda muito e em minha opinião não é tão teórico assim, vai da sua disponibilidade para estudar e principalmente praticar…
Existem livros que tipo …Java em 21 dias e afins, que na verdade vc não estara aprendendo vc estara decorando algumas linhas de código as vezes sem nem saber oque faz direito …
eu acredito que é melhor vc pegar um livro com um bom conteudo e se dedicar para estudar …
Recomendo os livros da serie “Head First”. São muito explicativos e não te enganam.
Não há milagre no aprendizado. Como o vitorfarias disse, os livros “aprenda xxx em 21 dias” (ou horas, ou minutos, sei lá) te ensinam o básico, mas não te dão nenhum embasamento. A série “Head First” ao contrário, te mostra melhores exemplos e estimulam o leitor a pensar.
Obrigado, acho que vou fazer o seguinte então, pegar os livros da serie use a cabeça mesmo, em português meu inglês está muito ruim ainda e preciso de uma leitura rápida coisa que no inglês vai demorar, mas vou acompanhar a leitura com os pdfs em inglês ai para ter um pouco mais de pratica estou pensando em assinar a Java Magazine e acompanhar as vídeo aulas para pegar mais a parte pratica de desenvolvimento e aumentar mais o conhecimento (informação atualizada sempre), oque vocês acham?
Fiz uma lista dos livros da serie que considero interessante e que pretendo comprar, gostaria de uma opinião de quem tem ou já leu, outra coisa a tradução é mesmo muito ruim? E sobre certificação lendo esses livros já da para pensar em SCJA e SCJP (OCJA e OCJP) ou é melhor comprar livros específicos? A leitura será nessa ordem, segue lista:
Use a Cabeça! Programação
Use a Cabeça SQL
Use a Cabeça Desenvolvimento de Software
Use a Cabeça Java
Use a Cabeça Padrões de Projetos
Use a Cabeça Análise & Projeto Orientado ao Objeto
Use a Cabeça! Web Design
Use a Cabeça HTML com CSS e XHTML
Use a Cabeça JavaScript
Use a Cabeça! Ajax Profissional
Use a Cabeça! Servlets & JSP
Use a Cabeça! PHP & MySQL
Se não sabe Java de fato, então deveria estudar apenas Java SE por enquanto. Se você quer Java
direto ao ponto sem rodeios sem muitas explanações/abstrações (eu gosto rs) então vá de cara
para o FJ-11 da Caelum (eu fiz o curso é show). Estude por um mês mais ou menos, só isso e
vá postando aqui no forum suas dificuldades e, só depois de você avançar essa fase/etapa é que
o assunto Web (Java EE) deveria ser discutido…
Olá os livros da serie use a cabeça sao um bom começo como ja foi dito pelo pessoal
além deles gostaria de acrescentar o livro do Deitel java como programar e um livro extenso mas ótimo como referencia
Então por esse motivo eu coloquei os livros nessa ordem assim dou uma boa revisada nos termos básicos de programação e desenvolvimento de software passando por logica, sql, projeto, analise, até html, css, java script e ajax depois java básico (j2se), padrões passando depois para jsp (j2ee) e de bônus php e mysql.
Tenho os pdfs das apostilas disponíveis da caelum e o material do curso da globalcode academia java de um amigo, será que só com essas apostilas da para aprender bem dispensando os livros?
Pelo o que tenho ouvido falar esses livros tem uma ótima didática, mas não é bom para usar como referencia com eles você aprender de verdade tipo entender como tudo funciona e a partir dai você se vira sozinho não é como alguns livros que você lê não intende nada e toda vez que vai fazer alguma coisa tem que ficar consultando (usando a receita do bolo) eu ainda não li nenhum e posso até estar enganado quanto a minha afirmação peço que me corrijam se estiver errado, mas é bem isso que vejo o povo falar, e é por isso que estou querendo compra-los e pedindo opinião sobre a compra e sobre os livros.