Localiozar registro

Olá pessoal.
Bom dia…

Tenho numa mesma tabela registros de alunos como segue:

Nome do Aluno, Número, Ano Letivo, Bimestre, Serie, Ativo_SN (Este último campo, se o aluno desistir, etc, coloca um não e ele nao aparece mais como ativo em outro form das provas aplicadas)

Normalmente os registros seguem uma numeração incremental.
Neste caso, preciso, de cada classe, os alunos sempre comecem do nº 1 (coloco a mão esse numero)
Exemplo. Nome do Aluno =Kathia Leite nº= 1 Ano Letivo=2014 Série 1ª Bimestre 1º
Para cada série os alunos sempre começam com nº1

Quando for inserir um registro novo, preciso comparar com os campos edit, se não vai repetir o nome, nem o numero do aluno na mesma (série) Tenho 3 série (1ª, 2ª e3ª)
Se o aluno for para outra série, o nome dele já está cadastrado, mas a série vai ser outra e o número tb (editar Registro).

O que preciso, quando estiver cadastrando em uma mesma série , que uma busca n~çao deixe cadastrar o mesmo aluno, com nº diferente, ou outro aluno com nº já usado por outro.

Como faço essa busca, para dar um alerta (show Message = nº já utilizado nesta série) ou ShowMessage (aluno já cadastrado nesta série)

Por locate não funciona muito bem.

Podem ajudar?

Grde abraço.
QQ ajuda é muito bem vinda.

Olá,cara,eu faço uma busca com os parametros que o usuario inseriu no formulario e passo os resultados para um arrayList,se o arrayList estiver vazio,não existe ninguem com os parametros passados,se o arrayList estiver com algum registro,foi porque ele acho alguem,dai você emite alguma mensagem dizendo que não pode usar o nome,entendeu? como eu não sei nem que linguagem você está usando,eu descri assim resumido.