Lógica de Negocio no BD X Lógica de Negocio na aplicação

4 respostas
juloko666

Aqui onde trabalho o Banco de Dados é normalizado até a 3 FN. Estou estudando o Jboss, achei muito interessante o mecanismo de persistencia usando Anotações.

Quando utilizo um servidor de aplicação como o Jboss, um framework como o Struts é recomendado que a regra de negocio fique na aplicação. Hoje, usamos Store Procedures e minha dúvida é quanto a utilização dessas usando o Jboss.

Isto é possível?

Isto é recomendado?(Principalmente).

4 Respostas

marcos.junqueira

Nem sempre a LN no banco é uma boa, suponha que você tente validar os dados no banco e retornar para a aplicação, isso teria um impacto na comunicação entre o servidor que está a aplicação e o servidor que está o banco. imagine então 100 requisições para uma procedure ao mesmo tempo, e 30% dando erro de validação…

É claro, algumas coisas você perceberá que ficam mais eficiêntes do lado do banco, outras do lado da aplicação, cabe a você decidir…

Pessoalmente eu uso bastante LN do lado da aplicação, porém tomando cuidado para ter minhas camadas bem separadas…

juloko666

Por exemplo: tenho uma rotina de cadastro bem específica, quando ela for executada uma Trigger faz uma rotina X. Mas esse módulo é bem específico do meu sistema, será pouco acionado e quando acionado não tera grandes problemas quanto a validação. Nesse caso é legal usar uma Procedure no BD.

Mas em módulos comuns a todos os sistemas usar o que tenho pronto, não “inventar a roda”(No caso usar algo do proprio JBOSS).

Muito obrigado pela sua sugestão.

juloko666

Só saliento minha dúvida de “Como usar procedures com o mecanismo de persistencia do JBOSS”

Valew pessoal…

:smiley: “Esse forúm é coisa de linda de Deus” :smiley:

pcalcado

Lógica de negócios fica na aplicação. Lógica de manipulação pesada de dados pode ficar no banco, depende da necessidade.

Criado 1 de fevereiro de 2007
Ultima resposta 1 de fev. de 2007
Respostas 4
Participantes 3