Local de armazenamento das dependências

1 resposta
C

Pessoal,

Estou iniciando um pequeno projeto em JEE no eclipse, e surgiu muitas dúvidas a respeito das dependências:

Vi que através do servidor de aplicação (ex.: WildFly) tem como obter todas as dependências do JEE apenas com uma simples configuração no projeto (adicionar o WildFly runtime). Porém, dessa forma ele traz todas dependências disponíveis no servidor. É uma má pratica deixar todas no projeto? Pode gerar algum problema?
E se eu quero usar uma implementação diferente do que tem no servidor de aplicação escolhido, teria como trocar sem gerar conflitos? (Ex.: o wildfly usa RESTEasy, porém quero usar Jersey)

Estou usando o maven também, quais são as diferenças entre usar as dependências do servidor de aplicação ou configurar tudo pelo maven?

E por fim, na opinião de vocês, qual a melhor forma de adicionar dependências a um projeto de pequeno porte?

Grato!

1 Resposta

peczenyj

Vamos la

a minha experiência me diz que sempre que vc usa algo diferente do servidor em produção isso é uma fonte infinita de problemas.

talvez vc queira substituir a dependencia X por Y pq Y é mais ‘leve’ e talvez para alguns tipos de teste isso possa ser util. mas em algum momento vc precisa que o seu projeto seja o mais similar, senão igual, ao que vai rodar em no fim das contas.

em alguns lugares vc tem um ambiente de staging que é uma copia ( as vezes menor ) de produção então vc tem o mesmo hardware, mesmo SO, mesmos pacotes, etc. vc pode desenvolver com X e verificar com Y, porém a minha experiencia mostra que os maiores problemas a serem descobertos são entre dois projetos diferentes que interagem entre si no mesmo ambiente ( tipo sistema de login e sistema gerador de boleto ) seja pq um deles não escala/usa mais memoria/é mais lento/esta bugado ou seja pq tem alguma incompatibilidade que só foi descoberta tarde demais ( vc quer fazer X mas o outro sistema precisa de Y primeiro ).

minha sugestão é: não inventa. ja é um problema suficientemente complicado a resolução de dependencias ( pesquise sobre “classloader hell”) então pegue as boas praticas do maven e siga em frente. dependencias demais são um saco sobretudo se vc não precisa.

Criado 16 de abril de 2016
Ultima resposta 19 de abr. de 2016
Respostas 1
Participantes 2