Olá pessoal!
Estou com um grande problema, estou interessado em desenvolver um sistema para comercio (como esses de mercado, loja, etc…), mas sei que eles precisam seguir certar regras para funcionar no Brasil, tem licenças envolvidas entre outras coisas.
O meu maior problema é obter informação sobre esse tipo de sistema, quais as regras de negócio para ele? Alguém poderia me indicar algum livro ou outra fonte de informação confiável?
mas minha intenção era fazer um genérico, assim como aqueles sistemas de mercado que a gente vê rodando em N lugares diferentes, desde mercados até padarias.
Você não conhece alguma fonte de informação para dar uma base “mais genérica” ?
Estes sistemas que rodam em “mercado” você vai ter que ter noção de contabilidade, vendas, estoque. Pode ser necessário a parte de emissão de nota fiscal. Não conehço nenhum livro que trate disto, mas um caminho é procurar por estes orgãos que auxiliam as pessoas a abrir uma empresa tipo SEBRAE. Eles devem ter indicações de literatura sobre isto.
Se você expandir um pouco mais pode tentar procurar por funcionalidades de um ERP ( as funcionalidades acima mais contas a pagar, contas a receber, controle de caixa, etc).
você pode também, se você tiver algum contato, ver com alguém que está fazendo faculdade na área de advocacia, e ver se a pessoa não tem interesse em participar do projeto…
Bom, se o que você quer é fazer um software de frente de caixa, você precisa buscar nos sites das secretarias da fazenda de cada estado no qual você quer vender o software e baixar as regras para homologação do software. Nos sites, você encontra a listagem dos modelos de impressora fiscal que você pode usar incluindo que tipo de informação você deve armazenar na memória ou simplesmente mandar para a impressora. É bem complicado pra falar a verdade, e é bem provável que você vai precisar contratar um contador (contabilista) pra ficar do seu lado.
Valeu todo mundo aí pelas dicas, principalmente o rmendes08!
Mas pelo que vi o negócio é realmente muito chato de fazer! Vou ter que pedir ajuda pra um pessoal da área administrativa/contabilidade e uns desenvolvedores mais expirientes.