Log no sistema(Insert , update)

Bom dia Pessoal, gostaria de criar um log no sistema , informando o Usuário que criou ou alterou um determinado cadastro.
Por exemplo no cadastro de Usuário, quero saber quem cadastrou um Novo usuário, ou se foi alguma alteração, qual campo que foi alterado.

Alguém pode me ajudar ??

Ev

Cria uma nova tabela chamada log/eventos/registros, com as colunas: id, evento, usuario, data, hora

Aí cria uma classe (só pra não ficar estendendo seus códigos, vai ficar mais organizado pra vc tbm), faz o insert igual você faz normalmente e pronto, tá pronto o sorvetinho.

Aí em todos os inserts, updates, deletes, vc chama a classe que faz esse insert na tabela de registros

Mas, como eu vou fazer dinamicamente por exemplo:
O Campo nome estava “Jose” e Alterou para “João”, não gostaria de ficar enchendo de if(comparando !obj1.getNome.equals(obj2.getNome)), pois são varias tabelas no meu sistema.

Gostaria de saber se existe alguma forma mais dinâmica.

Nesse caso vc pode vc fazer o select, ler os campos, guardar o que você precisa, por exemplo a coluna “nome”, aí colocaria

String nameDatabase = rs.getString("nome");

No insert, coluna evento

"O nome era " + nameDatabase + " e agora é " + campoNome.getText();

Conseguiu entender mais ou menos?

Agora se você não quer que os nomes se repitam, precisa do IF mesmo. Mas fora isso, não precisa de IF’s (nesse caso)