Load Balance

4 respostas
J

Olá

Tenho uma aplicação feita apenas em JSP/Servlets que roda no TomCat 5.5 e Java 5.
Estão querendo colocar essa aplicação em Load Balance, mas ainda não sei em quantos servidores e nem como vão implementar o load balance.

Gostaria de saber se preciso modificar alguma coisa no aplicação e/ou no tomCat para a replicação das sessões, pelo o que pesquisei aqui no forum o pessoal disse que o tomCat não é lá essas coisas trabalhando em load balance.
Se for isso mesmo, que vocês recomendam no lugar do tomCat? Jboss?

Obrigado.

4 Respostas

P

Alguns pontos a verificar para a migração para um cluster:

1. Tipo de objetos armazenados na sessão
  • Devem ser todos “Serializable”
  • Tente limitar o número de acessos ao objeto de sessão durante o processamento de um request
  • Tente limitar a quantidade de informação armazenada na sessão
  1. Tag no web.xml

2. Uso de caches

• Verifique se e como são cacheados os resultados obtidos em um recursos centralizado (ex: banco de dados)
  1. Uso de arquivos
  • Caso vc. faça acesso direto ao sistema de arquivos, verifique como isto funcionará no cluster. É um diretório compatilhado ? Ficará em um storage ? Aparece com o mesmo nome em todas as instâncias ?

PS: Trocar Tomcat por JBoss é bobagem. O JBoss incorpora o Tomcat e, se sua aplicação já não precisa de EJBs e outros recursos, não vejo motivo para mudar.

J

Obrigado pela ajuda psevestre.

Bom, vamos lá.

1-) Todos os objetos que são armazenados na sessão já são Serializable

2-) Tag <distributable/> no web.xml

Desculpe minha ignorância, mas você diz no web.xml da aplicação né?
Como devo passar os parâmentros nessa tag? você tem algum exemplo?

3-) Acredito que não há nada sendo salvo em cache. Para as conexões que eu saiba apenas são criados os pools de conexão.

Deculpe minha ignorância outra vez :cry:
Não sei se pode existir alguma configuração para que os recursos fiquem em cache. Que eu saiba não tem. Pelo menos nessa aplicação.
Obs.: Não fui que desenvolvi, apenas “herdei” para dar manutenção.

4-) Não são feitos acessos ao FileSystem.

Bom, considerando essa pequena análise, acredito que não tenha então muito o que mudar.
Dessa forma a aplicação teoricamente estaria pronta para atuar em load balance? :shock:

Obrigado.

P
  1. é só colocar logo no início do WEB-INF/web.xml.
<web-app >
   <display-name>Minha aplicação</display-name>
   <distributable/>
   <!-- resto do arquivo -->
</web-app>

Quanto ao “teoricamente”: Não deixe isto ao acaso. Repita como se fosse um mantra: teste,teste,teste…

J

:lol:

Com certeza irei testar bastante sim!

Bom, pelo menos vou ter que mexer bem menos do que eu esperava.
Os resultados de encontrei de minhas pesquisas na internet não mostravam isso de forma tão simples… melhor assim!

Obrigado pela ajuda.

Criado 16 de outubro de 2008
Ultima resposta 17 de out. de 2008
Respostas 4
Participantes 2