Log4J - Algo de errado não está certo

3 respostas
java
AlessandroGois

Pessoal, bom dia!

Seguinte, estou vendo inúmeros tutorias sobre Java4l, entendi que ele loga a aplicação, ajuda nos outputs, ok, tudo lindo.

Mas o que eu queria era basicamente um Log das operações do usuário: Por exemplo: Fulano A alterou o nome A para nome B as x horas e y minutos.

Essa classe faz isso ou tem que fazer na mão mesmo?

Abraços,

Alessandro.

3 Respostas

romarcio

O Log4J não faz isso, ele funciona mais ou menos como aquele log padrão que você ve no console da IDE. Você teria que fazer na mão mesmo o que está querendo.
Acho que você deveria pesquisar sobre auditoria, que o conceito referente ao que está buscando realizar na sua aplicação.Existem alguns frameworks que dão suporte a esse processo como o Hibernate, o Spring-Data

AlessandroGois

Maravilha,

Vou fazer uma classe pra isso então. Pensei que já tinha uma API já que é uma necessidade básica de todas as aplicações.

romarcio

Existe, como as que citei, talvez existam outras, mas acho que o Hibernate Envers é o mais comum.
Outra forma e bastante usada é usar trigger no banco de dados. Você criaria as triggers para cada ação no banco que desaja registrar e a trigger salva em uma tabela os dados que você deseja armazenar.
Da uma olhada nesse link: http://www.devmedia.com.br/implementando-logs-de-auditoria-em-banco-de-dados-oracle/9992

Criado 16 de janeiro de 2016
Ultima resposta 16 de jan. de 2016
Respostas 3
Participantes 2